O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Toda aprovação começa com um plano

Planos a partir de 12,00/mês

Questões de Concurso Para prefeitura de jaraguá do sul - sc

Foram encontradas 140 questões

Q1700993 Saúde Pública
A investigação epidemiológica de campo de surtos, casos, epidemias ou outras formas de emergência em saúde é uma atividade obrigatória de todo sistema local de vigilância em saúde, cuja execução primária é responsabilidade de cada respectiva unidade técnica que, nesse contexto, pode ser apoiada pelos demais setores relacionados e níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). (BRASIL. 2019). É importante que o Agente de Combate às Endemias saiba distinguir as definições de emergências de saúde pública. O surto é definido por:
Alternativas
Q1700992 Saúde Pública
A Portaria n° 204, de 17 de fevereiro de 2016, define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional. Segundo esta portaria, a notificação compulsória imediata deve ser realizada pelo profissional de saúde ou responsável pelo serviço assistencial que prestar o primeiro atendimento ao paciente, em:
Alternativas
Q1700991 Saúde Pública
O controle de vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. (BRASIL, 2014). Sobre o controle vetorial:
I. Pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico, ambiental, químico, residual, espacial e focal. II. O controle biológico consiste na repressão de pragas utilizando inimigos naturais específicos, como predadores, parasitas ou patógenos. III. O controle focal consiste em colocar gotículas pulverizadas do inseticida na massa de ar em um local pré-estabelecido. IV. O controle químico se dá pelo uso de inseticidas para controlar as diferentes fases dos insetos. Para o controle de insetos vetores de doenças são utilizados produtos formulados de acordo com a fase e os hábitos do vetor. V. No controle mecânico ou ambiental, utilizam-se métodos que eliminam ou reduzem as áreas onde os vetores se desenvolvem como a remoção da água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas que servem como criadouros de mosquito. Ou podem ser utilizados métodos que limitam o contato homem-vetor como mosquiteiros, telas nas janelas das casas ou roupas de proteção.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Q1700990 Saúde Pública

Sobre saúde pública e saneamento básico, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I. O risco à saúde pública está ligado a fatores possíveis e indesejáveis de ocorrerem em áreas urbanas e rurais, e que podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento.

II. Água de boa qualidade para o consumo humano e seu fornecimento contínuo asseguram a redução e controle de: diarreias, cólera, dengue, febre amarela, tracoma, hepatites, conjuntivites, poliomielite, escabioses, leptospirose, febre tifoide, esquistossomose e malária.

III. Esgotamento sanitário adequado é fator que contribui para a eliminação de vetores da: malária, diarreias, verminoses, esquistossomose, cisticercose e teníase.


Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Q1700989 Enfermagem
Os resíduos sólidos são materiais heterogêneos, (inertes, minerais e orgânicos) resultantes das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente utilizados, gerando, entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia de recursos naturais. Por outro lado, os resíduos sólidos constituem problemas sanitário, econômico e estético. (BRASIL, 2007). Sobre os resíduos sólidos sem cuidado conveniente, analise as afirmativas abaixo e registre V, se for verdadeira, e F, se for falsa:
― Os resíduos sólidos constituem problema sanitário porque favorecem a proliferação de vetores e roedores. ― Servem de criadouro e esconderijo de ratos, animais esses envolvidos na transmissão da peste bubônica, lúpus eritematoso sistêmico e esclerose múltipla. ― Como efeito positivo, os resíduos sólidos, por disporem água e alimento, são pontos de alimentação para animais, como cães, aves, suínos, equinos e bovinos. ― As baratas que pousam e vivem nos resíduos sólidos, onde encontram líquidos fermentáveis, têm importância sanitária muito relativa na transmissão de doenças gastrointestinais, auxiliando a recompor as bactérias benéficas da flora intestinal – chamadas probióticos. ― Doenças como cólera, amebíase, malária, giardíase e leishmaniose podem estar relacionadas aos resíduos sólidos.
A sequência correta de cima para baixo, é:
Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: C
5: D