O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

POUCAS UNIDADES Aproveite o lote atual com 50% de desconto!

COMPRE AGORA

Questões de Concurso Para ibge

Foram encontradas 5.577 questões

Ano: 2019 Banca: AOCP Órgão: IBGE
Q1239304 Geografia
Qual das seguintes alternativas se refere a banco de dados relacionais?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: IBGE
Q1231361 Português
Pensar é transgredir
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos — para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos. Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido. Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo. Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: “Parar pra pensar, nem pensar!” (...) Somos demasiado frívolos: buscamos o atordoamento das mil distrações, corremos de um lado a outro achando que somos grandes cumpridores de tarefas. Quando o primeiro dever seria de vez em quando parar e analisar: quem a gente é, o que fazemos com a nossa vida, o tempo, os amores. E com as obrigações também, é claro, pois não temos sempre cinco anos de idade, quando a prioridade absoluta é dormir abraçado no urso de pelúcia e prosseguir, no sono, o sonho que afinal nessa idade ainda é a vida. Mas pensar não é apenas a ameaça de enfrentar a alma no espelho: é sair para as varandas de si mesmo e olhar em torno, e quem sabe finalmente respirar. Compreender: somos inquilinos de algo bem maior do que o nosso pequeno segredo individual. É o poderoso ciclo da existência. Nele todos os desastres e toda a beleza têm significado como fases de um processo. Se nos escondermos num canto escuro abafando nossos questionamentos, não escutaremos o rumor do vento nas árvores do mundo. Nem compreenderemos que o prato das inevitáveis perdas pode pesar menos do que o dos possíveis ganhos. (...) Para viver de verdade, pensando e repensando a existência, para que ela valha a pena, é preciso ser amado; e amar; e amar-se. Ter esperança; qualquer esperança. Questionar o que nos é imposto, sem rebeldias insensatas mas sem demasiada sensatez. Saborear o bom, mas aqui e ali enfrentar o ruim. Suportar sem se submeter, aceitar sem se humilhar, entregar-se sem renunciar a si mesmo e à possível dignidade. Sonhar, porque se desistimos disso apaga-se a última claridade e nada mais valerá a pena. Escapar, na liberdade do pensamento, desse espírito de manada que trabalha obstinadamente para nos enquadrar, seja lá no que for. E que o mínimo que a gente faça seja, a cada momento, o melhor que afinal se conseguiu fazer. (Lya Luft , texto adaptado, http://www.pensador.info/p/artigo_de_opiniao_lya_luft/1/)
A respeito da afirmativa de que por baixo das águas do cotidiano existe muita inquietação, é correto afirmar que neste trecho:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: AOCP Órgão: IBGE
Q1231211 Gestão de Pessoas
As seguintes atividades são responsabilidades da administração de recursos humanos da organização. Em relação a essas atividades e suas respectivas descrições, assinale a INCORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2019 Banca: AOCP Órgão: IBGE
Q1231047 Gestão de Pessoas
Todo processo de recrutamento e seleção deve se estruturar em sinergia com o per l técnico e comportamental da posição pretendida, assim como deve estar em conformidade com a cultura organizacional e as estratégias de progressão de carreira na organização. Para isso, o profissional de Recursos Humanos conta com um conjunto de metodologias e técnicas que o auxiliam a tornar esse processo mais assertivo. Nesse contexto, em relação à gestão por competências, é correto afirmar que
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2008 Banca: CONSULPLAN Órgão: IBGE
Q1229184 Auditoria Governamental
A utilização de recursos financeiros no âmbito da Administração Pública enseja o ato de prestar contas pelo Gestor desses recursos. Na Administração Federal, o TCU – Tribunal de Contas da União é um dos Órgãos da Administração, responsável pela tomada de contas dos gestores públicos. A Instrução Normativa n°47/2004 nomeia os responsáveis pela prestação de contas. Nos processos de contas dos órgãos e entidades que arrecadem ou gerenciem contribuições parafiscais serão arrolados os seguintes responsáveis, EXCETO:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: A
2: A
3: E
4: C
5: E