Questões de Concurso

Foram encontradas 1.677 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2499204 Comunicação Social
Acessibilidade digital é um conceito importante no desenvolvimento de conteúdo e interfaces que possam ser utilizados por todos os usuários. No Brasil, de acordo com Censo de 2010, há aproximadamente 45 milhões de pessoas que apresentam pelo menos uma das deficiências investigadas. Portanto, ao desenvolver site para determinado órgão público, é fundamental promover recursos de acessibilidade.

Para que não existam barreiras digitais nas páginas web, recomenda-se que: 
Alternativas
Q2499202 Comunicação Social
A preparação prévia para o enfrentamento de crises é condição sine qua non para evitar danos à imagem corporativa. Dessa maneira, o gabinete de Gerência de Crise precisa se planejar a fim de rastrear possíveis problemas em todas as fases de produção de um produto, por exemplo. Isso significa que, desde a cadeia de insumos até o consumidor final, tudo será checado. Apesar disso, crises de naturezas distintas possam surgir, e é necessário saber como proceder.

Nesse momento, as equipes de Gerência de Crise e Comunicação devem atuar de forma integrada, pois:
Alternativas
Q2499200 Relações Públicas
A respeito da administração da comunicação institucional, a autora Margarida Maria Krohling Kunsch, na obra “Relações Públicas e Modernidade. Novos paradigmas na comunicação organizacional”, ressalta que:

“os profissionais de relações públicas planejam e executam a comunicação para a organização como um todo ou ajudam setores dela a se comunicarem. Eles administram o movimento de mensagens para dentro da organização quando, por exemplo, conduzem uma pesquisa sobre o conhecimento, as atitudes e os comportamentos dos públicos e, em seguida, orientam os executivos sobre como tornar as políticas e ações aceitáveis para todos os públicos. Eles podem administrar o movimento de mensagens para fora da organização ao ajudar os executivos a decidir como explicar uma política ou uma ação para um público e então escrever uma informação ou um comunicado para tanto” (KUNSCH, 1997, pg. 119).

A alternativa que indica, respectivamente, um canal de comunicação voltado para o público interno e um voltado para o público externo (onde se incluem os stakeholders) é: 
Alternativas
Q2499199 Comunicação Social
Imagine que determinada assessoria de instituição pública brasileira resolveu veicular peças de comunicação única e exclusivamente em redes sociais. A decisão foi tomada partindo-se do pressuposto de que os usuários de mercados emergentes têm no aparelho celular sua primeira e única fonte de acesso (mobile-first e mobile-only). No entanto, a proposta sofreu críticas e não foi adiante.

Daí se infere que tais críticas se justificam na medida em que:
Alternativas
Q2499198 Comunicação Social
A Administração Pública brasileira dispõe de mecanismos para evitar abusos no uso da publicidade institucional. É a própria Constituição Federal, no artigo 37, que consagra a publicidade lado a lado com a legalidade, impessoalidade, moralidade e a eficiência. Imagine agora que um veículo institucional de comunicação, ao invés de divulgar os atos da Administração Pública de modo impessoal, promoveu o nome e a imagem de um servidor público.

Nesse caso, a linha que demarca o dever de informação e a promoção pessoal foi cruzada, pois: 
Alternativas
Q2499197 Comunicação Social
Muitos acabam por confundir pesquisa de mercado com a simples aplicação de questionários junto ao público que compõe o nicho de atuação da empresa. Suponha agora que a assessoria de comunicação integrada na qual você trabalha precisa conhecer e monitorar o mercado consumidor. A pesquisa de mercado tem, dentre outros, o objetivo de, avaliar ações de marketing e satisfação dos consumidores, bem como testar produtos e estratégias.

Com o propósito de avaliar a eficiência da comunicação e percepção da qualidade do produto, temos: 
Alternativas
Q2499194 Comunicação Social
A escolha estratégica e tática das ferramentas de comunicação em um planejamento de marketing é de suma importância. Imagine agora que é necessário apresentar um novo produto lançado por uma empresa. Desse modo, o marketing definiu as ferramentas responsáveis pela promoção e as dividiu em três grupos: principais, complementares e inovadoras. Dentre os grupos, definiu respectivamente: marketing direto, folhetos, marketing viral.

