Questões de Concurso
Para seduc-am
Foram encontradas 2.010 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A Paralisia Cerebral (PC) é definida como resultado de uma lesão ou mau desenvolvimento do cérebro, de caráter não progressivo, existindo desde a infância. Na avaliação de uma criança de 4 anos com PC, por lesão localizada em área piramidal (córtex), foram observados os seguintes sintomas quanto ao comportamento motor global: tônus aumentado, mobilidade reduzida, e respiração superficial com diminuição da expansão da caixa torácica. Durante oferta de alimentos por via oral, o paciente apresentou perda de líquido e alimento por pobre vedamento labial e controle de língua, dificuldades com diferentes consistências e posturas compensatórias durante a deglutição.
Qual é o tipo de PC apresentada por esse paciente?
Na avaliação de linguagem oral e escrita, o fonoaudiólogo analisa as relações dinâmicas entre os processos da linguagem, a integração de aspectos comportamentais e os meios comunicativos. Para isso, é fundamental o conhecimento dos subsistemas da linguagem, que são:
O ato mastigatório pode ser dividido em três fases: fase de abertura da boca, fase de fechamento da boca e fase oclusal, nas quais há movimento mandibular por ação dos músculos da mastigação. Quanto à correlação dos músculos da mastigação e suas funções, verifique as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
1-Temporal anterior, masseter, pterigóideo medial e esfenomandibular são os músculos levantadores da mandíbula.
2-Milo-hióideo é o principal músculo abaixador da mandíbula.
3-Pterigóideo lateral e supra-hióideos são os músculos abaixadores da mandíbula.
As dificuldades comunicativas observadas em crianças com Distúrbios do Espectro do Autismo (DEA) vão desde o atraso no desenvolvimento da linguagem, até dificuldades funcionais no seu uso. A fim de facilitar o processo de comunicação, o fonoaudiólogo pode orientar professores de escolas regulares com inclusão de alunos com DEA. Assinale uma orientação condizente com o caso.
Os testes comportamentais usados na Avaliação do Processamento Auditivo (Central) diferenciam-se por avaliar mecanismos e habilidades auditivas distintas.
Assinale os testes que avaliam a habilidade auditiva de resolução temporal.
Após Acidente Vascular Cerebral, JBC, paciente de 65 anos, apresenta discurso fluente e abundante, fala logorréica e jargonofásica com grande presença de neologismos. As tarefas de denominação e repetição oral estão bastante prejudicadas. Há redução na expressão gráfica e a compreensão gráfica parece tão comprometida quanto a compreensão oral.
Qual é o tipo de Afasia Cortical apresentada por JBC?
Segundo Frith (1990), a criança passa por três fases no processo de aquisição de leitura e escrita. Ao avançar por essas fases, a criança torna-se capaz de usar novas estratégias para a leitura e escrita. Verifique se as afirmativas relativas a esse assunto são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que as responde corretamente.
( ) Na primeira fase, a Logográfica, desenvolve-se primeiro a leitura e depois a escrita.
( ) Na escrita logográfica, a criança adquire um vocabulário visual das palavras, sendo afetada pela ordem em que as letras aparecem na palavra, com exceção da letra inicial.
( ) A segunda fase, a Ortográfica, tem início quando a criança assimila as correspondências entre os grafemas e os fonemas.
( ) Na leitura ortográfica, a criança lê reconhecendo as unidades morfêmicas.
( ) A terceira fase é a chamada Alfabética.
( ) Na escrita alfabética, a criança é capaz de ter acesso à representação fonológica das palavras.
Segundo a hierarquização da assistência prestada na rede pública de saúde, descrita por Elias (2005), um fonoaudiólogo que trabalha em um hospital de referência em tratamento de queimaduras está inserido em qual nível de complexidade assistencial?
A Síndrome de Down é uma patologia de origem genética resultante da trissomia do cromossomo 21. Muitos autores relatam falta de sincronia entre o desenvolvimento cognitivo e o de linguagem nesses indivíduos. Quanto à linguagem em crianças com Síndrome de Down é INCORRETO afirmar que:
A traqueostomia tem como objetivo a manutenção da respiração, e é necessária em casos de obstrução de vias aéreas superiores, necessidade de ventilação mecânica prolongada, remoção de secreções traqueobrônquicas, proteção da via aérea contra aspiração, entre outros. As principais desvantagens do uso da traqueostomia podem ser observadas nas afirmações abaixo, EXCETO em:
Segundo Kemp (1978), Emissões Otoacústicas (EOA) podem ser definidas como a liberação de energia sonora na cóclea, de forma espontânea ou evocada, que se propaga na orelha média até alcançar o meato acústico externo. Quanto às EOA é INCORRETO afirmar que:
A musculatura intrínseca da laringe tem relação direta com a função fonatória. Dentre esses músculos, qual apresenta forma de leque e é abdutor das pregas vocais?
Nódulo vocal é considerado a lesão mais comum em crianças, que podem chegar a afonia. A conduta de eleição nesse caso é:
Em avaliação foi observado que JPO, sexo masculino, 65 anos, apresenta tremor de repouso, rigidez muscular, bradicinesia e alteração dos reflexos de manutenção de postura. Em oferta de cerca de 10 ml de alimento líquido engrossado, verificou-se tremor dos órgãos fonoarticulatórios, tempo de deglutição lentificado, festinação da língua e atraso do reflexo de deglutição.
Qual é o quadro neurovegetativo apresentado por esse paciente?
Síndrome caracterizada por atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, alterações faciais e hipotonia, somados a transtornos psiquiátricos e comportamentais, como a hiperfagia. A disfagia orofaríngea é identificada pela presença de hipotonia orofacial e sialorreia excessiva.
Os dados descritos referem-se a Síndrome de:
A orelha média tem importante papel na transmissão do fluxo de energia sonora vindo da orelha externa, rumo aos líquidos presentes na orelha interna, sem que haja perda ou alteração de suas características físicas. Quanto à impedância acústica da orelha média, é INCORRETO afirmar que:
YSL, 8 anos, foi levada pela mãe para avaliação fonoaudiológica com a queixa de "dificuldade para acompanhar sua turma escolar". Na prova de Leitura de Palavras, leu /´t a f i/ para a palavra "táxi". Qual rota de leitura foi usada por essa criança?
A Disartria é decorrente de lesão no Sistema Nervoso Central e/ou Periférico, que gera comprometimento das cinco bases motoras da fala, a saber: respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas quanto aos principais tipos de comprometimento neurológico e a Disartria ocasionada.
1-A Disartria Hipocinética ocorre por comprometimento das estruturas do gânglio basal.
2-A Disatria Hipercinética é causada por uma lesão no Neurônio Motor Inferior.
3-A Disartria do tipo Flácida está associada a uma lesão no sistema extrapiramidal, principalmente no gânglio basal e suas conexões.
4-Disartria Atáxica é caracterizada por lesões cerebelares.
5-A Disartria do tipo Espástica por uma lesão no Neurônio Motor Superior Bilateral.
A respiração é fundamental para que ocorra o crescimento e desenvolvimento orofacial, palatal e de cavidade oral. Por isso, é importante que essa função vital esteja equilibrada, ou seja, que ocorra por meio da cavidade nasal. Em respiradores orais mais crônicos podem-se encontrar alterações morfológicas no (a), EXCETO:
Lactente de 7 meses, que obteve resposta satisfatória na Triagem Auditiva Neonatal e não apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, realizará monitoramento auditivo com avaliação audiológica por apresentar indicadores de risco. Assinale a opção em que conste os procedimentos recomendados para tal avaliação.