Foram encontradas 208 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2269663 Medicina
Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), julgue as afirmativas:
I- De acordo com a Lei nº 8.080/90, a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS) em caráter institucional.
II- Segundo Souza et al (2018), desde a sua criação, o Sistema Único de Saúde vem contribuindo para importantes mudanças et al positivas no perfil de saúde/doença da população brasileira. Um dos indicadores que mostraram quedas acentuadas na mortalidade, no período de 1990 a 2015, são as doenças transmissíveis.
III- O princípio da equidade tem como objetivo diminuir desigualdades. Todas as pessoas possuem direito aos serviços, sem nenhuma distinção.

É CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2269662 Medicina
Ainda sobre a Lei Orgânica da Saúde (LOS), em 2023, também houve a seguinte alteração:
Alternativas
Q2269661 Medicina
A Lei Orgânica da Saúde (LOS), Lei nº 8.080, foi publicada em 1990. Em decorrência dos avanços nas políticas de saúde, a LOS sofreu algumas alterações e, dentre elas, em 2020, houve uma alteração, incluindo-se: 
Alternativas
Q2269659 Medicina
Entre as conquistas da Reforma Sanitária, com a criação do SUS, estão: assistência farmacêutica, financiamento de transplantes, uma vigilância sanitária atuante... mas a conquista que mais se destaca é:
Alternativas
Q2269658 Medicina
Leia o texto abaixo e responda à questão.


Marcos, 28 anos, hipertenso em uso de losartana, hidroclorotiazida e anlodipino, pré diabético (GJ= 119 mg/dL, HbA1c: 6,1) em uso de metformina, colesterol total: 226 mg/dL, LDL: 195mg/dL, triglicerídeos: 350mg/dL, em uso de estatina, pesando 98Kg, 1,65m. 
Ainda sobre o paciente supracitado:
Alternativas
Q2269656 Medicina
Escolar, trazida pela mãe com quadro de febre aferida de 38,5 °C, há 3 dias, referindo dor no ouvido direito frequentemente. Ao exame: paciente ativa e reativa, chorosa, temperatura axilar de 39°C, hidratada, normocorada; otoscopia com membrana timpânica direita opaca e abaulada. Qual o diagnóstico e melhor opção terapêutica?
Alternativas
Q2269655 Medicina
Leia o texto abaixo e responda à questão.


Denise, 28 anos, G2P1A0, está com 10 semanas de gestação e trouxe os exames do primeiro trimestre para avaliação. Ao avaliar os exames, a médica observou que a paciente apresentou IgM e IgG reagentes para toxoplasmose. Demais exames sem alteração.
Em caso de confirmação de infecção recente, a conduta deve ser:
Alternativas
Q2269654 Medicina
Leia o texto abaixo e responda à questão.


Denise, 28 anos, G2P1A0, está com 10 semanas de gestação e trouxe os exames do primeiro trimestre para avaliação. Ao avaliar os exames, a médica observou que a paciente apresentou IgM e IgG reagentes para toxoplasmose. Demais exames sem alteração.
O que deve ser feito após observar esse resultado?
Alternativas
Q2269652 Medicina

Leia o texto abaixo, para responder à questão.



Seu José, 68 anos, vai a UBS com queixas urinárias, afirmando que sente “dor ao urinar e vai várias vezes ao banheiro, se espreme, mas não faz muito xixi”. Nega outros sintomas. É hipertenso, diabético, sinais vitais preservados, apresenta Giordano positivo à esquerda.

Qual(is) exame(s) poderia(m) ser solicitado(s) pelo médico da UBS para auxiliar no diagnóstico diferencial do quadro de seu José?
Alternativas
Q2269650 Medicina
Paciente Mércia, 20 anos, G4P2A1, nos exames do primeiro trimestre GJ= 91mg/dL, hoje, encontra-se com 25 semanas de gestação. Realizou TOTG com 75g de glicose anidra e aguarda resultado. Ao receber o resultado do teste, Mércia vai para sua consulta do pré-natal para que a médica avalie seus exames, os quais tiveram os seguintes resultados: GJ: 89mg/dL, na 1ª hora: 160mg/dL, na 2ª hora: 154mg/dL. A partir disso, a médica deverá:
Alternativas
Q2269649 Raciocínio Lógico
O Programa Sílvio Santos propunha à sua platéia o “Jogo do Pin”, que consistia em dizer a sequência de números de 1 a 40 substituindo alguns números pela palavra PIN seguindo a lógica: 1, 2, 3, PIN, 5, 6, 7, PIN, 9, 10,11, PIN,… Neste caso, qual das alternativas a seguir contém números que serão ambos substituídos pela palavra PIN? 
Alternativas
Q2269639 Português

A placa a seguir serve de base para a questão.



