Questões de Concurso Para fusam de caçapava - sp

Foram encontradas 458 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3286543 Engenharia Elétrica
Uma bobina elétrica é composta por fios condutores enrolados em torno de um núcleo, sendo esses fios responsáveis por permitir a passagem da corrente elétrica e a criação de um campo magnético.
Com base na descrição, qual é o material condutor mais utilizado na fabricação dessas espiras? 
Alternativas
Q3286542 Engenharia Elétrica
Existem vários tipos de manutenção elétrica, que podem ser aplicados conforme as necessidades e características do sistema elétrico. Dentre os principais tipos de manutenção elétrica, destacam-se:

I. A manutenção corretiva, que visa reparar falhas e defeitos identificados no sistema.
II. A manutenção preventiva, que busca prevenir falhas e defeitos por meio de inspeções periódicas e ajustes nos equipamentos.
III. A manutenção preditiva, que utiliza técnicas de análise e monitoramento do sistema para realizar reparos imediatos sempre que uma falha for detectada. 

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s): 
Alternativas
Q3286541 Eletricidade
Assinale a alternativa que corresponde a uma das funções do transformador. 
Alternativas
Q3286540 Engenharia Elétrica
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I – Alta Tensão (AT): tensão superior a 2000 volts em corrente alternada ou 3500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
II – Baixa Tensão (BT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 150 volts em corrente contínua e igual ou inferior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra. 
Alternativas
Q3286539 Segurança e Saúde no Trabalho
Os eletricistas frequentemente realizam trabalhos em postes ou outras alturas, tornando essencial o uso de equipamentos de proteção para evitar acidentes. Um dos equipamentos é um dispositivo que protege o trabalhador em caso de queda. Esse equipamento é comumente usado junto a um talabarte, que ajuda a desacelerar o corpo em caso de queda, reduzindo o impacto.
Qual é o equipamento de proteção descrito acima? 
Alternativas
Q3286538 Engenharia Civil
Durante uma inspeção de segurança em um canteiro de obras, o engenheiro de segurança, Marcos, avaliava o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs). Ele destacou a importância desses equipamentos para garantir a segurança coletiva, mas também alertou que algumas responsabilidades não se enquadram como funções dos EPCs.
Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não corresponde a uma função dos EPCs: 
Alternativas
Q3286537 Segurança e Saúde no Trabalho
Durante uma atividade prática, foi enfatizado o uso de um Equipamento de Proteção Individual (EPI) obrigatório em atividades que envolvem eletricidade. Esse equipamento protege o trabalhador contra pancadas e choques na cabeça.
Qual EPI está sendo descrito? 
Alternativas
Q3286536 Engenharia Elétrica
Analise os itens a seguir e assinale a alternativa correta.

I – As bobinas ou indutores podem armazenar energia, assim como os capacitores. Os indutores se opõem à corrente alternada, oferecendo uma reatância indutiva.
II – Indutância é a qualidade ou o fator de qualidade da bobina, que mede a capacidade da bobina de armazenar energia no campo magnético em relação à perda de energia na forma de calor. Quanto maior o fator Q, melhor a eficiência da bobina. 
Alternativas
Q3286535 Eletricidade
Os equipamentos elétricos são todos os dispositivos que utilizam corrente elétrica ou campos eletromagnéticos para operar, bem como aqueles que têm a função de gerar, transferir ou medir essas correntes ou campos.
São exemplos de equipamentos elétricos, exceto: 
Alternativas
Q3286534 Eletricidade
Dispositivo utilizado para medir a intensidade da corrente elétrica que passa através de um fio ou circuito elétrico.
Qual é o nome do equipamento descrito? 
Alternativas
Q3286533 Matemática
Em uma escola, a nota final de um aluno em uma disciplina é calculada usando uma média aritmética ponderada. As avaliações e seus respectivos pesos são: prova mensal (peso 2), trabalho em grupo (peso 3) e prova final (peso 5). Um aluno tirou 7 na prova mensal, 8 no trabalho em grupo e 6 na prova final. Qual será a nota final do aluno? 
Alternativas
Q3286532 Matemática
Uma empresa analisou as vendas de cinco de seus produtos durante a última semana. As quantidades vendidas foram: 12 unidades do Produto A, 20 unidades do Produto B, 15 unidades do Produto C, 25 unidades do Produto D e uma quantidade desconhecida x do Produto E. Sabe-se que a média aritmética das vendas dos cinco produtos foi de 18 unidades. Indique a quantidade vendida do Produto E: 
Alternativas
Q3286531 Raciocínio Lógico
Em uma reunião de um clube, discutia-se a necessidade de trocar as cores das paredes da sede. Durante o debate, os seguintes argumentos foram apresentados:

1. Se as paredes forem pintadas de azul, então será necessário trocar as cortinas.
2. Se as cortinas forem trocadas, então o orçamento será excedido.
3. O orçamento não será excedido.

