O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ 45%OFF

ÚLTIMA OPORTUNIDADE! Declare sua independência com os menores preços!

Questões de Concurso Para prefeitura de vitória de santo antão - pe

Foram encontradas 40 questões

Q1392909 Serviço Social
Os/As assistentes sociais tiveram um protagonismo político e profissional no reconhecimento de direitos sociais, especialmente no âmbito da Seguridade Social. Sobre as políticas constitutivas do chamado tripé da Seguridade Social, analise os itens a seguir e assinale a alternativa incorreta:
Q1392908 Serviço Social
O debate sobre o novo-desenvolvimentismo ganha força na América Latina, fundamentando os modelos econômicos justificadores dos ajustes econômicos e reformas em curso nessa região. Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:
Q1392907 Serviço Social
O processo de Reforma Psiquiátrica é contemporâneo da Reforma Sanitária, estando o primeiro inscrito num contexto internacional de mudanças pela superação da violência asilar praticada contra as pessoas com transtornos mentais. Sobre a Reforma Psiquiátrica e o trabalho do Assistente Social nos serviços substitutivos de saúde mental, analise os itens a seguir:
1. Fundada ao fim dos anos 1970, a Reforma Psiquiátrica pode ser compreendida como um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais relativos ao cuidado e à assistência aos portadores de transtornos mentais. 2. Na década de 1980 passam a entrar em vigor no Brasil as primeiras normas federais regulamentando a implantação de serviços de atenção diária, fundadas nas experiências dos primeiros CAPS, NAPS e Hospitais-dia. 3. A recusa ao reducionismo que a psiquiatria imprimiu à loucura, ao limitá-la como doença, impõe um movimento de reconstrução da sua complexidade, demandando a contribuição de diversos profissionais. Nesse sentido, a Reforma Psiquiátrica se constitui como um campo interdisciplinar onde as especialidades são essenciais para reconstruir dialeticamente seu objeto de reflexão e intervenção. 4. Historicamente os/as assistentes sociais vêm participando dos processos vinculados à Reforma Psiquiátrica. Sem negar a interdisciplinaridade, esses/as profissionais buscam contribuir no campo teórico-prático para a identificação dos determinantes sociais e das particularidades de como a questão social se expressa no âmbito da saúde mental. Desse modo, na atualidade, no espaço sócio-ocupacional da saúde mental os/as assistentes sociais não desenvolvem estratégias de atuação profissional identificadas com a atividade clínica, subordinada à homogeneização dos saberes psi. 5. Observa-se no espaço sócio-ocupacional da saúde mental, em que se inserem os/as assistentes sociais, o agravamento do amplo movimento no cenário nacional no sentido de desregulamentação das profissões. Esse fato afeta não apenas os direitos adquiridos pelas categorias profissionais na relação capital versus trabalho, mas ameaça a abordagem da loucura na perspectiva da complexidade (totalidade).
Estão corretos apenas os itens:
Q1392906 Serviço Social
Ao longo dos anos a profissão se aproxima das demandas inerentes à área da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída em 2012, analise os itens abaixo e assinale o correto.
Q1392905 Serviço Social
A prática profissional dos/as assistentes sociais está historicamente vinculada às abordagens com indivíduos, grupos e famílias. Sobre essa temática, analise os itens abaixo relacionados e assinale o correto.
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: A
5: E