O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Concurso Para agente comunitário de saúde

Foram encontradas 4.169 questões

Q1906453 Saúde Pública
Conforme a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, assinale as alternativas abaixo com (V) verdadeiro ou (F) falso. 
(    ) O SUS, contará, em cada esfera de governo, com a Conferência de Saúde e o Conselho de Saúde.
(    ) A Conferência de Saúde reunir-se-á anualmente com a representação dos vários segmentos sociais.
(   ) O Conselho de Saúde é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.
(   ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e nas Conferências de Saúde é majoritária em relação ao conjunto dos demais segmentos.
(   ) As Conferências de Saúde e os Conselhos de Saúde terão sua organização e normas de funcionamento definidas em regimento próprio, aprovadas pelo respectivo conselho.
A sequência correta de cima para baixo é: 
Alternativas
Q1906452 Saúde Pública
A Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado e dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Dentre estas atribuições e objetivos do capítulo 1, podemos elencar: 
I. Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. Outro objetivo é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, impedindo ações e atividades preventivas.
III. Estão excluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS) as ações de vigilância epidemiológica.
IV. Uma das ações que estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), são as execuções de ações de saúde do trabalhador.
V. Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS), a assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica.

De acordo com as assertivas acima, sobre as atribuições e objetivos, pode considerar corretas, as previstas nas assertivas:
Alternativas
Q1906451 Saúde Pública
Para promover, proteger e apoiar a amamentação com eficiência, o Agente Comunitário de Saúde, assim como todos profissionais de saúde, deve ter habilidade no processo de comunicação com a mulher (gestante ou mãe) que recebe as informações. A Organização Mundial da Saúde tem dado ênfase ao aconselhamento em amamentação, que implica em ajudar a mulher a tomar decisões de forma empática, saber ouvir e aprender, desenvolver confiança e dar apoio. Algumas técnicas e atitudes facilitam o sucesso no aconselhamento:
I. Ter empatia, ou seja, mostrar às mães que os seus sentimentos são compreendidos.
II. Evitar palavras que soem como julgamento, como, por exemplo, certo, errado, bem, mal, etc.
III. Aceitar os sentimentos e as opiniões das mães, sem no entanto precisar concordar ou discordar com o que elas pensam. 
IV. Reconhecer e elogiar o que a mãe e o bebê estão fazendo certo, o que aumenta a confiança da mãe, encorajando-a a manter práticas saudáveis e facilitando que ela aceite sugestões.
V. Usar palavras de fácil entendimento para a mãe.
Estão corretas o que se apresenta em:
Alternativas
Q1906450 Saúde Pública
A portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta portaria define o número máximo de pessoas que cada Agente Comunitário de Saúde pode atender em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, que deve ser de: 
Alternativas
Q1906449 Saúde Pública
O mosquito com listras pretas e brancas em seu corpo, originário de zonas tropicais e subtropicais e transmissor de diferentes doenças infecciosas ao ser humano, que por sinal são bastante prevalentes no Brasil. Para sua replicação, esta espécie prefere água limpa e parada. Assinale a alternativa que contém o nome científico correto e respectiva doença transmitida por ele.
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: B
5: A