Questões de Concurso Para prefeitura de conceição do canindé - pi

Foram encontradas 998 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2527154 Matemática Financeira
Ricardo decide investir um dinheiro em uma conta investimento que trabalha no sistema de juros compostos e rende 10% ao mês, podemos afirmar que essa quantia irá dobrar seu valor em aproximadamente:
Dados: log 2 = 0,30 e log 1,1 = 0,041. 
Alternativas
Q2527125 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Depois de ler o texto abaixo, retirado do parágrafo introdutório da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, assinale a alternativa cujas palavras substituem corretamente e respectivamente as letras X, Y e Z.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter X que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens Y que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e Z, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação – PNE (Brasil, 2018, p. 7). 
Alternativas
Q2527120 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Considere o texto abaixo para responder a questão.

Importância do planejamento escolar
“O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social. A escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais; (...)”
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. p.246

De acordo com Libâneo há três modalidades de planejamento, articuladas entre si, assinale a opção que contém corretamente estas. 
Alternativas
Q2527119 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Texto para responder a questão.

A avaliação escolar 
A avaliação é uma tarefa didática necessária e permanente do trabalho docente, que deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. p.216.

Sobre a importância do processo de avaliação só não é verdadeiro o que se afirma na opção:
Alternativas
Q2527118 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Sobre a disciplina Didática julgue as seguintes afirmações:

I. A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
II. A Didática e as metodologias específicas das matérias de ensino formam uma unidade, mantendo entre si relações recíprocas.
III. Cabe à Didática converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem.

Só é verdadeiro o que se afirma em:
Alternativas
Q2527117 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Considere o texto abaixo para responder a questão.

Prática educativa e sociedade

“Por meio da ação educativa o meio social exerce influências sobre os indivíduos e estes, ao assimilarem e recriarem essas influências, tornam-se capazes de estabelecer uma relação ativa e transformadora em relação ao meio social.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013. p.15 32.


Em relação a essas influências exercidas pela ação educativa é correto afirmar que elas só não se manifestam através: 
Alternativas
Q2527116 Português

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Sobre as formas verbais destacadas nos versos 51 e 52 “Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci/Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi”, o tempo verbal em que foram conjugadas é:
Alternativas
Q2527115 Português

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Sobre o termo destacado no verso 39 não te ensinaram?” a correta classe gramatical a que pertence a palavra está na opção:
Alternativas
Q2527114 Português

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Em “Tô cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!)” (verso 42), sobre os vocábulos destacados só é correto a opção que afirma:
Alternativas
Q2527113 Português

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Sobre o verso 56 “Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino...” a expressão destacada foi empregada em sentido:
Alternativas
Q2527112 Português

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Em relação ao emprego da linguagem utilizada no texto, pode-se afirmar corretamente que tal escolha tem como objetivo: 
Alternativas
Q2527111 Pedagogia

ESTUDO ERRADO (Gabriel O Pensador) Adaptado


1 Atenção pra chamada! Aderbal?

2 Presente!

3 Aninha?

4 Eu!

5 Breno?

6 Aqui!

7 Carol?

8 Presente!

9 Douglas?

10 Alô!

11 Fernandinha?

12 aqui

13 Geraldo?

14 Eu!

15 Itamarzinho?

16 Faltou

17 Juquinha?

18 Eu tô aqui pra quê?

19 Será que é pra aprender?

20 Ou será que é pra sentar, me acomodar e obedecer?

21 tentando passar de ano pro meu pai não me bater

22 Sem recreio de saco cheio porque eu não fiz o dever

23 A professora tá de marcação porque sempre me pega

24 Disfarçando, espiando, colando toda prova dos colegas

25 E ela esfrega na minha cara um zero bem redondo

26 E quando chega o boletim lá em casa eu me escondo 27 Eu quero jogar botão, videogame, bola de gude


28 Mas meus pais só querem que eu vá pra aula! E estude!

29 Então dessa vez eu vou estudar até decorar cumpádi

30 Pra me dar bem e minha mãe deixar ficar acordado até mais tarde

31 Ou quem sabe aumentar minha mesada

32 Pra eu comprar mais revistinha (do Cascão?)

33 Não. De mulher pelada 34 A diversão é limitada e o meu pai não tem tempo pra nada

35 E a entrada no cinema é censurada (vai pra casa pirralhada!) 36 A rua é perigosa então eu vejo televisão

37 ( lá mais um corpo estendido no chão)

38 Na hora do jornal eu desligo porque eu nem sei nem o que é inflação

39 Ué não te ensinaram?

40 Não, a maioria das matérias que eles dão eu acho inútil

41 Em vão, pouco interessantes, eu fico pu

42 cansado de estudar, de madrugar, que sacrilégio (Vai pro colégio!) 43 Então eu fui relendo tudo até a prova começar

