Foram encontradas 296 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2428410 Engenharia Ambiental e Sanitária

A Hypslpyla grandella é considerada a praga mais Importante que ataca as espécies da família Meliaceae, entre elas, a andiroba (Carapa guianensis Aubl.). Qual é o nome vulgar desta praga?

Alternativas
Q2428409 Engenharia Florestal

Assinale a alternativa correta que apresenta o volume de uma tora de angelim (Dinizia excelsa Ducke) cujo comprimento é de 4 metros e circunferência média é de 90cm:

Alternativas
Q2428408 Engenharia Ambiental e Sanitária

Sobre o uso de fogo na vegetação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2428407 Direito Ambiental

Complete as lacunas do trecho seguinte e assinale a alternativa correta.


''A lista oficial de espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção foi atualizada peta Portaria MMA nº. 148, de 7 de junho de 2022. O acapu (Vouacapoua americana Aubl), espécie da família Legumlnosae, está na categoria das espécies em perigo; o angelim rajado ( _______ ), espécie da família Leguminosae, está na categoria da espécie vulnerável; o _______ (Euxylophora paraensis Huber), espécie da família Rutaceae, está na categoria de espécie vulnerável; a sucupira (Bowdichia nitida Spruce ex Benth), espécie da família ________, está na categoria de espécie vulnerável; e a ucuuba (Virola surinamensis Warb), espécie da família Myristicaceae, está na categoria de espécie _______ ''.

Alternativas
Q2428406 Engenharia Florestal

O grau de perigo de ocorrência de Incêndio florestal pode ser calculado por meio de fórmulas. A mais simples é a fórmula de Angstron, na qual o Indica de perigo de incêndios florestal é calculado levando em conta a umidade relativa do ar e a temperatura do ar medidas às 13h. Sobre o assunto, analise os Itens a seguir e assinale a alternativa correta.


I -Para umidade relativa do ar acima de 70%, não há perigo de incêndio.

lI-Para umidade relativa do ar entre 46 e 70%, há pouco perigo de incêndio.

III -Para umidade relativa do ar entre 26 e 45%, há perigo real de Incêndio.

IV-Para umidade relativa do ar abaixo 25%, há perigo extremo de incêndio.

Alternativas
Q2428405 Biologia

Responda "F", quando a assertiva for "FALSA", ou "V', quando for"VERDADEIRA, e assinale a alternativa correta.


( ) O termo ''exsudato'' é utilizado para designar um líquido mais ou menos fluido ou denso, que é eliminado após pequena Incisão no caule.

( ) Xiloteca é uma coleção composta por amostras de plantas desidratadas, coletadas, tratadas, preparadas e conservadas segundo técnicas especificas, denominadas exsicatas.

( ) Herbário é uma coleção de amostras de madeiras desidratadas, coletadas, preparadas, armazenadas e catalogadas segundo técnicas especificas, que fornece informações sobre as espécies madeireiras. É utilizada para identificar amostras que chegam ao acervo e subsidia estudos de anatomia e características da madeira.

( ) Exslcatas são amostras de plantas desidratadas, coletadas, tratadas, preparadas e conservadas segundo técnicas específicas.

Alternativas
Q2428404 Biologia

Sobre as espécies arbóreas brasileiras, relacione a "Coluna 1", que contém o nome vulgar, com a "Coluna 2''. que apresenta nomenclatura científica. Em seguida, assinale a alternativa correta.


Coluna 1

Coluna 2

l-Copaíba.

( ) Hymenaea courbaril var. stilbocarpa

II -Cumaru.

( ) Tabebuia alba

III -lpê-Amarelo.

( ) Amburana cearensis

IV -Jatobé.

( ) Copaifera langsdorffii

V- Pau-Brasil.

( ) Caesalpinia echinata

Alternativas
Q2428402 Biologia

O hábito ou forma de vida das plantas serve de critério classificatório de tipologia. Qual a definição do termo LIANA?

Alternativas
Q2428401 Engenharia Florestal

A "administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, espeitando-se os mecanismos· de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies madeireiras, de múltiplos produtos e subprodutos não madeireiros, bem como a utilização de outros bens e serviços de natureza floresta" é definição atribuída ao termo:

Alternativas
Q2428400 Engenharia Ambiental e Sanitária

Apesar da floresta verde estar predominantemente presente, o bioma amazônico conta ainda com savanas, montanhas e ecossistemas costeiros. Ecossistema pertencente à categoria de matas alagáveis da Amazônia permanentemente Inundadas, não havendo período em que as águas dos rios escoem de volta são chamados de:

Alternativas
Q2428399 Engenharia Ambiental e Sanitária

Como principal responsável pela proteção ambiental no Brasil, cabe ao Poder Público, por meio de suas diferentes esferas, intervir neste processo, para evitar que os interesses de determinados atores sociais (madeireiros, empresários de construção civil, industriais, agricultores, moradores etc.) provoquem alterações no melo ambiente que ponham em risco a qualidade de vida da população afetada. Gestão ambiental, portanto, é vista aqui como o processo de mediação de interesses e conflitos (potenciais ou explicitas) entre atores sociais que agem sobre os meios físico-natural e construído, objetivando garantir o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme determina a Constituição Federal. Como mediador principal deste processo, o Poder Público é detentor de poderes e obrigações estabelecidos na legislação, que lhe permitem:


