Questões de Concurso Comentadas para técnico de laboratório - agronomia

Foram encontradas 104 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4063664 Agropecuária
A conservação do solo envolve práticas agrícolas que visam reduzir a erosão e manter a fertilidade. No planejamento dessas práticas, é CORRETO afirmar que a implantação de terraços em nível em áreas com declividade acentuada deve ser precedida da análise da (o):
Alternativas
Q4063663 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A recuperação de áreas degradadas busca restaurar ecossistemas afetados por atividades como mineração e desmatamento, devolvendo sua funcionalidade, biodiversidade e serviços ecossistêmicos. É CORRETO afirmar que as espécies pioneiras na recuperação de áreas degradadas caracterizam-se por: 
Alternativas
Q4063653 Agropecuária
A cultura do café é um pilar agrícola brasileiro, com o país sendo o maior produtor e exportador mundial. Sobre a cultura do café (Coffea arabica e Coffea canephora), marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.

(__)A ferrugem-do-cafeeiro (Hemileia vastatrix), principal doença fúngica da cultura, caracteriza-se por lesões cloróticas na face superior da folha e presença de massa pulverulenta alaranjada na face inferior.
(__)Na fase de processamento via úmida (café despolpado), a remoção da mucilagem é realizada por fermentação natural em tanques, processo que visa elevar o pH dos grãos para garantir a estabilidade enzimática durante a secagem.
(__)A indução do florescimento do cafeeiro é desencadeada por um período de estresse hídrico seguido de chuva ou irrigação, o que promove a quebra da dormência das gemas florais e a antese sincronizada.
(__)O controle do bicho-mineiro (Leucoptera coffeella) em laboratório de monitoramento baseia-se na contagem de minas intactas e furos de saída, sendo o nível de controle atingido quando a desfolha atinge 20% do terço superior da planta.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.
Alternativas
Q4063650 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O gesso agrícola é um composto mineral, à base de sulfato de cálcio, utilizado como condicionador de solo e fertilizante. É CORRETO afirmar que o benefício técnico da aplicação de gesso agrícola em subsuperfície é: 
Alternativas
Q4063648 Biologia
A fotossíntese é uma das principais fontes de energia da natureza, não só para os vegetais, mas para vários outros seres vivos. Durante a fotossíntese, as plantas de metabolismo C4 apresentam uma vantagem adaptativa em relação às C3 em condições de estresse hídrico devido a: 
Alternativas
Q4063643 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Um técnico de laboratório recebeu amostras de uma propriedade com diferentes históricos de manejo, porém todas foram misturadas em um único recipiente. Sobre essa prática, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q1219417 Engenharia Agrícola
O índice que denota a proporção relativa em que se encontra o Na+ em relação com o Ca2+ e o Mg2+ é o(a):
Alternativas
Q1219416 Engenharia Agrícola
Na preparação de 250,00 mL de solução de Hidróxido de Sódio 0,100 mol/L, inicialmente deve-se:
Alternativas
Q1219415 Engenharia Agrícola
O conjunto de propriedades apresentadas por um alimento relaciona-se diretamente com a qualidade e quantidade dos constituintes químicos presentes no mesmo. Nos alimentos de um modo geral, os constituintes químicos podem ser agrupados na e categoria de “constituintes básicos ou nutritivos” são:
Alternativas
Q1219414 Engenharia Agrícola
A solução que contém, numa dada temperatura, uma quantidade de soluto dissolvido menor à sua solubilidade nesta temperatura, é a:
Alternativas
Q1219413 Engenharia Agrícola
É obtida para fins de fiscalização da produção e do comércio de sementes, no caso da necessidade de uma reanálise. A afirmação refere-se a amostra de sementes:
Alternativas
Q1219412 Engenharia Agrícola
São nutrientes praticamente imóveis no floema. Dessa forma, a aplicação foliar apresenta pequena eficiência, visto que a translocação da folha para outros órgãos é praticamente nula. A alternativa correta em relação ao texto é:
Alternativas
Q1219411 Engenharia Agrícola
São amostras de água obtidas por misturas de amostras simples coletadas em pontos diferentes e simultaneamente ou com o menor espaço de tempo possível. Um exemplo da necessidade das mesmas é nos rios ou correntes cuja composição varia segundo a largura e a profundidade. A alternativa que corresponde à descrição é:
Alternativas
Q1219410 Engenharia Agrícola
A massa de HCl contida numa amostra de 210 g de ácido clorídrico concentrado de título igual a 37% (m/m) é:
Alternativas
Q1219409 Engenharia Agrícola
A solução de ácido clorídrico que possui 37% em massa de ácido clorídrico, significa que a solução possui:
Alternativas
Q1219408 Engenharia Agrícola
Também é conhecido como Método de Análise Proximal ou Centesimal dos alimentos. Determina a composição nutricional de alimentos para animais: matéria seca, proteína bruta, gordura (extrato etéreo), fibra bruta, extrato não nitrogenado e cinzas (matéria mineral). A alternativa que indica o método acima definido é:
Alternativas
Q1219407 Engenharia Agrícola
A determinação do grau de umidade de sementes pode ser realizada por vários métodos. Os principais métodos são os de:
Alternativas
Q1219406 Engenharia Agrícola
Baixo conteúdo de sais solúveis, valores altos de HCO3- e de Cl- , conteúdos altos de Ca++ e de Mg++ , elevado conteúdo de SiO2 e valores baixos de SO4= , são características de água procedente de solos:
Alternativas
Q1219405 Engenharia Agrícola
Qual é o tipo de calador que serve para a coleta de amostra de sementes acondicionadas em sacos, mas não a granel?
Alternativas
Q1219404 Engenharia Agrícola
O fluxo de massa é importante para o contato das raízes com:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: B
5: C
6: C
7: B
8: A
9: D
10: D
11: D
12: B
13: C
14: A
15: E
16: C
17: A
18: C
19: B
20: E