Questões de Concurso Para epe

Foram encontradas 2.110 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1912943 Engenharia de Petróleo
Grande parte do etanol anidro (adicionado à gasolina) e hidratado (veículos flex) chega às distribuidoras por meio de dutos. Em 2020 foram transportados 2 bilhões de litros de etanol nesse tipo de estrutura entre Uberaba (MG), Ribeirão Preto (SP), Paulínia (SP) e Ilha D’Água (RJ). Com relação aos dutos de transporte de etanol, analise as afirmativas a seguir.
I. O sistema minimiza a emissão de gases de efeito-estufa (GEEs). A operação dutoviária, ainda que utilizando veículos rodoviários para levar e trazer etanol das bases, é ambientalmente mais eficiente ante a tradicional, via caminhões.
II. O sistema permite ganhos logísticos tais como rapidez, garantia de entrega, de segurança e financeiros. Embora existam os custos de uso dos dutos, os caminhões exigem aportes seja em diesel, pneus e manutenção.
III. O A utilização de um sistema dutoviário para a exportação de etanol não acrescenta vantagem na construção da logística eficiente de exportação do produto no país.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q1912942 Engenharia de Petróleo
No Brasil, até 1950, a colheita de cana-de-açúcar iniciava-se com o corte manual, queimadas e apenas o carregamento era mecânico. Nas décadas de 1950 e 1960 é introduzido o corte mecanizado, com a importação das primeiras máquinas vindas da Austrália, mas tais máquinas ainda exigiam a queimada da cana-- de-açúcar, o que, na época, não era considerado como problema ambiental.
Nos anos 1970, as primeiras configurações de máquinas, como as de hoje, começaram a ser produzidas no Brasil, seguindo a mesma tecnologia australiana da década de 1950, com colheita de cana picada. Cabe salientar que, nesse período, existiam também colhedoras que utilizavam o processo de colheita de cana inteira.
O processo de mecanização tornou-se mais acentuado com a implantação do Proálcool, em 1975. Foi somente a partir da década de 1990 que a opção pela cana picada na colheita se consolidou como rota tecnológica vencedora.
Com relação à colheita e plantio da cana-de-açúcar no Brasil, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912941 Engenharia de Petróleo
A tecnologia de produção e o uso do etanol de primeira geração já estão consolidados. Agora está em processo de consolidação o etanol de segunda geração, também denominado etanol 2G. O etanol 2G é um biocombustível produzido a partir dos resíduos do processo produtivo do etanol de primeira geração tais como palha e bagaço da cana-de-açúcar. No entanto, também podem ser utilizados resíduos de beterraba, trigo ou milho.
Sobre o processo de produção do etanol de segunda geração, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q1912940 Engenharia de Petróleo
O biodiesel é um combustível renovável obtido a partir de um processo químico denominado transesterificação, sendo destinado principalmente à aplicação em motores de ignição por compressão (ciclo Diesel). Em todo o território brasileiro, o teor obrigatório de biodiesel no diesel é de 12%.
Com relação ao processo de produção do biodiesel, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No processo de transesterificação, os triglicerídeos presentes nos óleos e na gordura animal reagem com um álcool primário, metanol ou etanol, em presença de um catalisador, gerando dois produtos: o éster e o glicerol.
( ) A reação de transesterificação é de caráter reversível, sendo necessário um excesso de álcool na reação (1:6 molar) para aumentar o rendimento de alquil ésteres e permitir a formação de uma fase separada de glicerol. Entretanto, o álcool em excesso não pode ser recuperado.
( ) A separação do glicerol pode ser realizada por decantação. A fase inferior possui o glicerol, o catalisador do processo, água, o resíduo de óleo e álcool sem reagir. A parte superior é composta de biodiesel praticamente puro.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Alternativas
Q1912939 Engenharia de Petróleo
RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, instituída pela Lei nº 13.576/17, com os seguintes objetivos:
• contribuir para o cumprimento dos compromissos determinados pelo Brasil no âmbito do Acordo de Paris. • promover a expansão dos biocombustíveis na matriz energética, com ênfase na regularidade do abastecimento de combustíveis. • assegurar previsibilidade para o mercado de combustíveis, induzindo ganhos de eficiência energética e de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa na produção, comercialização e uso de biocombustíveis.
Em relação ao Renovabio é correto afirmar que
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: D
5: B