Questões de Concurso

Foram encontradas 29 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3045068 Conhecimentos Gerais
A cultura popular é a expressão mais legítima e espontânea de um povo, e fazem parte da cultura popular diversas danças. Leia o texto que segue:

As danças ______________, transmitidas de geração em geração, contribuem para a construção da identidade de um povo. A _______________, por exemplo, é uma dança caipira de origem indígena (cateretê), realizada só por homens e caracterizada pelo ritmo marcado por palmas e ___________ dos pés.

As palavras que completam coerentemente as lacunas são, respectivamente: 
Alternativas
Q3045067 Conhecimentos Gerais
Cada tipo de lixo deve ser descartado em local apropriado, por exemplo, a lixeira azul é para descartar os papéis, a lixeira amarela é para descartar os metais. Marque a alternativa CORRETA quanto à cor da lixeira que serve para o descarte de copos plásticos de água ou cafezinho.
Alternativas
Q3045050 Português
Imagem associada para resolução da questão



Analise as afirmativas tendo em vista as ideias que se podem inferir do texto.

I. A frase “Está brincando” foi a forma pela qual Hagar optou para responder que não era a primeira vez que ia consultar.
II. Hagar disse e a recepcionista entendeu que ele foi o carpinteiro que construiu a casa de campo do doutor.
III. A recepcionista entendeu, pela fala de Hagar, que ele foi o carpinteiro que construiu a casa de campo do doutor.
IV. Hagar, na verdade, quis dizer que já pagou por tantas consultas que possibilitou ao doutor construir uma casa de campo.
V. A pergunta da recepcionista, no primeiro quadro, deixa claro que ela não conhecia Hagar.

Estão CORRETAS as afirmativas
Alternativas
Q3045046 Português
Imagem associada para resolução da questão


Analise as afirmativas a seguir, tendo em vista as informações veiculadas no mapa.

I. O Estado de Minas Gerais compõe a região em que se concentra o maior número de leitores.

II. A porcentagem de mulheres leitoras, no Brasil, é maior que a porcentagem de homens leitores.

III. O número de leitores da região Nordeste representa o dobro do número de leitores da região Sul.

IV. As regiões Norte e Centro-oeste do Brasil apresentam o mesmo número percentual de leitores.

V. A soma dos leitores das regiões Sul e Nordeste é igual à soma dos leitores da região Sudeste.


Estão CORRETAS as alternativas 
Alternativas
Q3044046 Conhecimentos Gerais
A “malandragem” e a “vadiagem” podem representar uma manifestação de resistência à exploração de trabalho. No período colonial, por exemplo, os indígenas fugiam porque não queriam trabalhar para os portugueses (e não porque eram malandros!). Qual das afirmativas a seguir está de acordo com o conceito de “malandragem”?  
Alternativas
Q3044039 História
O Brasil pertenceu a Portugal. As pessoas que aqui moravam produziam açúcar, algodão e tabaco, e procuravam ouro e diamantes. Qual das afirmativas a seguir representa esse período histórico?
Alternativas
Q3044016 Noções de Informática
O campo do e-mail destinado à realização de uma cópia oculta é
Alternativas
Q3044014 Noções de Informática
Para manter o computador livre de ameaças de vírus, é importante seguir boas práticas de utilização. São consideradas boas práticas:  
Alternativas
Q3044011 Noções de Informática
No painel de controle, é possível alterar a data e a hora do computador de maneira manual. Porém, existe uma maneira automatizada de manter a hora e data do computador atualizadas, a partir de uma opção que se baseia em um servidor. Essa opção é denominada horário  
Alternativas
Q3044008 Noções de Informática
No Microsoft Windows 11, nas configurações, aba “sistema” e opção “tela”, existe a opção de utilizar a “luz noturna”. Essa configuração proporciona a exibição de cores  
Alternativas
Q3044000 Raciocínio Lógico

Considere as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas. 


Imagem associada para resolução da questão


A sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo, é: 

Alternativas
Q3043961 História
A independência do Brasil não se resumiu apenas ao chamado Grito do Ipiranga, ocorrido em 7 de setembro de 1822. Esse acontecimento fez parte de um processo de questionamento do poder da Monarquia Hereditária e da dominação das metrópoles sobre suas colônias. Em nosso país, a Inconfidência Mineira e demais rebeliões coloniais foram exemplos da tensão na luta por direitos políticos. Sobre o processo de independência do Brasil e a política mineira, pode-se concluir:
Alternativas
Q3043958 Geografia
INSTRUÇÃO: Analise o mapa a seguir. A regionalização corresponde à divisão oficial do IBGE, sendo a região 1 o Norte, 2 o Centro-Sul e 3 o Nordeste.

Imagem associada para resolução da questão



Disponível em: https://questoes.grancursosonline.com.br/questoes-de-concursos/geografia/904805. Acesso em: 15 abr. 2023. 


Sobre as regionalizações, faça a CORRETA associação da segunda coluna à primeira:


1- A região geoeconômica da Amazônia 
2- A região geoeconômica do Centro-Sul
3- A região geoeconômica do Nordeste


( ) É a região mais populosa, a mais industrializada e a que tem o maior PIB do Brasil. Muito diversificada em relação às suas atividades econômicas, com base econômica pautada na agricultura de exportação e indústria. Compreende todos os estados da região Sul e Sudeste.

