Questões de Concurso Para prefeitura de areado - mg

Foram encontradas 32 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2407840 Psicologia

Ao discutir a interação entre aprendizado e desenvolvimento, Vygotsky postula o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal. Assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Q2407839 Psicologia

Jean Piaget usou quatro conceitos básicos como estruturas explicativas da inteligência que permitem a organização evolutiva do conhecimento, são eles: esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Para a Teoria da Epistemologia Genética proposta pelo autor, é correto afirmar que:

Alternativas
Q2407838 Serviço Social

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) reconhece como fatores identitários dois grandes eixos como alicerces do Sistema Único de Assistência Social - SUAS: a matricialidade sociofamiliar e a territorialização. São atribuições do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), exceto:

Alternativas
Q2407837 Psicologia

Assinale a alternativa incorreta. Segundo o Código de Ética Profissional do Psicólogo, é desautorizado ao psicólogo:

Alternativas
Q2407836 Psicologia

Erik Erikson postula a teoria do desenvolvimento psicossocial que contempla todo o percurso da vida, na qual cada estágio nos coloca conflitos e um importante desafio associado ao “eu” e aos outros, e com o qual cada pessoa vai enfrentar, de acordo com suas possibilidades. O desafio do segundo estágio refere-se a:

Alternativas
Q2407835 Psicologia

Sigmund Freud desenvolveu alguns conceitos, dentre eles o mecanismo de defesa. Os mecanismos de defesa são diferentes tipos de operações mentais que têm como objetivo reduzir as tensões psíquicas internas. Há um mecanismo no qual o indivíduo externaliza as suas tendências afetivas em direção a outras fontes de origem, vendo-se livre das responsabilidades de seus atos. O mecanismo de defesa aqui descrito é:

Alternativas
Q2407834 Psicologia

Para Zimerman (2008), é cada vez mais acirrada a competição entre as pessoas para se sobressair sobre as outras, numa sociedade em que prevalece a “lei do mais capaz” e valoriza sempre aqueles que aparentam ser mais bem-sucedidos.


Sob pressão para atingir metas idealizadas por essa sociedade, pela família, pela cultura e até por si próprios, muitos indivíduos veem suas limitações sendo transgredidas, o que promove uma condição angustiante para grande parte das pessoas.


Para a Psicanálise, esta disparidade é conhecida como “Ego Ideal” versus “Ego Real”, um estado de conflito responsável pela disseminação crescente do falso valor atribuído às pessoas. Ou seja, elas valem mais pelo que têm ou aparentam ser, do que de fato são.


A busca ávida pelo reconhecimento das outras pessoas torna-se cada vez mais premente, o que aumenta significativamente o número de portadores de um falso self. E, ainda, se o reconhecimento não vem, a cultura motiva uma baixa da autoestima que pode ser profundamente abalada e assim contribuir para o surgimento de estados depressivos.


Estamos nos referindo a:

Alternativas
Q2407833 Psicologia

Ordene os passos para a realização do diagnóstico com um modelo psicológico de natureza clínica:


I. comunicação de resultados, orientação sobre o caso e encerramento do processo.

II. integração de dados e informações, formulação de inferências pela integração dos dados, tendo como pontos de referência as hipóteses iniciais e os objetivos do exame;

III. levantamento quantitativo e qualitativo dos dados;

IV. levantamento de perguntas relacionadas com os motivos da consulta e definição das hipóteses iniciais e dos objetivos do exame;

V. planejamento, seleção e utilização de instrumentos de exame psicológico;

Alternativas
Q2407832 Psicologia

Quanto à caracterização do processo de psicodiagnóstico, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2407830 Psicologia

Conforme nos aponta Bleger(1980), a entrevista psicológica é:

Alternativas
Q2407827 Administração Financeira e Orçamentária

Com relação à Lei das Diretrizes Orçamentárias, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


(_) Somente será aprovado o projeto de lei ou editada a medida provisória que institua ou altere tributo quando acompanhado da correspondente demonstração da estimativa do impacto na arrecadação, devidamente justificada.