44 Voltei louco pra contar

45 Manhê! Tirei um dez na prova

46 Me dei bem, tirei um cem e eu quero ver quem me reprova

47 Decorei toda lição

48 Não errei nenhuma questão

49 Não aprendi nada de bom

50 Mas tirei dez (boa filhão!)

51 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

52 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

53 Quase tudo que aprendi, amanhã eu já esqueci

54 Decorei, copiei, memorizei, mas não entendi

55 Decoreba: Esse é o método de ensino

56 Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino

57 Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos

58 Desse jeito até história fica chato

59 Mas os velhos me disseram que o porquê é o segredo

60 Então quando eu num entendo nada, eu levanto o dedo

61 Porque eu quero usar a mente pra ficar inteligente

62 Eu sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente

63 E sei que o estudo é uma coisa boa

64 O problema é que sem motivação a gente enjoa

65 O sistema bota um monte de abobrinha no programa...

Extraído de https://www.letras.mus.br/gabriel-pensador/66375/

Um docente, licenciado em Língua Portuguesa, em uma aula de estudo gramatical, resolve trabalhar o texto “ESTUDO ERRADO” com seus discentes da seguinte forma:

1º Entrega o texto impresso;
2º Pede aos discentes que reescrevam corretamente no verso da folha, todas as palavras e/ou expressões erradas destacadas no texto;
3º Após um determinado tempo recolhe as folhas para correção e posterior entrega;

Pode-se afirmar corretamente, nessa perspectiva de ensino-aprendizagem, que a concepção de linguagem subjacente ao trabalho do professor é:
Alternativas
Q2527110 Engenharia Civil
Na construção de uma indústria de calçados de 17.000,00m² de área construída foi realizado um levantamento altimétrico por um topógrafo. Com os dados obtidos, temos um trecho da caderneta de campo entre as estacas de 50 e 55: 
    Imagem associada para resolução da questão 


Após o preenchimento da tabela, a cota da estaca 55, é: 
Alternativas
Q2527109 Engenharia Civil
O detalhamento de um trecho de uma estrada é realizado através do Diagrama de Brückner. O gráfico abaixo é uma representação de um trecho de uma estrada, no intervalo de 0 a 70 estacas (de 20 em 20 metros) a ser construída no litoral do Amapá. Conforme o gráfico julgue, as assertivas:
     Imagem associada para resolução da questão

I. Não existe bota-fora no trecho assinalado de 0 a 70 estacas.
II. Entre as estacas 0 a 10 ocorreu um corte de 10m³ de material.
III. Não existe empréstimo entre as estacas 35 a 40.

Após a análise das assertivas, pode-se concluir:
Alternativas
Q2527108 Engenharia Civil
O Engenheiro Civil Douglas é funcionário de uma construtora e está analisando os itens orçamentários de uma proposta da empresa visando a participação em uma licitação. O item Pintura Externa tem a seguinte composição: Mão de obra: R$4,00; Material: R$7,20. O preço deve incluir na proposta orçamentária o BDI e usar Leis Sociais (120%) e para este item usar BDI de 25%. Neste caso, o item Pintura Externa deve apresentar na proposta da empresa o valor em R$/m²: 
Alternativas
Q2527107 Engenharia Civil
Na construção de residências e prédios é necessário para a boa execução e planejamento da obra fazer vários projetos. O tipo de projeto em que é detalhado as tubulações, conexões, diâmetros e reservatório a serem utilizados no abastecimento de água nos empreendimentos residenciais, comerciais, industriais, fazendo o uso do perfil isométrico, planta baixa e outros, é indicado na opção:
Alternativas
Q2527106 Engenharia Civil
A adoção de novos sistemas construtivos para o incremento da produtividade e celeridade do cronograma de obra é uma realidade da Construção Civil no Brasil. É um sistema de construção a seco composto por perfis, tratamento acústico e placas de gesso pré-fabricada, sendo a placa de gesso encapada com papelão ou fibra de vidro sendo possível a fixação em estruturas de aço galvanizado para construção de casas e até mesmo prédios. O sistema referido acima é:
Alternativas
Q2527105 Engenharia Civil
Nas curvas de nível temos a representação de um acidente geográfico em uma determinada área. Pode-se afirmar que o acidente geográfico representado, é:
     Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2527104 Engenharia Civil
Os resultados do Teste de Percolação são usados para verificar a capacidade de absorção do solo. Um sumidouro deve ser construído para atender um restaurante para os funcionários de uma indústria e terá capacidade de 7500 litros de efluente. No gráfico abaixo temos o resultado do solo analisado e o Coeficiente de Infiltração obtido é de 50litros/m²/dia para um desnível de 1 cm. A área em m² do fundo do sumidouro para a absorção dos efluentes oriundos do restaurante de acordo com o Coeficiente de Infiltração obtido é:

       Imagem associada para resolução da questão
Alternativas
Q2527103 Engenharia Civil
Para utilizar material para a construção de aterro para um trecho da estrada foi cortado 600m³ com uma retroescavadeira para ser levado até o local da obra através de uma frota de caminhões. Uma amostra do solo oriunda do corte foi levada para o laboratório de solos e realizado ensaios para obter o fator de empolamento, tendo o resultado de 20%. A frota tem 6 caminhões com basculante de capacidade de 12m³ e é responsável pela execução da obra. O número de viagens da frota para transportar o volume solto até o aterro é de:
Alternativas
Respostas
581: D
582: E
583: B
584: D
585: D
586: E
587: D
588: C
589: A
590: E
591: B
592: B
593: D
594: B
595: E
596: E
597: A
598: A
599: D
600: C