Questões de Concurso

Foram encontradas 35 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2434127 Pedagogia

Ao aprender sobre a história do Brasil, o aluno não deve apenas decorar datas e nomes de personagens históricos, mas entender sobre o contexto, as causas e as consequências dos fatos, bem como sua relação com a atualidade. Assim, ele significará o objeto de conhecimento da história do Brasil, tornando-o mais relevante e significativo para a sua formação. Em relação ao exemplo citado, ser protagonista do seu próprio processo de aprendizagem significa dizer que o aprendiz é o:

Alternativas
Q2434110 Pedagogia

Diante de todos os fatores que a criança necessita, o “cuidar” e o “educar” são dois elementos essenciais e significativos para o crescimento e o desenvolvimento infantil. São meios integrados e essenciais na prática pedagógica. Eles são fatores que contribuem diretamente no desenvolvimento integral da criança e mediam a autonomia dos mesmos.


(BRASIL, 1998.)


Sobre o “educar”, está correto o que afirma em:

Alternativas
Q2434109 Pedagogia

Método é o processo para se atingir um determinado fim ou para se chegar ao conhecimento através de pesquisas, sondagem e análise, criando puma didática para gerar motivação na busca do conhecimento. E para que assim seja alcançada a meta do ensino-aprendizagem. Galliano (1979) conclui que método é o “conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim”. Isso se refere ao método favorecer o hábito de pesquisar e estudar. Sobre os métodos e as teorias pedagógicas empregadas no decorrer da história da alfabetização e letramento no Brasil, relacione adequadamente as colunas a seguir.


1. Fônico.

2. Sintético.

3. Analítico.


( ) Um dos seus métodos, o “alfabético”, evidencia primeiro que será reconhecida letra por letra e depois se faz a formação de sílabas que serão separadas por hífen; assim bê – a = ba; bê – e = be. Este método foi amplamente utilizado no século XX. Consistia em apresentar partes mínimas da escrita, as letras do alfabeto que, ao se juntarem umas as outras, formavam as sílabas ou partes que dariam origem às palavras.

( ) Técnica conhecida e reconhecida em todo o mundo; em muitos países da Europa é empregada como método- -base para a alfabetização, sendo fundamentada no aprendizado da associação do uso de sons. Requer muitos exercícios que estarão sempre ligados à descoberta do som e à introdução à grafia. A criança identificará a letra ou as palavras através do som pronunciado e a princípio dará a ela o nome do som da sílaba.

( ) Conhecido como um dos seus métodos de “palavração”; tem como ênfase a palavra, que é decomposta em sílabas separadas, para que sejam conhecidas e depois ajudar na formação de outras palavras. Esta decomposição não é sugerida antes que a criança tenha domínio da palavra, para que não use o método de memorização silábica e, sim, o do conhecimento gráfico-visual. Não é seguida uma sequência e, sim, palavras do convívio social das crianças.


A sequência está correta em

Alternativas
Q2434108 Pedagogia

Os conceitos de criança e de infância foram construídos no processo histórico da sociedade e continuam sendo “construídos historicamente e refletem os valores presentes na sociedade em diferentes períodos”.


(BERNARTT, 2009, p. 2.)


Esta afirmação nos leva a refletir a forma que os contextos sociais, econômicos, culturais e políticos exerceram sua influência diretamente no processo de construção destes conceitos e que, para além disto, as concepções acerca da infância continuam sendo aprimoradas a cada momento. Sobre o trajeto histórico para construção do conceito da infância e, considerando os fatos ocorridos na Idade Média, analise as afirmativas a seguir.


I. Os recém-nascidos só vêm ao mundo ou só eram recebidos na sociedade em virtude de uma decisão do chefe da família; a contracepção, o aborto, o enjeitamento das crianças de nascimento livre e o infanticídio do filho de uma escrava eram práticas usuais e perfeitamente legais.

II. As vestimentas que a criança tinha acesso eram aquelas que já saíram de moda, isto é, as túnicas longas que eram usuais nos séculos anteriores, mas que não possuíam mais valia. As crianças usavam os trajes adultos que não lhes eram mais úteis, pois ainda não haviam sido pensados nos trajes específicos para estes seres.

III. As crianças pequenas não tinham função social antes de trabalharem. Aquelas que eram pobres assim que cresciam eram inseridas no mundo do trabalho, sem qualquer diferenciação entre adultos e crianças. As crianças nobres tinham seus educadores e eram vistas como miniaturas dos adultos e deveriam ser educadas para o futuro.

IV. Com o surgimento do “sentimento de família” fortemente marcado pela necessidade e desejo de privacidade, pelo nascimento do capitalismo e a propriedade privada, a criança passa a ser responsabilidade dos pais e também dona e herdeira das riquezas, misérias e valores sociais, e deverá ser cuidada e resguardada para garantir a sucessão dos bens acumulados pela família.


Está correto o que se afirma apenas em

Alternativas
Q2434107 Pedagogia

O trabalho com a linguagem se constitui como um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar; escutar; ler; e, escrever.


(MELLO; MILLER, 2008.)


De acordo com o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (BRASIL, 1998), nas sociedades letradas, as crianças, desde os primeiros meses, estão em permanente contato com a linguagem escrita. É por meio deste contato diversificado em seu ambiente social que as crianças descobrem o aspecto funcional da comunicação escrita, desenvolvendo interesse e curiosidade por esta linguagem.


Considerando que para favorecer as práticas de escrita algumas condições são consideradas como essenciais, assinale a INCORRETA.

Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: C