Questões de Concurso
Foram encontradas 177 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobrecarga de informações, ruídos ambientais e abertura ao diálogo são barreiras à comunicação, ou seja, elementos que interferem negativamente no processo de transmissão de uma mensagem conforme originalmente pretendido pelo emissor.
Os sistemas de classificação ABC e XYZ são importantes métodos para a adequada gestão de estoques, cabendo ao administrador, considerando-se a especificidade dos materiais a serem geridos, a análise e a seleção do sistema de classificação mais indicado, uma vez que ambos são mutuamente excludentes.
Na classificação de materiais quanto ao estado de apresentação, consideram-se como inservíveis os materiais que não possuem condições de uso, visto que sua recuperação é inviável.
Na classificação ABC de materiais, a classe C, embora abarque uma grande quantidade de itens, não representa a maior parte do valor monetário dos estoques.
Em sua teoria dos dois fatores, Herzberg concluiu que os fatores responsáveis pela satisfação profissional são distintos e não possuem qualquer relação com os fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
O ciclo PDCA é uma metodologia orientada à melhoria contínua de processos e composta por quatro etapas, as quais devem ser rigidamente seguidas, em uma sequência linear e independente.
A digitalização de documentos, para ter validade legal, deverá seguir algumas regras gerais no que se refere às tecnologias e aos procedimentos utilizados. Nesse sentido, é correto afirmar que uma dessas regras considera que deverá ser garantida a qualidade da imagem mais que a interoperabilidade entres sistemas informatizados.
Para a digitalização de conjuntos documentais compostos por plantas e mapas, os padrões técnicos mínimos que asseguram a qualidade da imagem são: 300 dpi de resolução; cor preto e branco; e formato de arquivo PNG.
O documento digitalizado pode ser entendido como o representante nato-digital da atividade de digitalização.
Após a digitalização, conforme os requisitos legais, a documentação em suporte físico deverá ser arquivada até que sejam finalizados os prazos de prescrição ou decadência estabelecidos na tabela de temporalidade e destinação final.
Os documentos digitalizados, no que se refere à sua gestão, manutenção e preservação, deverão estar submetidos a regramento semelhante ao que rege os documentos arquivísticos originais.
A tabela de temporalidade e destinação final de documentos é um instrumento de destinação que determina os prazos de guarda documental, podendo ser utilizada independentemente do Código de Classificação de Documentos, pois são instrumentos autônomos.
Em um processo de digitalização, apesar de alguns documentos não possuírem caráter permanente, tais como os nato-digitais, eles não poderão ser eliminados, devendo ser conservados pelo prazo previsto na tabela de temporalidade e destinação final de documentos.
A confiabilidade em um documento arquivístico depende do grau de fidedignidade, autenticidade e acurácia, sendo esta última relativa à capacidade que um documento tem de representar os fatos que registra.
Um documento arquivístico digital somente será assim considerado se o conteúdo informacional for estável e a forma documental fixa.
Os métodos de arquivamento de conjuntos documentais permitem a escolha entre duas classes (básicos ou padronizados), mas serão determinados unicamente pela natureza documental.
O método alfabético deve seguir regras de alfabetação e, entre os métodos de arquivamento, ele é, desde que considere o nome como elemento principal, o mais simples.
No método geográfico para arquivamento de correspondências com outros países, alfabeta-se, necessariamente nesta ordem, o nome da capital, do país e, por fim, do correspondente.
Utilizando a metodologia por assunto, o arquivamento de conjuntos documentais recorre, primariamente, à classificação por espécie documental, tais como atas, correspondências, contratos e acordos.
O método de arquivamento denominado duplex permite a abertura ilimitada de classes, mas apresenta a desvantagem, caso não seja bem elaborado, com classes bem definidas, de que o arquivamento de documentos com o mesmo assunto possa ser realizado em mais de um lugar.