I -promover desde o ordenamento e controle do uso dos recursos ambientais (incluindo a criação de incentivos fiscais na área ambiental) até a reparação e a prisão de indivíduos pelo dano ambiental;

II -estabelecer padrões de qualidade ambiental, avaliar impactos ambientais, licenciar e revisar atividades efetiva e potencialmente poluidoras;

III- disciplinar a ocupação do território e o uso de recursos naturais, criar e gerenciar áreas protegidas;

IV-o brigar a recuperação do dano ambiental pelo agente causador, promover o monitoramento, a fiscalização, a pesquisa, a educação ambiental e outras ações necessárias ao cumprimento da sua função mediadora.

Alternativas
Q2428398 Meio Ambiente

A comercialização dos créditos de carbono pode ocorrer por Intermédio de diferentes modalidades. Em quais circunstancias se desenvolve a forma de comercialização bilateral?

Alternativas
Q2428397 Geografia

As atividades implementadas nos países em desenvolvimento que buscam a redução das emissões de gases de efeito estufa e/ou remoção, bem como colaboram para o seu desenvolvimento sustentável mediante investimentos em tecnologias mais eficientes, substituição de fontes de energia fósseis por renováveis, racionalização do uso da energia, florestamento e reflorestamento são conhecidas como:

Alternativas
Q2428396 Engenharia Florestal

Os gases do efeito estufa - GEE são moléculas capazes de absorver calor que retêm a energia proveniente do sol e aumentam a temperatura do planeta, ocasionando um fenômeno conhecido como efeito estufa. São gases de efeito estufa:


I -dióxido de carbono, hexafluoreto de enxofre e perfluorcarbono;

II -hidrofluorcarbono, óxido nitroso e metano;

III -xenônio, óxido nitroso e metano;

IV-hidrofluorcarbono, óxido nitroso e perfluorcarbono.

Alternativas
Q2428395 Engenharia Florestal

Apresenta cerne/alburno pouco distintos; a espessura do albumo varia entre 5,0 a 12,0cm; a cor do cerne é marrom-avermelhado-claro; a cor do albumo é cinza-avermelhado; os anéis de crescimento são distintos; a grã é cruzada revessa; a textura é média; apresenta figura tangencial causada por linhas vasculares destacadas: a figura radial tem faixas longitudinais largas, causadas por anéis de crescimento; apresenta brilho: moderado; cheiro: desagradável e fraco; resistência ao corte transversal manual dura. Sua nomenclatura cientifica é Dinizia excelsa. É a descrição do(a):

Alternativas
Q2428394 Engenharia Florestal

Uma floresta pode ser definida como um conjunto denso de árvores, por unidade de área, com regeneração natural, artificial e mista. Uma floresta primária ainda não sofreu intervenção humana e chega a apresentar mais de 40m2 de área basal por hectare. À medida em que a densidade da floresta vai diminuindo, sua classificação vai alterando. Como se classifica a vegetação de uma área cuja densidade varia entre 10 e 18m2 por hectare?

Alternativas
Q2428393 Engenharia Florestal

O controle mais apropriado de pragas em plantios florestais deve ser realizado de forma preventiva. Desde a Implantação, devem ser adotadas práticas culturais e manejos adequados associados a outros tipos de controle, dentre os quais, o mais importante é aquele cujas práticas podem impedir ou diminuir o crescimento populacional das pragas. Neste tema, há o controle silvicultura. Como ele funciona?

Alternativas
Q2428392 Biologia

Espécie nativa da Amazônia, que ocorre em toda a região, da família Lecythidaceae e sinonímias botânicas: Berthofletia nobilis Miers, Bertholletia excelsa Silva Manso é o(a):

Alternativas
Q2428391 Direito Ambiental

Sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza e o Plano de Manejo, analise os itens seguintes e marque a alternativa correta.


I- O Plano de Manejo deve abranger a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o objetivo de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.

lI- Na elaboração, atualização e implementação do Plano de Manejo das Reservas Extrativistas, das Reservas de Desenvolvimento Sustentável, das Áreas de Proteção Ambiental e, quando couber, das Florestas Nacionais e das Áreas de Relevante Interesse Ecológico, será assegurada a ampla participação da população residente.

IlI- O Plano de Manejo de uma unidade de conservação deve ser elaborado no prazo de trinta anos a partir da data de sua criação.

IV-O Plano de Manejo poderá dispor sobre as atividades de liberação planejada e cultivo de organismos geneticamente modificados nas Áreas de Proteção Ambiental e nas zonas de amortecimento das demais categorias de unidade de conservação, observadas as informações contidas na decisão técnica da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança - CTNBio.

Alternativas
Q2428390 Segurança e Saúde no Trabalho

A Ergonomia é uma ciência multidisciplinar articulada para desenvolver transformação positiva das relações entre pessoas, tecnologia e organização. Sobre esse tema, marque a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: E
6: B
7: C
8: E
9: D
10: B
11: A
12: A
13: B
14: C
15: D
16: C
17: A
18: E
19: C
20: C