Com base na argumentação acima, a conclusão lógica que pode ser afirmada é: 
Alternativas
Q3286529 Matemática
Um aquário tem a forma de um paralelepípedo retângulo, com as seguintes dimensões: 1,5 metros de comprimento, 0,8 metros de largura e 0,6 metros de altura. Qual é o volume do aquário em litros? 
Alternativas
Q3286527 Matemática
Se três professores corrigem 36 provas em duas horas, quantas horas 6 professores levarão para corrigir 72 provas? 
Alternativas
Q3286526 Matemática
Um pai deu 80 mil reais para o seu filho Marcos e 20 mil reais para o seu outro filho, Mateus. Entretanto, os dois irmãos decidiram que dividirão os valores igualmente. Quantos por cento do seu recebido Marcos deverá dar a Mateus para que os valores recebidos sejam os mesmos? 
Alternativas
Q3286521 Matemática
Um cientista está observando o comportamento de três sinais luminosos, chamados de A, B e C, que ligam e desligam periodicamente:

• O sinal A passa 15 segundos ligado e 15 segundos desligado.
• O sinal B passa 45 segundos ligado e 15 segundos desligado.
• O sinal C passa 30 segundos ligado e 10 segundos desligado.

Suponha que, em um dado instante, os três sinais estavam desligados e ligaram-se todos juntos. Em quanto tempo, após este instante, este mesmo evento acontecerá novamente? 
Alternativas
Q3286516 Português
Em relação ao emprego dos pronomes “eu” e “mim”, está correta apenas a sentença: 
Alternativas
Q3286514 Português
Dentre as expressões a seguir, aquela que é termo regido da palavra em destaque em “Sua atitude foi coerente com seus princípios” é: 
Alternativas
Q3286510 Português
Leia o texto a seguir para responder à questão.

A primavera chegou


Há um conto escandinavo, escrito por não sei quem há muitas primaveras, em que o mordomo se curva respeitosamente e anuncia à senhora condessa:

– Com a vossa permissão, a primavera chegou.
– Diga-lhe que seja bem-vinda e pode permanecer três meses em minhas terras.

Então vem o primeiro domingo da primavera. E havia um velho mendigo que tinha uma perna de pau. Suspeitava-se que em sua mocidade houvesse sido um terrível pirata; de qualquer maneira era agora apenas um velho mendigo que pedia esmola todo domingo na porta da igreja. E havia uma rica velhinha que todo domingo dava ao mendigo uma grande moeda de cobre. Naquele domingo, entretanto, por ser o primeiro da primavera, deu-lhe uma grande moeda de ouro. O mendigo sorriu e pediu licença para lhe oferecer uma bela rosa.

– Que rosa tão bela, mendigo. Onde a colheu?
– Nasceu em minha perna de pau, senhora.

Guardei apenas isso do conto escandinavo que li há muitos anos. Lembro-me ainda vagamente de um casal de namorados que sai pelo campo – e a primavera é tão linda que eles esquecem, e voltam mil anos depois, ainda primaveris, em outra primavera… Mas isso era na Escandinávia, em um daqueles países louros e frios. No Rio será que existe primavera? Proponho que ela exista; apenas o homem distraído não a vê chegar, nem a sente; nossa primavera é sutil e para entrar na cidade não pede licença ao Prefeito.

É claro que falta à nossa gente um pouco de imaginação para sentir, para viver a primavera. Essa gente que espera condução em longas, tediosas filas – por que não aproveita o tempo da espera para fazer rodas e cantar? Imagino a cidade sob esse delírio primaveril; os bondes criariam asas, guiados por condutores de grandes bigodes líricos, e esvoaçariam no céu azul; na Gávea os cavalos ficariam brincando de carrossel e as senhoras e cavalheiros correriam felizes pela pista com flores nos dentes. No cinema, Gina Lolobrigida sairia da tela e viria sentar na poltrona ao meu lado:

– Sim, é bem verdade que me amas? Ouvi o teu suspiro; vi, na penumbra, teus olhos que brilhavam. Quero ficar junto de ti. Io te voglio tanto bene!

Eu me assustaria, mostraria meus papéis, dizendo que devia haver algum engano, eu não era nenhum artista de cinema, não era nem mesmo o Aloísio Sales, era apenas um espectador, o pobre do Braga, obscuro trecho da realidade brasileira…

Mas ela recitaria:

“Comigo fica ou leva-me contigo
Dos mares à amplidão”.

Iríamos para a amplidão dos mares. E na volta tomaríamos grandes, imortais, chuveiradas. Pois na primavera (faça o que quiser a Inspetoria de Águas) na primavera todos teremos água, pois nascerão fontes líricas no metal das torneiras e de nossas banheiras saltarão peixes voadores que se porão a cantar como verdadeiros gaturamos e nós todos seremos acqua-loucos de felicidade. Primavera!


BRAGA, R. A primavera chegou. Manchete, Rio de Janeiro, 1953. Disponível em .
No excerto “Naquele domingo, entretanto, por ser o primeiro da primavera, deu-lhe uma grande moeda de ouro”, a palavra “entretanto” é empregada para assinalar uma relação semântica contrastiva, de oposição, entre o que foi e o que será dito. O mesmo tipo de relação semântica também se verifica em: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: C
4: D
5: C
6: D
7: C
8: C
9: D
10: A
11: A
12: E
13: B
14: A
15: A
16: D
17: B
18: C
19: E
20: B