A partir dos objetivos a serem atingidos, os critérios para escolha estratégica e tática das ferramentas citadas acima devem observar:
Alternativas
Q2499192 Comunicação Social
Após fazer módulo de curso de media training voltado para aprimoramento de pessoas que já atuam como porta-vozes institucionais, é chegado o momento de colocar os conhecimentos recém-adquiridos em prática. No módulo acima mencionado, foram transmitidos conhecimentos que devem ser aplicados em entrevistas concedidas a empresas de radiodifusão. Houve uma solicitação de entrevista exclusiva para uma emissora de rádio de expressiva audiência local, com programação voltada para o gênero popular.

A fim de se comunicar com propriedade com o público-alvo da emissora e ao mesmo tempo trazer retorno positivo para a instituição, o porta-voz precisa atentar para o uso de: 
Alternativas
Q2499191 Jornalismo
Um estagiário foi contratado para ser o responsável técnico pela execução da primeira etapa de realização do clipping eletrônico de uma organização. A tarefa consistirá em efetuar o acompanhamento diário de temas que envolvam direta e indiretamente a organização. Desse modo, o estagiário vai navegar na Internet para verificar o que foi publicado em sites informativos. A partir daí, espera-se dele um trabalho de seleção do material que vai compor o clipping eletrônico com uso de aplicativo que permita recorte de formato livre, captura de telas de página inteira, captura retangular e salvamento. O estagiário está utilizando sistema operacional Windows 10 ou superior e sabe que existe uma ferramenta nativa que permite cumprir o objetivo.

O aplicativo que vai auxiliar nessa etapa de produção do clipping eletrônico é conhecido como:
Alternativas
Q2499189 Comunicação Social
A dinâmica de produção e distribuição de release se modificou a partir do advento da Internet e das redes sociais. Tanto é que, a fim de marcar essa diferença, alguns autores passaram a classificar essa ferramenta de comunicação como old e new press release. Outrora as assessorias de comunicação distribuíam releases e dependiam do interesse dos jornalistas em aproveitá-los; o mecanismo de controle de eficiência residia na confecção e análise de clipping. Atualmente o Social Media Release, ou new release, passa a conjugar elementos do old release com a dinâmica e interatividade das redes sociais; o mecanismo de controle de eficiência reside em aspectos como atitude, opinião e comportamento.

Outra mudança que diz respeito às assessorias de comunicação e aos jornalistas está no pitching, ou follow-up, pois:
Alternativas
Q2499188 Comunicação Social
Certa empresa contemporânea situada na Zona Franca de Manaus produz televisores. Importante destacar que, além da inovação tecnológica presente na linha de montagem, a empresa é adepta de uma teoria administrativa intitulada “Teoria das Relações Humanas”. De cunho motivacional, ela foi formulada pelo psicólogo e pesquisador Elton Mayo, há aproximadamente um século. Em linhas gerais, ela propõe uma abordagem “humanística”, de modo que os trabalhadores tenham segurança, prestígio e autorrealização no ambiente profissional.

Com a finalidade de valorizar e reconhecer o esforço dos funcionários no ambiente organizacional e, ao mesmo tempo, destacar por associação a qualidade dos produtos ali desenvolvidos, a empresa mencionada acima deveria utilizar o seguinte veículo informativo:
Alternativas
Q2499187 Comunicação Social
A criação de um perfil comercial no Instagram pode ser uma boa estratégia de marketing para a empresa conseguir novos clientes. Essa plataforma possui mais de dois bilhões de usuários ativos no mundo, configurando-se, assim, como uma das redes sociais mais populares. A empresa na qual você trabalha resolveu utilizar o Instagram como veículo de comunicação digital externo.

Com o objetivo de conseguir seguidores e não perder os que conquistou, é primordial:
Alternativas
Q2499186 Comunicação Social
O assessor de imprensa de uma autarquia federal está diante de uma crise institucional e precisa se posicionar. A informação a ser prestada possui relevante interesse público. Além de agir de forma transparente, o tratamento dispensado aos veículos de imprensa precisa também ser equânime.

Assim, o assessor de imprensa deve:
Alternativas
Q2499185 Jornalismo
Em um evento organizacional, será realizada uma sessão com três convidados. A sessão será transmitida em tempo real pelo canal da empresa organizadora via plataforma de rede social. Os convidados estarão sentados em sofás alinhados horizontalmente, a três metros de distância cada um. Objetiva-se uma captação com qualidade, ou seja, que as vozes dos três fiquem em primeiro plano, niveladas, com mínimo ruído de fundo e perfeitamente audíveis.