(_) A LDO disciplina as alterações na legislação tributária, em especial com relação a projeto que conceda ou amplie incentivo ou benefício de natureza tributária.

(_) A LDO, através do orçamento-programa, evidencia a orientação no sentido de que a elaboração do orçamento deve ser precedida da elaboração de um planejamento da ação governamental.

(_) A LDO, no intuito de estabelecer uniformidade conceitual, tem definido, entre outros, a classificação institucional e os papéis assumidos pelas instituições no processo orçamentário.


A sequência está correta em:

Alternativas
Q2407824 Direito Financeiro

Para a União, a Constituição Federal estabelece que compete à Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO, EXCETO:

Alternativas
Q2407823 Administração Financeira e Orçamentária

A classificação orçamentária das despesas é apresentada como Institucional e Funcional. A Classificação Institucional agrupa as despesas conforme as instituições autorizadas a realizá-las, relacionando os órgãos da administração pública direta ou indireta responsáveis pela dotação aprovada. Como vantagem dessa classificação, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Q2407819 Medicina

Qual dos itens abaixo, mostra elos da cadeia de transmissão de infecção:

Alternativas
Q2407817 Medicina

Maria José, 57 anos, comparece a ESF de seu bairro para consulta médica pois, faz tratamento de diabetes mellitus. Histórico de dislipidemia, hipertensão arterial e tabagismo crônico. Faz uso de 1000mg de metformina, 20 mg de enalapril e 20 mg de sinvastatina por dia, há 6 meses. Exame físico: PA = 134x84 mmHg, FC = 90 bpm, IMC = 29 kg/m2. Exames laboratoriais: glicemia de jejum = 147 mg/dl, hemoglobina glicada = 8,1%, LDL-colesterol = 135 mg/dl; triglicérides = 176mg/dl; creatinina = 1,2 mg/dl; relação albumina/creatinina urinária = 360 mg/24h e TFG (CKD-EPI) 56 ml/min. Qual a conduta CORRETA para esse caso?

Alternativas
Q2407816 Medicina

Paciente de 46 anos, feminino, com sobrepeso, vem ao consultório com queixa de poliúria, polidipsia e polifagia nos últimos seis meses. Refere ser filha de diabéticos. Apresentou resultado de glicemia de jejum de 136 mg/dL em um primeiro teste e 138 mg/dL em um segundo, realizado na semana seguinte.


Assinale a afirmativa CORRETA sobre a conduta inicial adequada para o caso.

Alternativas
Q2407813 Medicina

De acordo com o Art. 5° do CAPÍTULO I (Dos Objetivos e Atribuições) da LEI Nº 8.080, são objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:


I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º desta lei.

III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.


Assinale a alternativa que inclui o (s) item (ns) CORRETO (s).

Alternativas
Q2407812 Saúde Pública

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, a Atenção Básica deve cumprir algumas funções para contribuir com o funcionamento das Redes de Atenção à Saúde, são elas:

Alternativas
Q2407810 Matemática

Na mitologia grega, Hidra de Lerna era uma criatura assustadora que vivia no lago de Lerna, possuía sete cabeças e foi derrotada por Herácles. Imagine que, cada vez que Herácles cortasse uma cabeça da Hidra, quatro novas surgiam no lugar. Se fossem cortadas, uma a uma, nove cabeças, com quantas cabeças ficaria a assutadora criatura?

Alternativas
Q2407809 Matemática

Para organizar seu treino para uma maratona de corrida da qual participará, Pedro, um corredor profissional, resolve fazer corridas diárias, durante 5 dias seguidos. No primeiro dia ele faz uma corrida de 12 km e, em cada dia seguinte, ele corre metade da distância que correu no dia anterior, formando assim uma progressão geométrica. Quantos km Pedro terá percorrido ao final dos cinco dias de treinamento para essa maratona?

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: D
6: B
7: A
8: A
9: C
10: D
11: B
12: B
13: D
14: A
15: B
16: D
17: D
18: C
19: D
20: B