O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 5 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Questões de Concurso Comentadas para professor - 1 ao 5 ano ensino fundamental

Foram encontradas 62 questões

Q1108005 Pedagogia
A partir da leitura do texto Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade, analise as seguintes afirmativas.
I. A avaliação mediadora busca corrigir tarefas e provas do aluno para verificar respostas certas e erradas e, com base nessa verificação periódica, tomar decisões quanto ao seu aproveitamento escolar, sua aprovação ou reprovação em cada série ou grau de ensino. II. A avaliação mediadora exige a observação individual de cada aluno, de modo a refletir e investigar teoricamente razões para soluções apresentadas, em termos de estágios evolutivos do pensamento, da área de conhecimento em questão, das experiências de vida do aluno. III. A avaliação mediadora tem como objetivo classificar ou selecionar os estudantes. Ela se fundamenta nos processos da aprendizagem, em seus aspectos políticos, afetivos e relacionais, e tem como princípio fundamental avaliar o que o estudante ainda não sabe.
Estão incorretas as afirmativas
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1108001 Pedagogia
Com base nos textos Gestão democrática da escola pública, de Paro (2016), e Educação Escolar: políticas, estrutura e organização, de Libâneo et al (2018), assinale a alternativa incorreta.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1005097 Geografia
Em 2018, a Superintendência Regional do INCRA, na Bahia, publicou portaria de reconhecimento do Território Quilombola Kaônge, localizado no município de Cachoeira, região do Recôncavo. No território, composto por cinco comunidades, vivem 83 famílias remanescentes de quilombos que possuem religiosidade de matriz africana. Adaptado de http://www.incra.gov.br/noticias/territorio-quilombola-no-reconcavo-baiano-e-reconhecido-pelo-incra
A respeito da história dessas famílias e de seus antepassados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a verdadeira e F para a falsa. ( ) Descendem de um antigo quilombo, uma comunidade de fugitivos que acolhia os que resistiam à escravidão na época colonial e organizava o retorno dos seus membros para a África. ( ) Nas décadas seguintes à abolição, os libertos e os descendentes dos quilombolas constituíram uma parte do campesinato negro. ( ) Os remanescentes das comunidades dos quilombos tiveram reconhecidos direitos possessórios sobre as terras herdadas de seus antepassados, na Constituição de 1988.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1005093 Geografia
Observe a foto da multidão que acompanha o cortejo de 02 de julho pelas ruas de Salvador, em 2016.
A respeito das comemorações de 02 de julho, analise as afirmativas a seguir.
I. Nessa data cívica, celebra-se a expulsão das tropas portuguesas de Salvador, ocorrida em 1823, quase um ano após a Independência do Brasil. II. A identificação da sociedade baiana com esta festividade testemunha o orgulho de ter conquistado a independência pelas armas, mediante o embate entre tropas aliadas a Portugal e tropas formadas por "brasileiros". III. As imagens do caboclo e da cabocla presentes no cortejo foram introduzidas no século XX, pelo movimento modernista brasileiro, para representar o nascimento de uma nação miscigenada em 1823.
Está correto o que se afirma em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1005092 Pedagogia
Por que ensinar Geografia?
A Geografia é um saber para o presente, portanto é obrigada a uma contínua renovação. Na escola, a Geografia também sofre esse processo de renovação: não mais uma matéria enciclopédica voltada essencialmente para o conhecimento regional do planeta, mas uma avaliação crítica da organização do território.
Com base no texto, é correto afirmar que, na atualidade, o ensino de Geografia na escola
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: B
5: E