O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Concurso

Foram encontradas 788 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q1935551 Biologia
Peritos foram chamados para atender a um local de homicídio no interior do estado. Na cena do crime, eles coletaram amostras, identificadas como Q1 e Q2, e encaminharam para posterior análise genética. Além dos perfis das amostras do local, também foram analisadas amostras da vítima e do perito responsável pelo plantão. Os resultados estão descritos na tabela a seguir.
Imagem associada para resolução da questão
Durante os exames de local, constatou-se que o perito não utilizou os equipamentos de proteção individual (EPIs) corretamente e o local do crime não estava bem preservado.
Com relação à situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.  
Alternativas
Q1935550 Biologia
A molécula de DNA pode sofrer efeitos do meio onde se encontra. Condições ambientais, como sol e chuva, podem afetar a amostra e, consequentemente, interferir nos resultados da análise de DNA. A partir dessas informações, assinale a opção correta, acerca de análise genética. 
Alternativas
Q1935549 Biologia

Figura 5A2



Os perfis genéticos dos indivíduos I-1 e I-2 para um determinado marcador genético são 11-15 e 14-16, respectivamente. 

Ao analisar uma amostra de local de crime, o perito identificou o seguinte perfil genético.


Imagem associada para resolução da questão


Diante do resultado obtido, infere-se que a amostra

Alternativas
Q1935545 Biologia
A reação em cadeia da polimerase (PCR, do inglês Polymerase Chain Reaction) permite copiar regiões específicas do DNA. A técnica de PCR em tempo real é uma variação da técnica de PCR que permite estimar a quantidade de DNA em amostras biológicas por meio de sondas que emitem fluorescência. A amplificação da sequência-alvo é monitorada durante o processo e, à medida que o DNA é amplificado, o nível de fluorescência cresce proporcionalmente. O resultado é visualizado ao longo do processo, dispensando a etapa de eletroforese. Essa técnica
Alternativas
Q1935544 Biologia
No processo de extração de DNA, são utilizadas diversas soluções, cada uma com sua função. Assinale a opção que apresenta a substância quelante de cátions divalentes que garante a integridade da molécula de DNA por inibir a ação de nucleases.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: E
4: D
5: A