Questões de Concurso
Foram encontradas 5.817 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
A computação científica consiste em um conjunto de técnicas, ferramentas e teorias que englobam inteligência artificial, matemática, estatística, física e computação e que abrangem conhecimentos específicos de subáreas tais como estatística aplicada, econometria, matemática aplicada, inteligência computacional, visualização científica e biometria, sendo cada vez mais utilizada no desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas, agora no contexto da emergente agricultura digital. Nas últimas décadas, inclusive, a computação científica tem sido apontada como o terceiro pilar da pesquisa científica, junto com a experimentação e a teoria.
Agricultura de Precisão: Um Novo Olhar na Era Digital. EMBRAPA, 2024 (com adaptações).
Considerando as ideias do texto precedente, julgue o próximo item.
Entre os softwares open source mais utilizados para o desenvolvimento de novas tecnologias agrícolas estão o R e o Python, sendo o Python mais utilizado para análises estatísticas e o R mais utilizado por desenvolvedores de machine learning (aprendizado de máquina) e de inteligência artificial.
No que se refere ao melhoramento de plantas alógamas, julgue o próximo item.
A seleção recorrente intrapopulacional é conduzida para o aumento concomitante das frequências dos alelos favoráveis de duas populações.
No que se refere ao melhoramento de plantas alógamas, julgue o próximo item.
Para uma população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, se a frequência do alelo dominante for p(A) = 0,40, então, após uma geração de acasalamento ao acaso, a frequência genotípica do heterozigoto (Aa) será H = 0,24.
No que se refere ao melhoramento de plantas alógamas, julgue o próximo item.
Entre os mecanismos que promovem a fecundação cruzada, destaca-se, para o milho, a protoginia, que ocorre quando estruturas masculinas amadurecem antes das femininas.
No que se refere ao melhoramento de plantas alógamas, julgue o próximo item.
Devido ao modo de reprodução, as espécies alógamas são constituídas por uma mistura de genótipos (heterogeneidade), os quais, em grande parte, são heterozigotos (heterozigose) para a maioria dos loci.
A respeito do melhoramento de plantas autógamas, julgue o item subsequente.
No método de retrocruzamento, o genitor recorrente deve apresentar bons atributos para todas as características, exceto para aquela que será doada pelo não recorrente.
A respeito do melhoramento de plantas autógamas, julgue o item subsequente.
Ao longo das gerações, nos sucessivos ciclos de autofecundação de uma população autógama, o coeficiente de endogamia diminui.
A respeito de agroecologia e de agroecossistemas, julgue o item que se segue.
Os agroecossistemas têm capacidade de comportamento igual à vegetação natural e, assim, podem ser implantados como alternativa às áreas de reserva legal definidas pelo Código Florestal.
No que diz respeito a doenças de plantas e à disseminação de seus agentes causais, julgue o item subsecutivo.
A bactéria Bactericera cockerelli, agente causal da doença conhecida como zebra chip, é transmitida por psilídeos.
Com referência à gestão estratégica do agronegócio, julgue o item que se segue.
As economias de escopo, nos sistemas integrados de produção, ocorrem quando a produção conjunta de uma única fazenda é maior que aquilo que poderia ser produzido por duas fazendas diferentes, cada uma das quais especializando-se em um único produto ou cultivo.
Sobre as grandes culturas, assinale a afirmativa correta.
Assinale a opção que indica o princípio descrito no enunciado.
KOGAN, M. Integrated Pest Management: Historical perspectives and contemporary developments. Annual Review of Entomology, v. 43, p.243. 1998.
Sobre o manejo integrado de pragas, analise as afirmativas a seguir.
I. Dano Econômico é a quantidade máxima de injúria que justifica a aplicação de determinada tática de manejo.
II. Nível de Dano Econômico (ND ou NDE) é a menor densidade populacional do organismo nocivo que causa dano econômico.
III. Nível de Ação ou Controle (NA ou NC) é a menor densidade populacional do organismo nocivo, na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado.
Está correto o que se afirma em
Leia o texto:
“Existem muitos meios de conservar o solo, os quais, para efeito didático, podem ser classificados em três grupos representados por práticas de caráter edáfico, mecânico e vegetativo.” (Lepsch, 2002, p.161).
As práticas de caráter mecânico caracterizam-se:
(1) Afins
(2) Adjuvantes
(3) Aditivos
( ) Produtos utilizados em misturas com produtos formulados para melhorar a aplicação da calda de pulverização.
( ) Produtos empregados como desfolhantes, dessecantes, fitorreguladores, ativadores de planta, protetores, etc, ou seja, com finalidades específicas.
( ) Produtos adicionados a agrotóxicos e a produtos de controle ambiental, para melhorar sua ação, função, durabilidade, estabilidade e detecção ou para facilitar o processo de produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Acerca do sistema brasileiro de classificação e caracterização de solos, julgue o item subsequente.
O horizonte B latossólico é um horizonte mineral subsuperficial, altamente intemperizado, com dessilicificação intensa e concentração de sesquióxidos, apresenta argila 2:1, quartzo e outros minerais resistentes ao intemperismo.
Acerca dos biofertilizantes, julgue o item subsequente.
Um biofertilizante de substâncias húmicas é constituído, principalmente, por ácido húmico, ácido fúlvico e huminas, sendo obtido pela decomposição e solubilização de materiais orgânicos, seguido por hidratação e polimerização.
( ) Quanto maior a umidade relativa do ar (UR>75%), mais a cutícula perde eficiência em reduzir perdas de água, aumentando a possibilidade de penetração de moléculas de herbicidas na epiderme da folha.
( ) O aumento da temperatura, até certo ponto, facilita a absorção de herbicidas pelas plantas.
( ) Quanto maior a concentração de herbicida na calda de aplicação, maior será o fluxo através da cutícula e epiderme.
( ) Quanto maior o diâmetro de uma molécula de herbicida, maior a facilidade de penetração e de movimentação pela cutícula, bem como de absorção pela planta.
( ) Herbicidas acídicos, quando em pH neutro, têm absorção mais demorada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Diquat e paraquat.
2. Fomasafen.
3. Imazethapyr e chlorimuron.
4. Sulfosate e pyrithiobac.
5. Dicamba.
Coluna 2
( ) 6 horas ou mais.
( ) 1 hora.
( ) 4 horas.
( ) 30 minutos.
( ) 2 horas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A CTC a pH7,0 é obtida pela mistura na proporção de 1:4 entre água e solo, sendo que o pH em água do solo é elevado até 6,0. ( ) A acidez potencial do solo pode ser estimada pelo índice SMP.
( ) A CTC efetiva do solo é calculada pelo somatório do Al trocável e a soma dos cátions trocáveis (ou valor S), desconsiderando o sódio.
( ) A determinação do teor de boro se dá por meio da extração com água quente e da leitura da quantidade por colorimetria.
( ) Os teores de argila podem ser determinados pelo método da pipeta ou pelo método do densímetro, sendo o método do densímetro o mais preciso.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: