Foram encontradas 213 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q494721 Conhecimentos Gerais

O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

“O  Brasil  desperdiçou  37%  de  toda  a  água  tratada  em  2013,  segundo  relatório  do  Sistema Nacional  de  Informações  sobre  Saneamento  (SNIS),  serviço  ligado  ao  Ministério  das  Cidades.  Os  números  de  2013  são  os  mais  recentes  divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O  ideal, segundo o estudo, é que o  índice  de desperdício fique abaixo de 20%." 

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais-....) 

Analise as afirmativas correlatas. 

I. “A região metropolitana de São Paulo sofre uma das maiores crises hídricas de sua história, desde que tiveram início  as medições nos sistemas de reservatórios fornecedores de água, tendo o sistema Cantareira, a situação mais grave,  já que o nível bate sucessivos recordes negativos desde o início do ano de 2015."   

PORQUE   

II. “Uma seca histórica vem assolando a região, com volume de chuvas abaixo dos outros anos, que  teve o problema  agravado devido à falta de planejamento e de investimentos para amenizar os efeitos da seca." 

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q494720 Conhecimentos Gerais

O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”
(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais-desperdicou-37-da-agua-tratada-em-2013-diz-relatorio-do-governo.html.)

São constatações sobre o desperdício da água obtidas pelo estudo do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS):

I. A água não chega ao consumidor devido a vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões e reservatórios das prestadoras de serviço responsáveis pelo abastecimento.

II. Enfrentando uma das maiores crises hídricas de sua história, São Paulo foi o município que apresentou o maior índice de desperdício de água no Brasil.

III. As regiões Norte e Nordeste são as únicas com taxas de desperdício maiores que a média nacional.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q494719 Conhecimentos Gerais

O trecho a seguir contextualiza o tema tratado na questão. Leia‐o atentamente.

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais‐desperdicou‐37‐da‐agua‐tratada‐em‐2013‐diz‐relatorio‐do‐governo.html.)

“O Brasil desperdiçou 37% de toda a água tratada em 2013, segundo relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), serviço ligado ao Ministério das Cidades. Os números de 2013 são os mais recentes divulgados. A média se manteve estável com relação ao verificado em 2012. O ideal, segundo o estudo, é que o índice de desperdício fique abaixo de 20%.”

(Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/01/pais-desperdicou-37-da-agua-tratada-em-2013-diz-relatorio-do-governo.html.)

O Brasil é considerado um dos países mais ricos em recursos hídricos do Planeta, abrigando pouco mais de 10% de toda a água potável do mundo. Sobre a distribuição geográfica da água potável no Brasil, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Quase dois terços das reservas se encontram nos rios da região Norte, que é a região menos povoada do país.

( ) O Sudeste é a região que possui a menor reserva, o que vem gerando crises de abastecimento em várias capitais, como São Paulo.

( ) Um quantitativo considerável da água potável do Brasil não está à luz do sol, mas escondido em aquíferos, formações geológicas subterrâneas.

( ) A maior reserva de água potável do Brasil está no Aquífero Guarani, que se espalha sob um milhão de quilômetros quadrados, pelo subsolo de todos os estados do Norte e Centro-Oeste do Brasil.

A sequência está correta em
Alternativas
Q494718 Conhecimentos Gerais
Portugal,  Itália, Grécia e Espanha passaram a ser denominados pela  imprensa do Reino Unido de PIGS  (porcos) em  meados  de  2008.  Algum  tempo  depois,  foi  acrescentado  a  este  grupo -  que  passou  a  ser  denominado  PIIGS -  a  Irlanda. O acrônimo foi utilizado para definir o(a)
Alternativas
Q494716 Conhecimentos Gerais
Que semelhança pode ser apontada entre as duas nações - Cuba e China - que se encontram na pauta de celebração  da 3ª Cúpula da Celac?
Alternativas
Q494715 Conhecimentos Gerais
“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-01/relacao-cuba-eua-e-aproximacao-com-china-sao-temas-da-celac.)

“A matriz de transporte brasileira é __________________, já que mais da metade de suas cargas são transportadas por rodovias, seguida bem distante pelas vias ________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q494714 Conhecimentos Gerais
“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-01/relacao-cuba-eua-e-aproximacao-com-china-sao-temas-da-celac.)

Os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram na quarta-feira, 17 de dezembro de 2014, o restabelecimento das relações dos Estados Unidos com Cuba. Sobre o histórico desta tumultuada relação, analise.

I. O estremecimento das relações ocorreu quando o então presidente Fidel Castro anunciou a adesão de Cuba ao marxismo-comunismo, aliando-se à extinta União Soviética.

II. O restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países derrubou o embargo econômico que os EUA mantinha sobre Cuba desde o término da Segunda Guerra Mundial.

III. Ao mesmo tempo em que promoveu um bloqueio econômico e político, a ilha caribenha e os EUA também articularam para sua expulsão na década de 1960 da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q494713 Conhecimentos Gerais
“A presidenta Dilma Rousseff chega hoje (28 de janeiro de 2015) a San Jose, na Costa Rica, para participar da 3ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). No encontro, os chefes de Estado e de governo do bloco vão celebrar duas vitórias: a decisão dos Estados Unidos de normalizar as relações com Cuba, depois de meio século, e a aproximação com a China, que prometeu duplicar o intercâmbio comercial com a região e investir US$ 250 bilhões na próxima década. Outro tema do encontro é a erradicação da pobreza.”

(Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2015-01/relacao-cuba-eua-e-aproximacao-com-china-sao-temas-da-celac.)

Analise as afirmativas correlatas.

I .“A Celac vem se firmando como principal bloco econômico do continente americano que atua na contribuição para a ampliação do diálogo político e dos projetos de cooperação na América, facilitando a definição de uma identidade própria regional e de posições continentais comuns sobre integração e desenvolvimento.”

PORQUE

II. “A Celac é formada por todos os países do continente americano e Caribe atuando há mais de cinco décadas como um mecanismo de organização política e integração regional que já obteve grandes resultados no que tange ao desenvolvimento regional de toda a América.”

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q494712 Contabilidade Geral
“Princípio que se refere simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.” Trata-se do Princípio da
Alternativas
Q494711 Auditoria Governamental
Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de, EXCETO:
Alternativas
Q494710 Contabilidade Pública
“Estágios da receita pública são as etapas consubstanciadas nas ações desenvolvidas e percorridas pelos órgãos e repartições encarregados de executá-las. O estágio ________________ é o ato administrativo que o Poder Executivo utiliza, visando identificar e individualizar o contribuinte ou o devedor e os respectivos valores, espécies e vencimentos.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Alternativas
Q494709 Contabilidade Pública
São classificadas, economicamente, como receitas correntes, EXCETO:
Alternativas
Q494708 Contabilidade Geral
No balanço patrimonial de uma empresa foram apurados os seguintes valores:

Bens $ 46.000
Direitos $ 62.000
Obrigações $ 84.000

Sabendo-se que a soma do valor do ativo circulante com o valor do realizável a longo prazo importa em $ 42.000, pode-se afirmar que o capital fixo corresponde a
Alternativas
Q494707 Raciocínio Lógico
A garrafa de vinho representada a seguir tem um litro da bebida e as duas taças são idênticas. 

imagem-007.jpg
A quantidade de vinho que ficará na garrafa, depois que ambas as taças forem completamente preenchidas, encontra-se no intervalo entre
Alternativas
Q494705 Matemática
Um veículo fez a travessia de um túnel com velocidade constante de 54 km/h. Numa segunda travessia desse mesmo túnel, ele aumentou a velocidade para 72 km/h e, assim, economizou 45s. É correto afirmar que o comprimento desse túnel é de
Alternativas
Q494703 Raciocínio Lógico
Em um varal, encontram-se três peças de cores diferentes, sendo uma toalha, uma colcha e um lençol. Sabe-se que uma dessas peças está molhada, uma está úmida e uma está seca. Considere ainda que:

· a peça molhada não é a colcha;
· a peça úmida ou é a verde ou é a toalha;
· nem a colcha está seca nem a peça úmida é azul; e,
· a peça branca não está molhada e o lençol não está seco.