Nesse caso, para atender ao objetivo traçado, a organização do evento deverá providenciar, de mesma marca e modelo, microfone:
Alternativas
Q2499184 Jornalismo
“(...) publicar na web implica uma nova arquitetura e propõe uma estrutura piramidal por camadas. A arquitetura sugerida pelo autor evolui em seis camadas de informação: uma primeira com o resumo do assunto; uma segunda com versões alargadas de alguns dos elementos dominantes, mas organizadas como elementos autônomos; um terceiro nível de informação com mais documentação de vários tipos sobre o assunto em análise; um quarto nível de enquadramento, com referências a outras investigações no campo de investigação; um quinto nível pedagógico, com proposta para discussão do tema nas aulas; por fim, a sexta e última camada com as reações dos leitores e suas discussões com o autor” (BARBOSA, Suzana. Jornalismo digital de terceira geração. Labcom. Pg. 30, 2007.)

Para um trabalho de webjornalismo, foi decidido que o editor organizará a notícia em vários blocos de textos ligados através de links. A reportagem terá, então, uma estrutura multimídia dividida em seis camadas, a fim de que a experiência do usuário seja pautada na autonomia para a escolha dos percursos informativos.

A preocupação com a disponibilização da sexta camada é paradigmática na relação entre emissor e receptor, que contará com mecanismo de:
Alternativas
Q2499183 Comunicação Social
O programador visual de uma assessoria de comunicação precisa elaborar uma campanha institucional voltada para conscientização dos funcionários quanto às rotinas de prevenção de doenças decorrentes de lesões por esforço repetitivo no ambiente de trabalho. Cartaz em diagramação vertical foi escolhido como mídia primária para comunicação com o público em questão. Levando-se em consideração o sentido de leitura no ocidente, da esquerda para a direita, diagonalmente, é possível determinar áreas de maior e menor foco visual para dispor os elementos em composição simétrica.

Suponha que o lado superior esquerdo da página receberá o número 1; o lado superior direito, o número 2; o lado inferior esquerdo, o número 3; e o lado inferior direito, o número 4.

Se dispusermos as áreas em ordem decrescente de percepção visual (da maior para a menor), obteremos a seguinte sequência:
Alternativas
Q2499182 Comunicação Social
Em 14 de agosto de 2018, foi promulgada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), cujo artigo primeiro estabelece:

“Esta Lei dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade e o livre desenvolvimento da pessoa natural”.

Um debate público surgiu a partir daí, pois existia, nas empresas jornalísticas, o receio de que a referida lei pudesse ser empregada para tolher a liberdade de expressão e comunicação. O movimento regulatório de proteção de dados pessoais tem o objetivo, dentre outros, de evitar abusos nos tratamentos de dados. Contudo, há ponderações de que tal movimento não pode ser utilizado como forma de censura ou limitação do exercício da liberdade de imprensa.

Desse modo, é correto afirmar que:
Alternativas
Q2499181 Comunicação Social
Ao observarmos o jornalismo contemporâneo brasileiro, é possível distinguir categorias discursivas de, pelo menos, cinco gêneros: informativo; interpretativo; opinativo; diversional; utilitário. O último, em particular, pode ser qualificado como “jornalismo de serviço” e pode ser observado de forma recorrente na imprensa diária. Para aumentar o grau de apreensão da informação assim categorizada, certo recurso de redação pode ser empregado em textos radiofônicos factuais quando o acontecimento apresenta características “de serviço”.

Dessa maneira, tendo como base os manuais de redação e estilo, é recomendado:
Alternativas
Q2499180 Comunicação Social
O editor de um telejornal de Mato Grosso do Sul precisa definir qual reportagem será o destaque da edição vespertina da primeira sexta-feira do mês de março. Para tanto, ele utilizou critérios de noticiabilidade como “proximidade geográfica”, “atualidade” e “consequências”.

O título que conjuga os três critérios estabelecidos pelo editor é:
Alternativas
Q2499179 Comunicação Social
Com o propósito de hierarquizar dados para posterior montagem de espelho de programação, foram estabelecidos quatro indexadores, elencados a seguir em ordem alfabética: editoria; lead flash; retranca; tags (5 palavras).

Quanto ao nível de detalhamento de informações, os indexadores são organizados em ordem crescente, a saber:
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: D
4: E
5: E
6: A
7: B
8: A
9: E
10: C
11: E
12: B
13: E
14: A
15: B
16: B
17: D
18: A
19: B
20: B