O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

+300.000 alunos estão intensificando seu ritmo de estudos. E você?

Conheça nossos planos

Questões de Concurso

Foram encontradas 551 questões

Q1103807 Geologia

Sobre os processos de deformação das rochas, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Há dois tipos de dobras que são considerados principais, sendo que um é a dobra tectônica, que se vincula à dinâmica interna do planeta sob diversas condições de esforço, temperatura e pressão.

II. Existem as falhas de gravidade, que são, geralmente, subverticais, com deslocamento horizontal entre os blocos e apresentam movimentos destral ou horário e sinistral ou anti-horário.

III. Existem dois regimes de deformação, sendo que os regimes compressivos resultam da convergência entre placas litosféricas e são responsáveis pela formação de estruturas de dimensões globais e microscópicas.

Estão corretas as afirmativas:

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1103802 Geologia

“Os minerais podem ser identificados pelas suas propriedades macroscópicas determinadas através de ensaios físicos simples”.

Fonte: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO,

M. C. M.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo:

Companhia Editora Nacional, 2009. p. 142.

Aseguir são apresentadas algumas dessas propriedades físicas macroscópicas que servem para a identificação dos minerais. Analise as seguintes afirmativas sobre tais propriedades e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O hábito cristalino é a forma habitual que os minerais apresentam em função de sua estrutura cristalina e que podem ser: laminar, prismático, fibroso, entre outros e ajuda na sua identificação.

( ) A dureza é a resistência que possui o mineral ao ser riscado e cuja classificação se dá pela escala de Mohs, baseada na dureza relativa de 10 minerais utilizados como padrões. Esse elemento também auxilia na identificação dos minerais.

( ) A transparência também auxilia na identificação e é a capacidade de permitir a passagem da luz. Isso divide os minerais em translúcidos ou opacos.

( ) A clivagem é uma propriedade macroscópica que se apresenta como planos de fratura muito regulares que refletem a presença de planos de fraqueza em determinadas direções na estrutura cristalina.

Assinale a sequência CORRETA.

Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1090894 Geologia
Considerando-se a conceituação mais aceita atualmente, o petróleo é gerado a partir
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1085625 Geologia
Os minerais são formados a partir da ligação entre diferentes elementos químicos. Estas ligações químicas podem ser principalmente de caráter iônico, covalente e metálica e a ligação ou força de Van der Waals. Cumpre destacar, que em um mineral as ligações não são puras, de um único tipo, mas uma mistura de tipos diferentes de ligações. Sendo que a contribuição maior ou menor de cada tipo de ligação depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Sobre os tipos de ligações e as caraterísticas químicas de um mineral, analise as afirmativas abaixo: I. Minerais com predomínio de ligações covalentes possuem alta dureza, são bons isolantes térmicos, alto ponto de fusão e baixo coeficiente de expansão térmica.
II. Minerais com predomínio de ligações iônicas, são geralmente incolores, possuem dureza moderada (dependendo das distâncias interatômicas), possuem elevado ponto de fusão III. Minerais metálicos, possuem alta densidade, dureza baixa a moderada, alta ductibilidade, alta condutibilidade térmica e elétrica Estão corretas as afirmativas:
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q1085624 Geologia
Os minerais são formados pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquidos cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos tridimensionais cristalinos adequados. Sobre os processos de formação de minerais, assinale a alternativa que não representa um processo correto de constituição de minerais.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: B
2: B
3: E
4: D
5: D