( ) É a segunda região mais populosa do Brasil e a que possui alto volume produtivo. Inclui todos os estados da macrorregião Nordeste e o Norte de Minas Gerais. Por ter características físicas muito distintas, essa região geoeconômica é dividida em cinco subregiões. 

( ) É uma região que possui características físicas diversificadas, sua economia é baseada em extrativismo animal, vegetal, mineral e agropecuária, em alguns locais. Parte do minério de ferro do Brasil advém de uma multinacional localizada nessa região, especificamente na serra dos Carajás.

A associação CORRETA, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3043867 Enfermagem
Para as crianças de 0 a 10 anos é de suma importância a avaliação do desenvolvimento. Após a realização de tal atividade, é necessário que alguma conduta seja orientada à mãe/ao cuidador. Considere as afirmativas a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A ausência de um ou mais marcos do desenvolvimento para a faixa etária da criança é um sinal de alerta. Nesse caso, devem ser dadas orientações à mãe/ao cuidador sobre a estimulação da criança.

( ) A identificação de um perímetro cefálico < -2 escores Z ou > +2 escores Z refere-se a um desenvolvimento esperado para toda e qualquer criança, sendo assim, não requer nenhum tipo de encaminhamento.

( ) A identificação de uma ou mais alterações nos marcos do desenvolvimento da criança exige a marcação de consulta com retorno em 30 dias para reavaliação.

( ) Os marcos do desenvolvimento, quando adequados à faixa etária da criança, é motivo de elogio à mãe/ao cuidador e de informação sobre os sinais de alerta. Caso surja algum, deve-se retornar à eSF para nova consulta em até 60 dias.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.  
Alternativas
Q3043866 Enfermagem
No Código de Ética da Enfermagem, regido pela Resolução n.º 564 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), é feita referência às penalidades impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n.º 5.905, de 12 de julho de 1973. Considerando esse assunto sobre as penalidades, correlacione a segunda coluna à primeira.


1. Advertência verbal.
2. Multa.
3. Censura.
4. Suspensão do exercício profissional.
5. Cassação do direito ao exercício profissional. 


( ) Consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que é registrada no seu prontuário, na presença de duas testemunhas.

( ) Consiste na obrigatoriedade de pagamento de 1 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento. 

( ) Consiste em repreensão, divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

( ) Consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa), divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores. 

( ) Consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos, divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando a correlação estabelecida de cima para baixo.  
Alternativas
Q3043863 Enfermagem
Para ampliar a procura por serviços de saúde entre os homens, foi regulamentada, em 2021, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH). O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde da população masculina brasileira, contribuindo de modo efetivo para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população por meio do enfrentamento aos fatores de risco e vulnerabilidades. A PNAISH é desenvolvida a partir de cinco eixos temáticos. Assinale a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q3043862 Enfermagem
A Política Nacional de Saúde Mental é uma ação do governo federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, que compreende estratégias e diretrizes para organizar a assistência às pessoas com necessidades de tratamento e cuidados específicos em saúde mental. O público assistido são pessoas com necessidades relacionadas a transtornos mentais, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, transtorno afetivo bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo etc., e pessoas com quadro de uso nocivo e dependência de substâncias psicoativas, como álcool, cocaína, crack e outras drogas. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir.


I - A reabilitação psicossocial é tida como um conjunto de ações que buscam o fortalecimento, a inclusão e o exercício de direitos de cidadania de pacientes e familiares, mediante a criação e o desenvolvimento de iniciativas articuladas com os recursos do território nos campos do trabalho, habitação, educação, cultura, segurança e direitos humanos.

II - O Hospital Dia é o local onde ocorre a assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial, para que sejam realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos, que requeiram a permanência do paciente, que não possui aporte familiar, na unidade por um período máximo de 36 horas.

III - O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atende voluntária e gratuitamente as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188 – linha telefônica fixa ou celular), e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

IV - Os Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias ou casas destinadas a cuidar de pacientes com transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência e que não possuem suporte social e laços familiares; além disso, o serviço pode acolher pacientes com transtornos mentais que estejam em situação de vulnerabilidade pessoal e social, como, por exemplo, os moradores de rua.


Estão CORRETAS as assertivas
Alternativas
Q3043757 Noções de Informática
Qual é a função do cache do navegador?
Alternativas
Q3043741 Farmácia
As análises coprológicas são úteis como ferramenta diagnóstica para subsidiar diagnósticos e a escolha correta de tratamentos para pacientes com suspeita de parasitoses intestinais. As orientações adequadas sobre prevenção e educação sanitária constituem ferramentas de sucesso para a diminuição do índice das doenças parasitárias na comunidade. Esse papel de educador sanitário deve ser responsabilidade de cada um dos profissionais de saúde, inclusive do farmacêutico.

ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.


Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.


PORQUE


II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: E
5: C
6: D
7: D
8: D
9: D
10: C
11: C
12: B
13: B
14: A
15: C
16: A
17: E
18: D
19: A
20: A