Questões de Concurso
Comentadas para prefeitura de canoas - rs
Foram encontradas 965 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
( ) A medida de área lateral é 108cm2.
( ) A medida de área da base é inferior a 9cm2.
( ) A medida de área total do prisma é superior a 200cm2.
(1) Crescente.
(2) Decrescente.
( ) f(x) = 4x − 6
( ) f(x) = 10 − 2x
( ) f(x) = −5x + 1
(1) 30°
(2) 45°
(3) 60°
( ) cos ____ = 0,5
( ) sen ____ = 0,5
( ) tan ____ = 1
“Os cigarros eletrônicos são seriamente prejudiciais à saúde”
Sintagma Nominal (SN): Os cigarros eletrônicos
Sintagma Verbal (SV): são seriamente prejudiciais à saúde
Sintagma Adjetival (SA): seriamente prejudiciais
Sintagma Preposicional (SP): à saúde
Em conformidade com as regras sintáticas do português, é CORRETO afirmar que:
Com base nesse fragmento, é CORRETO afirmar, no que se refere à noção de ato de fala proposta pelo autor, que:
Fonte: Tracey K. Berglund. Revista Piauí — Edição 228.
Em relação ao gênero textual charge e aos aspectos morfossintáticos apresentados, analisar os itens.
I. A charge combina elementos visuais e verbais para expressar crítica socioambiental. A verbalização do pensamento da personagem confere subjetividade e ironia.
II. O trecho citado apresenta o verbo no pretérito perfeito do indicativo (“me levaram”), indicando ação passada que influencia a interpretação atual da obra da artista.
III. A oração subordinada substantiva “da minha obra-prima Figura só” caracteriza “versão”, estabelecendo a relação entre o contexto da obra original e a sua atualização.
Está CORRETO o que se afirma:
“Com os feedbacks constantes promovidos por influencers em seus stories no Instagram, as pessoas poderão se tornar mais conscientes das fake news que rondam a sociedade hodierna.”
Com base nesse trecho, pensando na figura docente frente aos alunos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Os termos feedbacks, influencers, stories e fake news são empréstimos do inglês. Em uma redação escolar, seu uso poderia ser avaliado criticamente e aceito, caso o tema exija atualização lexical e clareza comunicativa.
( ) O uso dos empréstimos feedbacks, influencers, stories e fake news indica negligência linguística, e seu emprego deve ser evitado, considerando a adequação ao registro formal da redação escolar.
( ) A utilização de termos como feedbacks, influencers, stories e fake news deve ser sempre incentivada em redações escolares, independentemente do tema, pois promove necessariamente atualização lexical.
“Fenômeno fonológico relacionado com a realização de um som rótico em substituição de um som lateral ou vice-versa. No português, o rotacismo ocorre, por exemplo, quando há substituição da líquida lateral pela vibrante simples ou tepe.” (Silva, T. C. Dicionário de fonética e fonologia. São Paulo: Contexto, 2011, p. 197).
São exemplos de rotacismo:
( ) Crássico (clássico).
( ) Pobrema (problema).
( ) Trabaio (trabalho).
( ) Brusa (blusa).
Fonte: ASSIS, Machado de. Crônica. O Futuro, 15 de setembro de 1862. Adaptado.
Em relação ao trecho acima e à produção crítica e literária de Machado de Assis, assinalar a alternativa CORRETA.
“A língua não é senão possibilidade de língua. Depois da enunciação, a língua é efetuada em uma instância do discurso, que emana de um locutor, forma sonora que atinge um ouvinte e que suscita uma outra enunciação de retorno. [...] A referência é parte integrante da enunciação.” (Benveniste, E. Problemas de Linguística Geral II. 2 ed. Campinas: Pontes Editores, 2006, p. 83-84).
Em conformidade com essa concepção, assinalar a alternativa CORRETA.
I. Reconhecer o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e ideologias.
II. Envolver-se em práticas de leitura literária, priorizando a literatura clássica em relação a outras manifestações artístico-culturais.
III. Selecionar textos e livros para leitura integral, de acordo com objetivos, interesses e projetos pessoais (estudo, formação pessoal, entretenimento, pesquisa, trabalho).
Está CORRETO o que se afirma:
( ) Deve ser integrada às atividades didáticas, servindo como suporte para questões investigativas e análise crítica dos conteúdos.
( ) Tem função meramente decorativa nos livros didáticos, sem contribuir para a construção de conceitos geográficos.
( ) O uso de mapas e gráficos favorece a interpretação de fenômenos espaciais quando acompanhado de orientações e atividades propostas pelo professor.
( ) Imagens e ilustrações apresentam significado estável e idêntico para todos os leitores, dispensando discussão interpretativa em sala.
( ) A proposta de atividades que relacionem texto e imagem contribui para o desenvolvimento da leitura crítica dos alunos.
(1) Critério de hierarquia urbana no período colonial.
(2) Função econômica predominante dos núcleos coloniais.
(3) Condicionantes de localização e traçado urbano.
( ) Proximidade de portos naturais e das barras navegáveis, facilidade de escoamento e articulação com o litoral, condicionando o sítio e a planta.
( ) Produção açucareira e atividades conexas (engenhos, armazenagem, comércio colonial) que estruturavam a vida urbana.
( ) Centralidade administrativa e eclesiástica e presença de câmaras, paróquias e serviços, atraindo fluxos e definindo a posição na rede.