O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Questões de Concurso Para fisioterapeuta

Foram encontradas 14.222 questões

Q1827019 Fisioterapia
Seu Antônio trabalha na construção civil há mais de 20 anos, já sofreu acidentes de trabalho, porém, nenhum grave em função do uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dias atrás, ocorreu um acidente no seu local de trabalho, no qual um de seus colegas caiu de uma plataforma muito alta, sofrendo lesão medular, necessitando ser internado às pressas. As alterações vasculares são comuns em pacientes com lesão medular. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os tipos de alterações aos seus acometimentos.
Coluna 1 1. Hipotensão Postural. 2. Disreflexia Autonômica. 3. Trombose Venosa Profunda (TVP).
Coluna 2 ( ) Ocorre intenso desconforto, geralmente associado à cefaleia, sudorese, piloereção, dilatação das pupilas e rubor facial, além disso, o estímulo nociceptivo abaixo do nível da lesão desencadeia reação adrenérgica, levando à vasoconstrição e ao aumento da pressão arterial. ( ) É decorrente da tríade de Virchow (hipercoagulabilidade sanguínea, alterações endoteliais e estase venosa). ( ) É consequência da vasodilatação abaixo do nível de lesão medular e consequente represamento de sangue nos membros inferiores, além da ausência ou diminuição dos reflexos vasomotor posturais. ( ) Ocorre crise hipertensiva com aumento de 20 mmHg na pressão arterial sistólica e diastólica basal. ( ) Pode apresentar edema, empastamento da extremidade, aumento da temperatura local, cianose ou hiperemia, podendo prevenir com anticoagulantes, movimentação passiva dos membros inferiores e meias elásticas compressivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q1827018 Fisioterapia
Qual, das técnicas abaixo, pode ser lesiva quando utilizada em pacientes com Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) em função das altas pressões e altos volumes a ser aplicado nas vias aéreas, podendo provocar distensão alveolar?
Alternativas
Q1827017 Fisioterapia
Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere à administração de oxigênio suplementar. 
Alternativas
Q1827016 Fisioterapia
Segundo Perracini, a queda é um evento frequente, limitante, sendo considerado um marcador de fragilidade, morte, institucionalização e declínio na saúde dos idosos. Em relação às quedas em pessoas idosas, analise as assertivas a seguir:
I. Os distúrbios de equilíbrio e da marcha, assim como comprometimento em barorreceptores que controlam a pressão arterial são fatores extrínsecos causadores de quedas. II. A manutenção do equilíbrio durante a postura em pé é uma tarefa complexa, realizada pelo sistema de controle postural, o qual integra informações do sistema vestibular, de receptores visuais e somatossensoriais, mas esses fatores só passam a ser significativos no idoso com idade superior a 85 anos. III. A reabilitação pós-queda pode ser demorada e, no caso da imobilidade prolongada, leva a complicações como o tromboembolismo venoso, úlceras de pressão e incontinência urinária.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q1827015 Fisioterapia
Um jovem chega ao posto de saúde para consulta médica, ao ser atendido pelo profissional, refere formigamento e câimbras nos braços e pernas, apresenta manchas esbranquiçadas na pele e refere machucar-se com frequência sem ao menos perceber. Após avaliação, o médico suspeita ser um caso de Hanseníase e imediatamente toma as providências cabíveis para a situação. Em relação à hanseníase, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os principais troncos nervosos acometidos pela hanseníase são o trigêmeo e o facial, na região da face, radicular, ulnar e mediano, na região dos membros superiores e fibular e tibial, nos membros inferiores. ( ) De acordo com a OMS, o Brasil está entre os países com as mais altas cargas de hanseníase do mundo e, em virtude de não existir proteção específica para essa doença, as ações a serem desenvolvidas para redução da carga não incluem a aplicação da BCG e educação em saúde. ( ) A avaliação neurológica do paciente com hanseníase deverá ser realizada a cada 6 meses, se não houver queixas. ( ) A reabilitação da pessoa com hanseníase é um processo que visa corrigir e compensar danos físicos, emocionais e socioeconômicos, considerando a capacidade e necessidade de cada indivíduo, adaptando-o a sua necessidade.
A ordem correta do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: A
4: B
5: D