TEXTO V






Disponível em: <http://blogdadonarita.blogspot.com/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html>. Acesso em: 14 jul. 2023.

A informação vinculada na placa se constrói sob a forma de um período composto por coordenação:
"O bar do Fritz Joinville no momento não está aberto porque está fechado".
A oração em destaque transmite a ideia de:
Alternativas
Q2269638 Português

A placa a seguir serve de base para a questão.



TEXTO V






Disponível em: <http://blogdadonarita.blogspot.com/2013/03/placas-engracadas-exercicio-de-coesao-e.html>. Acesso em: 14 jul. 2023.

Sobre o Texto V, todas as assertivas estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q2269637 Português

O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.



TEXTO IV

 

Desde muito cedo, tenho verdadeiro horror à condescendência

 

Já dizia Lima Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori

 

Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

 

Desde muito cedo, mesmo sem saber dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a resposta.

Essas situações foram se repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você não seria capaz.

O escritor Lima Barreto já disse: “A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori”.

Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.

Num dado momento, eu disse que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.

A condescendência é ofensiva porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual, pois isso ofende suas crenças limitantes.

Pessoas que naturalizaram o lugar de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então, agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.

Outro lado horroroso é julgar que sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar, pois isso é infantilizar a pessoa negra.

Todos os trabalhos são passíveis de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como algo sempre incrível beira o ridículo.

Uma vez, para me defender, uma seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções, confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas suas bases argumentativas.


[...]


Afinal, respeito, na maioria das vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso que deveríamos abominá-la.

 

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2023.

No período composto “eu disse que falava inglês perfeitamente ”, a oração em destaque se classifica como:
Alternativas
Q2269635 Português

O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.



TEXTO IV

 

Desde muito cedo, tenho verdadeiro horror à condescendência

 

Já dizia Lima Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori

 

Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

 

Desde muito cedo, mesmo sem saber dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a resposta.

Essas situações foram se repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você não seria capaz.

O escritor Lima Barreto já disse: “A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori”.

Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.

Num dado momento, eu disse que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.

A condescendência é ofensiva porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual, pois isso ofende suas crenças limitantes.

Pessoas que naturalizaram o lugar de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então, agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.

Outro lado horroroso é julgar que sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar, pois isso é infantilizar a pessoa negra.

Todos os trabalhos são passíveis de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como algo sempre incrível beira o ridículo.

Uma vez, para me defender, uma seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções, confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas suas bases argumentativas.


[...]


Afinal, respeito, na maioria das vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso que deveríamos abominá-la.

 

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2023.

Do ponto de vista da análise linguística, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2269634 Português

O artigo de opinião a seguir serve de base para a questão.



TEXTO IV

 

Desde muito cedo, tenho verdadeiro horror à condescendência

 

Já dizia Lima Barreto, a capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori

 

Djamila Ribeiro

Mestre em filosofia política pela Unifesp e coordenadora da coleção de livros Feminismos Plurais.

 

Desde muito cedo, mesmo sem saber dar nome, tenho verdadeiro horror à condescendência. Eu me lembro de ficar irritada com professoras que passavam a mão na minha cabeça quando eu levantava a mão para responder a alguma pergunta por julgarem que eu não saberia a resposta.

Essas situações foram se repetindo ao longo da minha adolescência e vida adulta. "Nossa, ela é inteligente", "uau, ela realmente sabe o que diz", sempre com uma expressão de espanto. Nem sempre aplausos significam admiração. Muitas vezes são a expressão de surpresa por parte de pessoas que julgavam que você não seria capaz.

O escritor Lima Barreto já disse: “A capacidade do negro é julgada a priori, enquanto a do branco é a posteriori”.

Há alguns anos, encontrei alguns colegas brancos durante uma viagem a Nova York e, em todas as ocasiões em que estivemos juntos, eles não me deixavam falar com as pessoas nos locais onde estivemos. No restaurante, queriam traduzir os meus pedidos. Nas lojas, me explicavam exaustivamente o que era cada produto. Na rua, passavam à minha frente sempre dispostos a me ajudar na comunicação.

Num dado momento, eu disse que falava inglês perfeitamente, não precisava de ajuda e que, caso necessitasse, eu pediria. Eu já dei várias palestras em inglês, e eles sabiam disso, mas mesmo assim seguiram agindo dessa forma.

A condescendência é ofensiva porque quem a comete se julga superior. Uma coisa é ajudar quem de fato precisa ou pediu ajuda, outra coisa é não se conformar em tratar o outro como igual, pois isso ofende suas crenças limitantes.

Pessoas que naturalizaram o lugar de submissão para pessoas negras, ou que passaram a vida sendo servidos por elas, não conseguem lidar quando veem uma que não está naquele lugar. Então, agir de modo condescendente é reafirmar esse lugar de superioridade, é amenizar o desconforto por ver uma pessoa negra em seu lugar de humanidade.

Outro lado horroroso é julgar que sempre é necessário elogiar o trabalho de uma pessoa negra. Uma coisa é desrespeitar, ser grosseiro e racista ao avaliar um trabalho, o que infelizmente acontece muito. Outra é colocar em um lugar de não poder criticar, pois isso é infantilizar a pessoa negra.

Todos os trabalhos são passíveis de críticas, desde que bem-feitas, e tratar o trabalho de pessoas negras como algo sempre incrível beira o ridículo.

Uma vez, para me defender, uma seguidora escreveu para um rapaz que me criticava: "você não pode falar assim com uma mulher negra". Por mais que ela tivesse boas intenções, confesso que me irritei profundamente. Eu respondi: "ele não pode falar assim porque os argumentos dele são falaciosos e eu sei perfeitamente identificar e responder a eles". E assim o fiz, e o forcei a rever todas suas bases argumentativas.


[...]


Afinal, respeito, na maioria das vezes, é muito melhor do que admiração pura e simples. A condescendência fixa o trabalho de pessoas negras num lugar de inferioridade. É justamente por isso que deveríamos abominá-la.

 

Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/djamila-ribeiro/2023/07/desde-muito-cedo-tenho-verdadeiro-horror-a-condescendencia.shtml>. Acesso em: 13 jul. 2023.

A respeito do Texto IV, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2269633 Português

A charge de Maitena a seguir serve de base para a questão. 



TEXTO III





D i s p o n í v e l e m : < h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . m a . g o v . b r / w p -content/uploads/2017/06/Gabarito_Comentado_Lingua_Portuguesa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.

Nas frases abaixo, os complementos verbais conferem sustentação a toda a argumentação da neta, quando conversa com sua avó, no texto.

● Não tinham responsabilidades.
● Andavam por aí cheias  de celulites.
● Faziam doces.
● Visitavam  as amigas.

Do ponto de vista sintático, as expressões em destaque exercem, na ordem CORRETA, as seguintes funções:
Alternativas
Q2269632 Português

A charge de Maitena a seguir serve de base para a questão. 



TEXTO III





D i s p o n í v e l e m : < h t t p s : / / w w w . e d u c a c a o . m a . g o v . b r / w p -content/uploads/2017/06/Gabarito_Comentado_Lingua_Portuguesa.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2023.

A respeito do nível de linguagem da charge, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2269630 Português

A tira abaixo serve de base para a questão.


TEXTO II






Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 13 jul. 2023.





Em relação ao Texto II, assinale a alternativa CORRRETA:
Alternativas
Q2269629 Português

A tira abaixo serve de base para a questão.


TEXTO II






Disponível em: <https://vestibulares.estrategia.com/portal/materias/portugues/ambiguidade/>. Acesso em: 13 jul. 2023.





Considere as seguintes assertivas sobre o texto e classifique-as como (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) O texto se constrói em torno de uma relação médico-paciente.
( ) O médico e o menino compartilham o mesmo entendimento do significado da palavra “paciente” nesse contexto.
( ) O menino compreende “paciente” como “aquele que tem paciência”.
( ) Em “Costumo ser...”, o termo “paciente” sofreu elipse para evitar uma repetição redundante.
( ) O humor da tira se faz a partir do duplo sentido que incide sobre a palavra “paciente”.

Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
Alternativas
Respostas
101: C
102: D
103: B
104: A
105: B
106: B
107: A
108: D
109: B
110: E
111: B
112: A
113: C
114: B
115: A
116: D
117: E
118: C
119: B
120: E