Questões de Concurso
Para câmara de pombal - pb
Foram encontradas 93 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
As placas de advertência informam com antecedência ao condutor, um possível perigo na via.
Analise a figura da Placa de Advertência e assinale a alternativa CORRETA de sua indicação:

A força centrífuga é o nome dado a uma força imaginária que tem sentido oposto ao centro da circunferência formada no movimento circular.
Sobre a força centrífuga, analise os itens a seguir:
I. A força centrífuga é fictícia e seu resultado é desvincular um corpo do movimento circular que ele está executando.
II. A força centrífuga é uma pseudoforça que pode ser sentida ou observada quando estamos em movimentos curvilíneos.
III. Ela é entendida como uma pseudoforça por estar em desalinho com o princípio de ação e reação de Newton, contudo sempre que os corpos percorrem percursos circulares é possível senti-la.
IV. Em razão disso, a força centrífuga é radialmente para fora das trajetórias circulares. Ela é calculada pelo produto entre a massa do corpo com o quadrado da velocidade, ambos divididos pelo raio da trajetória circular.
V. A força centrípeta é a força responsável por conservar o estado de movimento dos corpos em trajetórias rotacionais.
Estão CORRETAS:
O sistema de ignição eletrônica é composto por bateria, chave de ignição, bobina de ignição, distribuidor, cabos de ignição e vela de ignição. Para o carro funcionar, a bobina eleva a tensão da bateria até gerar uma faísca. Por fim, ela queima a mistura ar-combustível dentro do cilindro do motor.
Sobre a vela de ignição, é CORRETO afirmar que:
I. São responsáveis por criar a faísca dentro da câmara de combustão, ou seja, ela explode o combustível e a mistura do ar, empurrando o pistão para baixo e movimentando o carro.
II. É recomendável fazer a troca das velas a cada 50 mil quilômetros em média. Na hora de trocá-las é importante checar também os cabos de ignição.
III. Vários fatores contribuem para o aumento do consumo de etanol ou gasolina do veículo, entre eles as velas de ignição. Caso as peças estejam desgastadas, a mistura ar/combustível não será queimada de forma adequada. Consequentemente, o carro vai gastar mais.
IV. Um dos sinais visíveis de que as velas vão dar problema é quando surgem manchas no isolamento do eletrodo central, de tom amarelado.
Estão CORRETAS:
De acordo com o art. 7º da Constituição Federal, “São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social, assinale (V) para a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S) ou (F) para a(s) FALSA(S):
() Relação de emprego protegida contra despedida arbitrária ou sem justa causa, nos termos de lei complementar, que preverá compensatória, dentre outros direitos. ( indenização ) Seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário.
() Salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.
() Piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho.
() Garantia de salário, inferior ao mínimo, para os que percebem remuneração variável.
A sequência CORRETA é:
Analise a figura do cabo de áudio e assinale a alternativa CORRETA que corresponde ao tipo:

Sobre os tipos e as funções dos microfones analise os itens a seguir:
I. Os microfones pertencem principalmente a dois tipos: dinâmicos e a condensador (que geralmente utilizam alimentação através de pilha ou phantom power).
II. Microfones a condensador (eletreto) respondem a frequências mais altas e podem captar o som a distâncias maiores, por isso são mais utilizados como microfones para instrumentos de sopro, "overall" de bateria (para captar os pratos) e como microfones de coral (direcionais de longo alcance).
III. Os microfones a condensador geralmente utilizam alimentação elétrica proveniente de uma pilha ou phantom power, que é uma tensão de 48VDC gerada pela mesa de som e que alimenta o microfone. A vantagem da phantom power é eliminar interferências no sinal e permitir distâncias maiores de cabos.
IV. Os microfones dinâmicos se prestam a praticamente toda e qualquer aplicação e não precisam de alimentação. Eles normalmente possuem um componente que bloqueia a phantom power, não havendo nenhum problema em utilizá-los, porém, alguns microfones de qualidade inferior podem sofrer um desgaste excessivo, ou mesmo dar choque quando ligados com phantom.
V. Existem microfones que são específicos para vocais, geralmente possuindo uma resposta moldada para dar mais corpo e brilho a voz; microfones para instrumentos costumam ser mais fechados, para pegar apenas o que está na frente (alto-falante, tons e caixa de baterias); microfones de bumbo possuem uma resposta melhor nas baixas frequências; microfones para coral, ou shotgun, para microfonação a distância, possuem um alcance longo e estreito (diretivos).
Estão CORRETOS:
As características do som são:
Assinale a alternativa INCORRETA:
A mesa de som é responsável por, entre outras:
I. Elevar o nível de sinal que chega à mesa.
II. Ajustar a equalização(graves, médios e agudos) do sinal.
III. Possibilitar sub-agrupamentos de sinais por tipo.
IV. Acertar a intensidade sonora de cada voz que será enviado ao destino principal, como as caixas principais.
Estão CORRETOS:
Analise o texto A seguir, preencha o espaço e assinale a alternativa CORRETA:
“O ____________ é um tipo de software malicioso que é instalado em um dispositivo sem o consentimento do usuário e é usado para coletar informações pessoais, como hábitos de navegação na internet, senhas, informações de cartão de crédito, entre outras.”
De acordo com o Manual de Redação Oficial, a utilização do e-mail para a comunicação tornou-se prática comum, não só em âmbito privado, mas também na administração pública. O termo e-mail pode ser empregado com três sentidos. Dependendo do contexto, pode significar gênero textual, endereço eletrônico ou sistema de transmissão de mensagem eletrônica.
I. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício. Portanto, deve-se evitar o uso de linguagem incompatível com uma comunicação oficial.
II. Como endereço eletrônico utilizado pelos servidores públicos, o e-mail deve ser oficial, utilizando-se a extensão “.gov.br”, por exemplo.
III. Como sistema de transmissão de mensagens eletrônicas, por seu baixo custo e celeridade, transformou-se na principal forma de envio e recebimento de documentos na administração pública.
Está(ão) CORRETO(S)
“É antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. É o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho. Trata-se, exclusivamente, de excluir palavras inúteis, redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito”.
O atributo da redação oficial que o texto faz referência:
Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito da teoria da enunciação e a produção do texto escrito: Enunciação e enunciado, assinale, V para as sentenças VERDADEIRAS ou F para as FALSAS:
()O termo enunciação refere-se à atividade social e interacional por meio da qual a língua é colocada em funcionamento por um enunciador (aquele que fala ou escreve), tendo em vista um enunciatário (aquele para quem se fala ou se escreve).
()A compreensão da enunciação – oral, escrito ou organizado por meio de múltiplas semioses (linguagens) – pressupõe sempre a situação de enunciado.
()O produto da enunciação é chamado enunciado. No campo dos estudos da linguagem, assim como tantas outras noções, a de enunciação apresenta variações na forma como é definida, conforme a abordagem teórica em que seja tomada.
()A despeito das variações no modo como essa concepção é tratada teoricamente, normalmente ela é tomada em relação direta com a noção de enunciado, pois, sem o dizer, ou seja, sem a enunciação, não há o dito, isto é, não há o enunciado.
Assinale a sequência CORRETA:
O modelo orçamentário brasileiro é definido na Constituição Federal de 1988 do Brasil. Compõe-se dos instrumentos:
I. O Plano Plurianual - PPA.
II. A Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.
III. Lei Orçamentária Anual - LOA.
Está(ão) CORRETO(S):
Com base no art. 11 da Lei nº 8.429/92, “Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, a ação ou omissão dolosa que viole os deveres: de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas”:
Assinale a alternativa INCORRETA:
Pode-se conceituar controle administrativo corno o conjunto de instrumentos que o ordenamento jurídico estabelece a fim de que a própria administração pública, os Poderes Judiciário e Legislativo, e ainda o povo, diretamente ou por meio de órgãos especializados, possam exercer. O poder de fiscalização, orientação e revisão da atuação administrativa de todos os órgãos, entidades e agentes públicos, em todos os Poderes e níveis da Federação.
Sobre o controle administrativo que possui algumas espécies ou classificações que são estabelecidas pela doutrina, assinale:
1. Classificação quanto à natureza.
2. Classificação quanto ao momento.
3. Classificação quanto ao órgão.
4. Classificação quanto à extensão.
()Prévio, posterior ou concomitante.
()Legalidade ou de mérito.
()Interno ou externo.
()Administrativo, judicial ou legislativo.
A sequência CORRETA é:
O método de arquivamento também conhecido como temático, considera os assuntos dos documentos e existem algumas variações aplicadas, que são elas: enciclopédico, dicionário, duplex, classificação decimal e unitermo ou indexação coordenada.
O método de arquivamento que o texto faz referência, é:
Assinale a alternativa CORRETA: