Questões de Concurso

Foram encontradas 151 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2691860 Geografia

“Entendemos por domínio morfoclimático e fitogeográfico um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centenas de milhares a milhões de quilômetros quadrados de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas” (AB’SÁBER, 2003). Em relação aos domínios morfoclimáticos associados à região Nordeste do Brasil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2691859 Geografia
“A criação das cidades e a crescente ampliação das áreas urbanas têm contribuído para o crescimento de impactos ambientais negativos. No ambiente urbano, determinados aspectos culturais como o consumo de produtos industrializados e a necessidade da água como recurso natural vital à vida, influenciam como se apresenta o ambiente” (MUCELIN e BELLINI, 2008). No que se refere aos impactos ambientais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2691858 Geografia

“Os padrões de drenagem referem-se ao arranjamento espacial dos cursos fluviais, que podem ser influenciados em sua atividade morfogenética pela natureza e disposição das camadas rochosas, pela resistência litológica variável, pelas diferenças de declividade e pela evolução geomorfológica da região” (CHRISTOFOLETTI, 1980). As figuras apresentadas abaixo representam diferentes padrões de drenagem.


Imagem associada para resolução da questão



Associe os numerais contidos nas figuras com o nome dos padrões de drenagem associados. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Q2691856 Geografia

Analise a representação cartográfica abaixo que está associada aos tipos de clima que dominam o território brasileiro.


Imagem associada para resolução da questão



Relacione os números indicados no mapa com os tipos de clima no Brasil e, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691854 Geografia

“As Unidades de Conservação (UCs) são legalmente instituídas pelo Poder Público, nas suas três esferas (municipal, estadual e federal). Elas são reguladas pela Lei nº 9.985, de 2000 [...]. Estão divididas em dois grupos: as de proteção integral e as de uso sustentável” (WWF BRASIL, 2019). Considere a seguir as afirmativas relacionadas à Lei nº 9.985 de 2000, que regulamenta as UCs no Brasil, atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A Lei é intitulada Síntese Nacional das Unidades de Conservação no Brasil (SNUC).

( ) Um dos objetivos da Lei é proteger as espécies ameaçadas de extinção no âmbito regional e nacional.

( ) A categoria Parque Nacional pertence ao grupo das Unidades de Proteção Integral.

( ) A categoria Área de Proteção Ambiental pertence ao grupo das Unidades de Uso Sustentável.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2691851 Geografia

“Nas últimas décadas, tem ocorrido no Brasil uma rápida expansão das culturas de produtos agrícolas de exportação (exemplo a soja). As exportações de soja foram incentivadas pelos militares pós-64 com a finalidade de ampliar o comércio internacional do Brasil com a União Europeia e com o Japão [...]. Fenômeno semelhante ocorre com a citricultura em São Paulo. Sua rápida expansão nas décadas de 70 e 80 deveu-se, fundamentalmente, à introdução no mercado norte-americano e europeu do suco de laranja nacional [...]. O processo de internacionalização da economia brasileira revela, então, que o atual desenvolvimento do capitalismo na agricultura está marcado, sobretudo, pela sua industrialização” (OLIVEIRA, 2011). Em relação ao processo de modernização da agricultura no Brasil, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691849 Geografia

No que se refere à mundialização do capitalismo e a geopolítica mundial no fim do século XX, analise as sentenças abaixo.

I. “O desenvolvimento do capitalismo pós Segunda Guerra Mundial deve ser entendido como o processo de consolidação dos oligopólios internacionais que deu origem às __________________. Este processo teve como sujeitos principais a emergência dos __________________ como potência econômica capitalista e a transformação interna das empresas norte-americanas […]” (OLIVEIRA, 2011).

II. “A multinacionalização originou-se do processo de transformação das empresas __________________ em empresas __________________ e multinacionais, através da expansão por diferentes países via abertura de __________________ […]” (OLIVEIRA, 2011).

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Q2691847 Geografia

“A mundialização da economia capitalista gerou a segmentação do espaço econômico mundial. Esta característica geográfica se expressa no final do século XX na formação de blocos econômicos” (OLIVEIRA, 2012). Em relação ao bloco econômico Mercosul (Mercado Comum do Sul), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2691845 Geografia

Em uma atividade, uma professora de Geografia propôs que os alunos representassem a cidade em que vivem através de um “mapa mental”. Observe a figura abaixo, que é o exemplo de um mapa mental criado por um dos alunos dessa turma.



Imagem associada para resolução da questão



No que se refere à atividade de criação de mapas mentais em sala de aula, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691843 Geografia

“A Geografia ensinada foi influenciada pelas correntes do pensamento geográfico de tal maneira que, ainda no século XXI, características oriundas do tradicionalismo se perpetuam na práxis pedagógica do docente, interferindo diretamente na aprendizagem do aluno. Como componente curricular, o estudo da Geografia possibilita, mediante a alfabetização geográfica responsável, o desenvolvimento de habilidades que facilitam a compreensão do espaço geográfico de maneira consciente” (FIALHO et al., 2014). No que se refere à interface entre as correntes geográficas e a alfabetização geográfica, atribua valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas afirmativas abaixo.

( ) Na Geografia Tradicional o aluno é visto como um agente passivo, cabendo a ele decorar e memorizar o conjunto de conhecimentos significativos da cultura da humanidade previamente selecionados e transmitidos pelo professor em aulas expositivas.

( ) Na Geografia Moderna a educação é pautada na autonomia, mediação pedagógica, utilização de múltiplas linguagens e internalização significativa de experiências de aprendizagem, sendo o aluno conduzido a analisar a realidade social que o cerca na condição de agente transformador das dinâmicas históricas que perpassam a espacialidade.

( ) Na Geografia Teorética (ou Quantitativa) tem-se o professor como transmissor do conteúdo, ensinando uma Geografia escolar politizada, que visa a transformação da ordem social em busca de uma sociedade mais justa.

( ) Na Geografia Crítica tem-se o professor como detentor do conhecimento, o qual argumenta na sala de aula que as condições naturais determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2691805 História

Leia atentamente o trecho da música “Palmares 1999 – Natiruts”:

“A cultura e o folclore são meus

Mas os livros foi você quem escreveu

Quem garante que palmares se entregou

Quem garante que zumbi você matou

Perseguidos sem direitos nem escolas

Como podiam registrar as suas glórias

Nossa memória foi contada por vocês

E é julgada verdadeira como a própria lei

Por isso temos registrados em toda história

Uma mísera parte de nossas vitórias

É por isso que não temos sopa na colher

E sim anjinhos pra dizer que o lado mau é o

candomblé”.

Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao período de escravidão no Brasil e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Os portugueses que chegaram no Brasil trouxeram negros da África para o trabalho escravo nas plantações de cana-de-açúcar. Antes mesmo que o primeiro escravo desembarcado no Brasil se rebelasse, os senhores e autoridades coloniais já sabiam ser necessário controlar seu corpo e sua religião.

( ) Com as guerras contra os holandeses no Atlântico Sul, o abastecimento de escravos aos engenhos brasileiros diminuiu de forma sensível. No período de 1601 e 1625, haviam sido introduzidos cerca de 150 mil africanos escravizados na América portuguesa, no quarto de século seguinte esse volume se reduziu para uma média de 50 mil.

( ) Senhores absolutos de seus escravos, os proprietários brancos os faziam trabalhar sem descanso, à custa de castigos e torturas muitas vezes fatais. Alguns escravos, porém, conseguindo fugir do cativeiro, se escondiam pelo interior virgem do país, onde formavam comunidades livres a que se deu o nome de Quilombos.

( ) O Conselho Ultramarino Português de 1740 definiu quilombo como “toda habitação de negros fugidos que passem de cinco, em parte desprovida, ainda que não tenham ranchos levantados nem se achem pilões neles”.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2691804 História

Jacques-Bénigne Bossuet foi um bispo e teólogo francês, um dos principais teóricos da Monarquia absolutista. Segundo ele: “Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem, como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém”. (BOSSUET, 1679, apud SKOCPOL, 1985). O absolutismo e a política mercantilista eram duas partes de um sistema mais amplo, que conhecemos e denominamos de Antigo Regime. O termo foi adotado para designar o sistema cujos elementos básicos eram: o absolutismo do mercantilismo, a sociedade estamental, o sistema colonial e _______________________.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Alternativas
Q2691803 História

O conhecimento das datas supõe a compreensão de sucessões, sincronismos, convergências, intervalos, sequências. A data é sinal e não toma o lugar do fato que ela representa. Todo corte em história é uma representação, uma atribuição de sentido. Nada começa e termina absolutamente, porque não se corta o tempo (REIS, 2012).

A respeito do “Tempo e Espaço” assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2691802 História

Leia atentamente o trecho da música “Um índio – Caetano Veloso”:

“Um índio preservado em pleno corpo físico

Em todo sólido, todo gás e todo líquido

Em átomos, palavras, alma, cor

Em gesto, em cheiro, em sombra, em luz, em som

magnífico

Num ponto equidistante entre o Atlântico e o

Pacífico

Do objeto-sim resplandecente descerá o índio

E as coisas que eu sei que ele dirá, fará

Não sei dizer assim de um modo explícito.”

A música "Um índio" é uma poesia que faz referência aos povos indígenas e sua resistência a dominação dos europeus.

A respeito deste tema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691799 História

O projeto iluminista esteve associado também a autores como Montesquieu (1689-1755), Rousseau (1712-1778), Kant (1724-1804), e aos empiristas ingleses Locke (1632-1704) e Hume (1711-1776). A liberdade individual se torna o centro da discussão sobre política, à medida que a filosofia política iluminista promovia a centralidade dos direitos individuais, diferenciando os compromissos dos antigos e medievais da ordem e hierarquia (MELLO; DONATTO, 2011). Considere a seguir as afirmativas relacionadas ao Iluminismo e atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Podemos afirmar que o iluminismo teve sua primeira expressão teórica em fins do século XVII, com o inglês John Locke, que foi considerado o pai do liberalismo. Este pensador estava preocupado em alterar pensamentos e a concepções.

( ) O pensamento de John Locke influenciou muitos dos intelectuais europeus, que também discordavam da situação política do continente. É na França onde o pensamento liberal encontrou grande aceitação e divulgação de seus ideais e propostas.

( ) Em meados do século XVII surgiu na França, palco de problemas econômicos, religiosos, políticos e sociais, o pensamento Iluminista que, defendendo o domínio da razão sobre a visão teocêntrica embasava-se fortemente nos ideais do liberalismo e o fim do regime absolutista.

( ) Rousseau se destacou entre os filósofos por suas críticas ao processo de evolução social. As principais ideias de Jean Jacques Rousseau eram pela liberdade parcial do homem, sendo que o filósofo defendia que o homem deveria ser livre para agir e pensar embasado nos ideias religiosos da época.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2691798 História

Para Philipe Ariès, a “dimensão diacrônica” do tempo é percebida quando se constata a diferença entre o ontem e o hoje e o objetivo da pesquisa histórica é a explicação dessa diferença. O autor e historiador Lucien Febvre sustenta que a função da História é explicar o mundo ao mundo, organizar o passado em função do presente, o que significa que o historiador se dirige ao presente, a seus contemporâneos. O tempo da históriaproblema seria um tempo de diálogo, de aproximação, observação e comunicação (REIS, 2012).

É através da área de Ciências Humanas e do ensino de História que os alunos podem desenvolver a capacidade de observação de diferentes indivíduos. A respeito do ensino de História, baseado na BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691796 História

“A relação passado/presente não se processa de forma automática, pois exige o conhecimento de referências teóricas capazes de trazer inteligibilidade aos objetos históricos selecionados. Um objeto só se torna documento quando apropriado por um narrador que a ele confere sentido, tornando-o capaz de expressar a dinâmica da vida das sociedades. Portanto, o que nos interessa no conhecimento histórico é perceber a forma como os indivíduos construíram, com diferentes linguagens, suas narrações sobre o mundo em que viveram e vivem, suas instituições e organizações sociais” (BNCC, 2017, p. 395).

No que se refere à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e suas competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental em História, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2691795 História

No livro “A transição do Feudalismo para o Capitalismo” o autor Rodney Hilton escreve em seu artigo: “Capitalismo – O que representa esta palavra?”, algumas das ideias do sociólogo Karl Marx e de como ele entendia a palavra “Capitalismo primitivo”:

Acreditava ele que as instituições sociais e políticas, as ideias e conquistas de qualquer sociedade derivam realmente de seu modo de produção. A renda feudal paga pelo camponês ao terratenente, quer em trabalho, espécie ou dinheiro, é análoga a mais-valia que o capitalista tira do assalariado. A renda do solo no capitalismo não é a principal fonte de rendimentos da classe dominante. É apenas um superlucro extraído pelo terratenente do fazendeiro capitalista em virtude de seu monopólio de uma força da natureza, a terra. (HILTON, 1997).

A respeito da transição do Feudalismo para o Capitalismo, leia as alternativas abaixo e assinale a incorreta.

Alternativas
Q2691793 História

De 1974 em diante, nas condições relativamente favoráveis criadas pela distensão lenta, segura e gradual, comandada pelo general Geisel, haveria um reflorescimento lento das esquerdas moderadas e democráticas na sociedade. A mudança da ditadura não fora em uma noite. Mas, triunfaria algum dia pela manhã confirmando a profecia do poeta Thiago de Melo: “Faz escuro, mas eu canto, porque a manhã vai chegar.” Em 1979 a manhã chegou, finalmente (REIS, 2005). Em relação ao período citado acima, atribua valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 

( ) Em 1979, já na administração Figueiredo, o Congresso aprovou a anistia, que, embora limitada, permitiu a reintegração à vida pública de políticos exilados e de ativistas de esquerda punidos pelo Regime Militar.

( ) A Reforma Partidária ocorrida nesse período, fim do bipartidarismo, representou importante avanço no processo de liberalização, mas foi também uma estratégia do Governo para dividir a oposição e assim manter a transição sob controle.

( ) Entre diversas decisões de natureza econômica, podemos citar o AI-8 que estabeleceu uma liberdade aos Estados, Distritos Federais e Municípios, com mais de 200.000 habitantes, para fazer reformas administrativas por Decreto-Lei.

( ) O agravamento dos problemas externos deixados pelo governo de Geisel obrigou a equipe econômica de Figueiredo, seu sucessor, a mudar radicalmente a política econômica. Uma tentativa de reajuste econômico foi pela primeira vez implementada.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Q2691628 Inglês

Considere o fragmento inicial de um texto publicado na internet. Utilize-o para responder as questões 32, 33 e 34 a seguir.

A WHOLE NEW WORLD: A TWISTED TALE BY LIZ BRASWELL SHOWS US A WHOLE NEW AGRABAH

March 24, 2019

Madeleine

A Whole New World is the first book in the Twisted Tales series. At the time of writing, the series consists of five titles published over the past four years, with the sixth due in April 2019. Each of the novels is standalone, meaning you can read whichever stories intrigue you the most in whichever order you feel like. For reviewing purposes, I will be reading the full series in chronological order of publication, and I will be completely honest and spoiler-free in letting you know what I thought!

A Whole New World by Liz Braswell follows an alternate plotline of what would have happened if, at the mouth of the Cave of Wonders, Aladdin had passed the magic lamp to the villain Jafar, granting him the power of the Genie… and the reign of Agrabah. This triggers the rise of a terrifying dictatorship, prompting a revolution on the streets of Agrabah led by slick army of Street Rats.

Did it show me the world? Most definitely. Was it shining, shimmering, splendid? Read on. (...)

WOW News Today. (adaptado)

As palavras em inglês “series”, “novels”, “chronological” e “revolution” são muito semelhantes, na escrita, com as respectivas palavras em português “série”, “novelas”, “cronológico (a)” e “revolução”. Uma delas, no entanto, é um falso cognato, pois seu significado não equivale ao da palavra de escrita similar em português.

Assinale a única alternativa que apresenta um falso cognato.

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: D
6: D
7: A
8: C
9: C
10: B
11: B
12: A
13: D
14: C
15: D
16: B
17: A
18: D
19: C
20: D