As cores da toalha, da colcha e do lençol são, respectivamente,
Alternativas
Q494702 Português
Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

Acerca do trecho “O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro." (4º§), considere as afirmativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Q494701 Português
Culto do espelho

Um dos produtos mais curiosos da indústria cultural digital é a chamada selfie, autorretrato feito com celular que virou mania geral. Em lugares públicos e privados, o usuário, como quem porta um espelho, vira a câmera do telefone para o próprio rosto e, “espelho, espelho meu", descobre por meio das redes sociais que não existe no mundo ninguém mais bonito do que “eu".

O autorretrato foi prática comum na história da pintura e da fotografia. Hoje em dia ele é hábito de quem tem um celular à mão. Em qualquer dos casos, a ação de autorretratar-se diz respeito a um exercício de autoimagem no tempo histórico em que técnicas tradicionais como o óleo, a gravura, o desenho foram a base das representações de si. Hoje ele depende das novas tecnologias que, no mundo dos dispositivos, estão ao nosso alcance de forma mais simples.

Não se pode dizer que a invenção da fotografia digital tenha intensificado apenas quantitativamente a arte de autorretratar-se. Selfie não é fotografia pura e simplesmente, não é autorretrato como os outros. A selfie põe em questão uma diferença qualitativa. Ela diz respeito a um fenômeno social relacionado à mediação da própria imagem pelas tecnologias, em específico, o telefone celular. De certo modo, o aparelho celular constitui hoje tanto a democratização quanto a banalização da máquina de fotografar; sobretudo, do gesto de fotografar.

O celular tornou-se, além de tudo o que ele já era, enquanto meio de comunicação e de subjetivação, um espelho. Nosso rosto é o que jamais veremos senão por meio do espelho. Mas é o rosto do outro que é nosso primeiro espelho. O conhecimento de nosso próprio rosto surge muito depois do encontro com o rosto do outro. Em nossa época, contudo, cada um compraz-se mais com o próprio rosto do que com o alheio. O espelho, em seu sentido técnico, apenas nos dá a dimensão da imagem do que somos, não do que podemos ser. Ora, no tempo das novas tecnologias que tanto democratizam como banalizam a maior parte de nossas experiências, talvez a experiência atual com o rosto seja a de sua banalização.

O autorretrato do tipo selfie não seria possível sem o dispositivo dos celulares e suas câmeras fotográficas capazes de inverter o foco na direção do próprio autor da foto. Celular como espelho, a prática da selfie precisa ser pensada em relação à atual experiência com a imagem de si. Ora, a autoimagem foi, desde sempre, fascinante. Daí o verdadeiro culto que temos com os espelhos. Assim é que Narciso é o personagem da autoadmiração, que em um grau de desmesura, destrói o todo da vida. Representante da vaidade como amor à máscara que todos necessariamente usamos para apresentarmo-nos uns diante dos outros, Narciso foi frágil diante de si mesmo. Não escaparemos dessa máscara e de seus efeitos perigosos se não meditarmos no sentido do próprio fato de “aparecer" em nosso tempo. Por trás da máscara deveria haver um rosto. Mas não é esse que o espelho captura.

Um julgamento de valor no caso da hiperexposição dos rostos seria mero moralismo se não colocasse em jogo um dos valores mais importantes de nossa época, o que Walter Benjamin chamou de “valor de exposição". Somos vítimas e reprodutores de sua lógica. No tempo da exposição total criamos a dialética perversa entre amar a própria imagem, sermos vistos e acreditarmos que isso assegura, de algum modo, nosso existir. No tempo da existência submetida à aparência, em que falar de algo como “essência" tem algo de bizarro, talvez que, com a selfie fique claro que somos todos máscaras sem rosto e que este modo de aparecer seja o nosso novo modo de ser.

(Marcia Tiburi. Coluna CULT, Culto do espelho. Disponível em: http: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/11/culto-do-espelho//.)

A presença do acento grave, indicativo de crase, em “relacionado à mediação" pode ser justificada, pois,
Alternativas
Respostas
161: B
162: D
163: C
164: B
165: C
166: C
167: B
168: A
169: C
170: C
171: B
172: C
173: A
174: D
175: B
176: D
177: C
178: A
179: B
180: D