Questões de Concurso
Para prefeitura de belém - pb
Foram encontradas 30 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Analise as proposições sobre o Texto III a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) No primeiro verso, o uso do termo “se” indica condição/hipótese.
( ) Há emprego de palavras negativas em cada parágrafo.
( ) No segundo verso, o uso do termo “se” expressa incerteza.
( ) Os verbos usados no primeiro verso de cada parágrafo estão flexionados no subjuntivo pretérito imperfeito.
( ) O texto apresenta a expressão “for para a/o” que exerce a mesma função de “for à/ao”.
É CORRETO afirmar:
Analise as assertivas sobre o Texto III e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. O texto dá dicas de como viajar para alguns países.
II. Em cada parágrafo, faz-se uso de trocadilhos com o nome dos países.
III. “glu glu glu” representa o som característico do peru.
Estão CORRETAS:
TEXTO I
Uso do celular no trânsito é tema de nova campanha do Detran-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.
“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021, saltando de 63.405 autuações realizadas de janeiro a novembro de 2020 para 81.409 no mesmo período deste ano. Vale destacar que a quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre que os condutores utilizam o celular são flagrados pela fiscalização de trânsito.
As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.
Texto adaptado - Disponível em: https://www.detran.df.gov.br/uso-do-celular-notransito-e-tema-de-nova-campanha-do-detran-df/
TEXTO II
TEXTO I
Uso do celular no trânsito é tema de nova campanha do Detran-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.
“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021, saltando de 63.405 autuações realizadas de janeiro a novembro de 2020 para 81.409 no mesmo período deste ano. Vale destacar que a quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre que os condutores utilizam o celular são flagrados pela fiscalização de trânsito.
As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.
Texto adaptado - Disponível em: https://www.detran.df.gov.br/uso-do-celular-notransito-e-tema-de-nova-campanha-do-detran-df/
TEXTO II
TEXTO I
Uso do celular no trânsito é tema de nova campanha do Detran-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.
“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021, saltando de 63.405 autuações realizadas de janeiro a novembro de 2020 para 81.409 no mesmo período deste ano. Vale destacar que a quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre que os condutores utilizam o celular são flagrados pela fiscalização de trânsito.
As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.
Texto adaptado - Disponível em: https://www.detran.df.gov.br/uso-do-celular-notransito-e-tema-de-nova-campanha-do-detran-df/
TEXTO II
TEXTO I
Uso do celular no trânsito é tema de nova campanha do Detran-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.
“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021, saltando de 63.405 autuações realizadas de janeiro a novembro de 2020 para 81.409 no mesmo período deste ano. Vale destacar que a quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre que os condutores utilizam o celular são flagrados pela fiscalização de trânsito.
As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.
Texto adaptado - Disponível em: https://www.detran.df.gov.br/uso-do-celular-notransito-e-tema-de-nova-campanha-do-detran-df/
TEXTO II
Analise as proposições a seguir e assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F):
( ) O termo “prática” recebe acento pois se trata de uma paroxítona.
( ) O termo “imprescindível” recebe acento pois se trata de uma oxítona terminada em -el.
( ) O termo “veículo” recebe acento pois se trata de um hiato.
( ) O termo “publicitárias” recebe acento pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo crescente.
( ) O termo “trânsito” recebe acento pois se trata de uma proparoxítona.
É CORRETO afirmar:
TEXTO I
Uso do celular no trânsito é tema de nova campanha do Detran-DF
Preocupado com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal lançou uma nova campanha educativa na mídia para sensibilizar a população sobre os riscos que esta prática traz à segurança do tráfego.
“Sabemos que o celular está muito presente no nosso dia a dia e que o seu uso se tornou, muitas vezes, imprescindível para a realização da maioria das atividades diárias, sendo responsável pela comunicação com a família, amigos, colegas de trabalho, entre outros. No entanto, não podemos descuidar da nossa responsabilidade com a vida no trânsito. E é este o foco da nossa campanha: que todos tenhamos consciência dos riscos a que estamos submetidos ou submetemos outras pessoas ao utilizarmos o celular na direção de um veículo”, enfatiza o diretor-geral do Detran-DF, Zélio Maia.
A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021, saltando de 63.405 autuações realizadas de janeiro a novembro de 2020 para 81.409 no mesmo período deste ano. Vale destacar que a quantidade de pessoas que cometem esse tipo de infração pode ser muito maior que a registrada, já que nem sempre que os condutores utilizam o celular são flagrados pela fiscalização de trânsito.
As peças publicitárias educativas foram baseadas no seguinte slogan: “Usar o celular enquanto dirige tira a atenção e pode tirar a vida de alguém. Inclusive a sua. No Trânsito, quem dá atenção ao celular, não dá atenção à vida.” A campanha será veiculada em Rádio, TV, mídias digitais – como sites, redes sociais e painéis eletrônicos em elevadores, supermercados, shoppings e outros pontos de grande concentração de pessoas. A expectativa é que a mensagem atinja pessoas de todas as idades e em todas as regiões do Distrito Federal.
Texto adaptado - Disponível em: https://www.detran.df.gov.br/uso-do-celular-notransito-e-tema-de-nova-campanha-do-detran-df/
TEXTO II
Analise as assertivas sobre o Texto I e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA:
I. O Distrito Federal se alarmou com a quantidade de flagrantes de uso do celular por condutores enquanto dirigem.
II. Segundo Zélio Maia, diretor-geral do DetranDF, o foco da campanha é que alguns tenham consciência dos riscos a que estão submetidos ou submetem outras pessoas ao utilizar o celular na direção de um veículo.
III. A quantidade de condutores flagrados utilizando celular enquanto dirige pelas vias do Distrito Federal cresceu 28,4% em 2021.
Estão CORRETAS: