Questões de Concurso Para prefeitura de maravilha - sc

Foram encontradas 521 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2024506 Educação Física
O músculo esquelético não contém apenas um grupo homogêneo de fibras com propriedades metabólicas e contráteis semelhantes. Em vez disso, contém dois tipos principais de fibras, os quais diferem nos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP (adenosina trifosfato), no tipo de ativação dos neurônios motores e no tipo de cadeia pesada de miosina expressada. As proporções de cada tipo de fibra muscular variam de um músculo para outro e de uma pessoa para outra. As fibras de contração lenta (tipo I) geram energia para a ressíntese do ATP predominantemente pelo sistema aeróbio de transferência de energia, suas características diferenciais incluem: McARDLE, W. D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. RJ: Guanabara Koogan, 2016.
I. Baixa atividade de miosina ATPase.
II. Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.
III. Capacidade glicolítica menos bem-desenvolvida que as fibras de contração rápida.
IV. Mitocôndrias grandes e numerosas.
V. Alta taxa de renovação (turnover) das pontes cruzadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024505 Pedagogia
As concepções pedagógicas têm como objetivo tentar explicar a finalidade da Educação Física no espaço escolar. Assim, ao longo de sua história e maturação epistemológica, a Educação Física, enquanto área de conhecimento, se estruturou a partir de várias linhas ou vertentes de pensamentos. Especificamente nesta vertente a abordagem foi dirigida inicialmente a crianças na faixa etária de 04 a 14 anos, focando principalmente em uma proposta de Educação Física Escolar que favoreça o “desenvolvimento normal do crescimento físico, do desenvolvimento fisiológico, motor, cognitivo e afetivo social na aprendizagem motora”. Assim, a proposta entende sinteticamente que as práticas elaboradas nas aulas devem partir de um grau de complexidade baixo de aquisição motora para um nível mais alto, adequando também ao nível maturacional de cada criança ou adolescente. O texto refere-se a abordagem:
Alternativas
Q2024504 Educação Física
As articulações são classificadas estruturalmente, com base nas características anatômicas, e funcionais de acordo com o tipo de movimento que possibilitam. A classificação estrutural das articulações é baseada na existência ou não de espaço entre os ossos integrantes da articulação, chamado de cavidade articular; e do tipo de tecido conjuntivo que une os ossos. Do ponto de vista estrutural, as articulações são classificadas como: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Articulações fibrosas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos unidos por tecido conjuntivo denso não modelado e rico em fibras de colágeno.
II. Articulações cartilagíneas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos juntos por cartilagem.
III. Articulações sinoviais: os ossos que formam a articulação apresentam cavidade articular e são unidos pelo tecido conjuntivo denso não modelado de uma cápsula articular e, muitas vezes, por ligamentos acessórios.
É correto o que se afirma em: 
Alternativas
Q2024503 Pedagogia
A Lei nº 13.005/14 que aprova o Plano Nacional de Educação, apresenta em seu art. 5º a execução do PNE e o cumprimento de suas metas serão objeto de monitoramento contínuo e de avaliações periódicas, realizados pelas seguintes instâncias:
I. Ministério da Educação – MEC.
II. Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
III. Conselho Nacional de Educação – CNE.
IV. Fórum Nacional de Educação.
V. Conselho Nacional de Saúde – CNS.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Q2024502 Educação Física
É fundamental que a pedagogia do handebol, assim como a de outras práticas esportivas, seja arrojada e apresente consonância com políticas esportivas nas esferas municipal, estadual e nacional. Essa política deve favorecer a concretização de programas visando à democratização do acesso ao handebol nos mais diferentes nichos de prática (ambiente escolar: contraturno letivo ou como conteúdo da educação física; fora do ambiente escolar: clubes, associações), intento que deverá ser efetivado com parcerias para a utilização de espaços públicos e/ou privados para o desenvolvimento da modalidade, com perspectivas de enriquecimento na formação integral dos praticantes. A opção por um programa que contemple as características educativas do handebol se fundamenta nos seguintes aspectos: GRECO, P. J.; ROMERO, J. J. F. Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.
( ) Desenvolvimento de valores sociais.
( ) Melhora das capacidades físicas e habilidades motoras.
( ) Conscientização da prática esportiva seletiva assegurando o direito preferencial aos mais aptos fisicamente.
( ) Melhora da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde).
( ) Diminuição da exposição aos riscos sociais (exposição da vida de crianças e adolescentes a perigo constante: drogas, prostituição, criminalidade).
A sequência correta de cima para baixo é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: A