Foram encontradas 5.950 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q4355712 Radiologia
Com base nas normas que regem a conduta e as responsabilidades dos profissionais inscritos no sistema CONTER/CRTRs, analise as afirmativas sobre o Código de Ética dos Profissionais das Técnicas Radiológicas e identifique-as como Verdadeiras (V) ou Falsas (F).
(__) É dever do tecnólogo, técnico e auxiliar de radiologia manter o segredo profissional, sendo vedada a revelação de fatos de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão, exceto por justa causa ou dever legal.
(__) O profissional das técnicas radiológicas tem o direito de recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência legal, bem como procedimentos em que as condições de trabalho não garantam a sua segurança e radioproteção.
(__) É permitido ao profissional divulgar, fora do meio científico, métodos ou processos terapêuticos e diagnósticos que não estejam expressamente validados e homologados pelos órgãos competentes.
(__) Constitui infração ética deixar de cumprir, sem justificativa, as deliberações e convocações emanadas pelo sistema CONTER/CRTRs, ou deixar de manter seus dados cadastrais atualizados perante o conselho regional.
(__) No exercício de suas funções, o profissional pode delegar a estudantes em estágio supervisionado a responsabilidade total e isolada pela execução de exames radiográficos com emissão de feixe de radiação, sem a presença do supervisor de estágio na sala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo: 
Alternativas
Q4355711 Radiologia
A RDC nº 611/2022 - ANVISA e as diretrizes estaduais da Vigilância Sanitária de Santa Catarina estabelecem regras rígidas sobre a presença de acompanhantes na sala de exames e o uso de vestimentas plumbíferas. No que diz respeito à segurança desse público e dos pacientes, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q4355710 Radiologia
Antes de solicitar um exame radiográfico, o médico tem o dever de avaliar rigorosamente se a realização daquele procedimento trará um benefício real para o diagnóstico ou tratamento do paciente que supere o risco biológico causado pela radiação. Essa conduta atende diretamente a qual princípio fundamental de proteção radiológica? 
Alternativas
Q4355709 Radiologia
No estudo dos efeitos biológicos da radiação, como é chamado o principal alvo celular que, se sofrer danos severos ou modificações em sua estrutura devido aos raios X, pode levar ao desenvolvimento de um câncer? 
Alternativas
Q4355708 Radiologia
No âmbito da dosimetria das radiações aplicada ao radiodiagnóstico, utilizam-se diferentes grandezas para quantificar a radiação e avaliar os riscos biológicos associados. Qual grandeza radiológica é utilizada para estimar o risco estocástico total à saúde de um indivíduo exposto, levando em consideração tanto a radiossensibilidade dos diferentes órgãos e tecidos quanto o tipo de radiação ionizante utilizada? 
Alternativas
Q4355707 Radiologia
A interação dos raios X com a matéria ocorre quando fótons de alta energia transferem parte ou toda a sua energia para os átomos do meio. Como é definido o processo de absorção total no qual um fóton de raios X transfere toda a sua energia para um elétron da camada interna, sendo crucial para o contraste radiográfico, pois depende fortemente do número atômico do material? 
Alternativas
Q4355706 Radiologia
Qual fator de qualidade da imagem radiográfica digital representa a exposição recebida pelo Receptor de Imagem (RI)?
Alternativas
Q4355705 Radiologia
Qual fator de exposição define a qualidade da radiação e determina a diferença de potencial elétrico entre o cátodo e o ânodo?
Alternativas
Q4355704 Radiologia
Analise as afirmações sobre Técnicas e posicionamentos radiográficos e marque a alternativa que corresponde à resposta CORRETA.
Alternativas
Q4355703 Radiologia
Qual osso faz parte do esqueleto axial e esqueleto apendicular do adulto, respectivamente?
Alternativas
Q4354519 Libras
Os termos unimodal, bimodal, intermodal e trimodal descrevem como usamos diferentes canais (modais) de comunicação — visual, espacial, auditivo e vocal — durante a tradução e interpretação envolvendo a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa. Em Libras, quando um tradutor surdo interpreta uma língua de sinais para outra língua de sinais (como a Americana - ASL), ou quando um intérprete usa apenas a Libras sem emitir voz trabalha de forma: 
Alternativas
Q4354518 Libras
A história da educação de surdos é marcada pelas filosofias educacionais que tinham como objetivo delimitar o modo como o ensino destas pessoas seria priorizado. Quais são os três grandes marcos históricos e filosóficos que guiam a educação de surdos?
Alternativas
Q4354517 Libras
Qual das alternativas abaixo, contém somente exemplos de sinais icônicos na Libras:
Alternativas
Q4354516 Libras
O ponto de articulação é um dos cinco parâmetros fundamentais da Libras. Refere-se ao local exato do corpo ou do espaço onde o sinal é produzido. Errar o ponto de articulação pode alterar completamente o _________ do sinal:
Alternativas
Q4354515 Libras
Sobre a ética profissional do intérprete de Libras, é CORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q4354514 Libras
Um currículo bilíngue programado para surdos, deve ser desenvolvido com base nas necessidades linguísticas dos alunos. Sobre essa afirmação, assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q4354513 Libras
Qual é a principal diferença entre uma pessoa CODA e uma pessoa DODA? 
Alternativas
Q4354512 Libras
Quais são os cinco parâmetros fundamentais da Língua Brasileira de Sinais (Libras): 
Alternativas
Q4354511 Libras
Os CLASSIFICADORES na Libras são configurações de mãos e movimentos que representam o tamanho, a forma, a textura ou a ação de um objeto, pessoa ou animal. São muitos utilizados para descrever ideias para as quais não há sinal específico. Ainda a respeito dos classificadores, o classificador locativo é empregado em Libras para:
Alternativas
Q4354510 Libras
Sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), é INCORRETO afirmar: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: D
5: C
6: B
7: A
8: D
9: C
10: B
11: C
12: A
13: C
14: B
15: D
16: A
17: B
18: C
19: C
20: C