Foram encontradas 184 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Quanto à estrutura das palavras, assinale (C) correto ou (I) incorreto e marque a alternativa devida.
( ) Radical é o morfema originário e irredutível que contém o núcleo significativo comum a uma família linguística.
( ) Raiz é o morfema que funciona como o segmento lexical da palavra, opondo-se ao segmento que lhe assinala (por meio de outros morfemas) as flexões e a derivação.
( ) Desinência é o morfema indicativo das flexões das palavras, isto é, das variações por que elas passam para expressar as categorias gramaticais de gênero e número (nos nomes) e de pessoa, número, modo e tempo (nos verbos).
( ) Vogal temática é o morfema que caracteriza nomes e verbos portugueses, reunindo-os em classes morfológicas estanques.
( ) Tema é o radical ampliado por uma vogal temática. Assim, do radical ros- obter-se-á, pela adjunção da vogal temática nominal a, o tema rosa-; identicamente, o radical trabalh-, acrescido da vogal temática da 1ª conjugação, dar-nos-á o tema trabalha-.
( ) Afixos são morfemas destinados à formação de derivados.
Leia o texto para responder à próxima questão.
Aprendi. (Clarice Lispector).
Compreendi que viver é ser livre. Que ter amigos é necessário. Que lutar é manter-se vivo.
Que para ser feliz basta querer.
Aprendi que o tempo cura. Que mágoa passa. Que decepção não mata. Que hoje é reflexo de ontem. Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas. Que um verdadeiro amigo permanece. Que dor fortalece. Que vencer engrandece.
Aprendi que sonhar não é fantasiar. Que para sorrir tem que se fazer alguém sorrir. Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos. Que o valor está na força da conquista.
Compreendi que as palavras têm força. Que fazer é melhor que falar. Que o olhar não mente.
Que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade. Que o melhor é ser nós mesmos. Que o segredo da vida é viver!
E uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida.
Leia o texto para responder à próxima questão.
Aprendi. (Clarice Lispector).
Compreendi que viver é ser livre. Que ter amigos é necessário. Que lutar é manter-se vivo.
Que para ser feliz basta querer.
Aprendi que o tempo cura. Que mágoa passa. Que decepção não mata. Que hoje é reflexo de ontem. Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas. Que um verdadeiro amigo permanece. Que dor fortalece. Que vencer engrandece.
Aprendi que sonhar não é fantasiar. Que para sorrir tem que se fazer alguém sorrir. Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos. Que o valor está na força da conquista.
Compreendi que as palavras têm força. Que fazer é melhor que falar. Que o olhar não mente.
Que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade. Que o melhor é ser nós mesmos. Que o segredo da vida é viver!
E uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida.
Leia o texto para responder à próxima questão.
Aprendi. (Clarice Lispector).
Compreendi que viver é ser livre. Que ter amigos é necessário. Que lutar é manter-se vivo.
Que para ser feliz basta querer.
Aprendi que o tempo cura. Que mágoa passa. Que decepção não mata. Que hoje é reflexo de ontem. Compreendi que podemos chorar sem derramar lágrimas. Que um verdadeiro amigo permanece. Que dor fortalece. Que vencer engrandece.
Aprendi que sonhar não é fantasiar. Que para sorrir tem que se fazer alguém sorrir. Que a beleza não está no que vemos, e sim no que sentimos. Que o valor está na força da conquista.
Compreendi que as palavras têm força. Que fazer é melhor que falar. Que o olhar não mente.
Que viver é aprender com os erros. Aprendi que tudo depende da vontade. Que o melhor é ser nós mesmos. Que o segredo da vida é viver!
E uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de.
Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi criadora de minha própria vida.
Com base, exclusivamente, nos dados apresentados no gráfico, assinale a alternativa correta.
Argumento I:
Se eu limpar a casa, então eu não descanso no fim de semana.
Eu descansei no fim de semana.
Logo, eu não limpei a casa.
Argumento II:
Se eu limpar a casa, então eu não descanso no fim de semana.
Eu não limpei a casa.
Logo, eu descansei no fim de semana.
Assinale a alternativa correta, sobre os argumentos serem válidos ou inválidos.
I- O sistema operacional é um software que atua como um gestor dos programas em execução, determinando a quantidade do recurso da máquina que serão alocados para cada programa.
II- O sistema operacional oferece uma interface entre os dispositivos de hardware e os demais softwares de um computador, abstraindo o acesso direto a esses dispositivos.
III- O sistema operacional utiliza permissões para restringir o acesso indevido de programas a determinados recursos, como regiões de memória de outros programas, arquivos protegidos e até mesmo instruções de sistema.