O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Garanta o seu lugar em nosso lançamento para ter acesso a ofertas exclusivas! QUERO PARTICIPAR AGORA

Questões de Concursos

Foram encontradas 1.415 questões

Q857875 Não definido

“O conceito de comunicação pública tem sido invocado como sinônimo de comunicação governamental, referindo-se a normas, princípios e rotinas de comunicação social do governo, explicitadas ou não em suportes legais que regulamentam as comunicações internas externas do serviço público”. (MATOS, 2011, p. 44). Diante desta afirmação, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa CORRETA.


I. A comunicação pública é um conceito amplo e que envolve toda a comunicação que é de interesse público, sendo ela praticada pelos governos, empresas, terceiro setor e até mesmo a sociedade de uma forma geral.

II. O conceito comunicação pública também traduz o que seria um espaço de plural no qual o cidadão pode intervir no debate de questões de interesse público.

III. A comunicação pública tem relação com a prática de organizações governamentais que adotam apenas a postura de informar o que realizam, não centralizando o processo no cidadão.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q857874 Não definido
Entrevistas coletivas são aquelas organizadas pela assessoria de imprensa, em que o assessorado atende, simultaneamente, diversos jornalistas. São marcadas quando há algum assunto muito importante para se falar. Sobre este tipo de entrevista, marque a alternativa CORRETA.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q857873 Não definido

Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:


I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.

II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.

III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.

IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q857872 Não definido

No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha, 2012, p. 95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.


Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q857871 Não definido

Uma das características do veículo rádio continua sendo a instantaneidade na transmissão de notícias e a penetração, já que o sinal pode chegar a lugares onde não é possível sintonizar televisão ou acessar internet. Com base nestas afirmações, analise as assertivas a seguir:


I. Em rádio toda frase precisa de verbo, pois sugere ação.

II. Nunca use gerúndio, por mais que a ação esteja acontecendo no momento.

III. Sujeito, verbo e predicado compõe a ordem indireta, que dever ser utilizada no rádio.

IV. Use frases curtas, principalmente entre vírgulas.

V. Tente escrever o texto na forma positiva, evitando o “não”.


É CORRETO apenas o que se afirma em:

Respostas
1: B
2: E
3: C
4: E
5: D