Questões de Concurso Comentadas para if-pr

Foram encontradas 75 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q745184 Ética na Administração Pública
Sobre os principais deveres do servidor público, considere as seguintes afirmativas: 1. Deve se abster, de forma absoluta, de exercer sua função, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse público. 2. Deve evitar o exercício do direito de greve, limitando-se a exercê-lo quando em defesa da vida e da segurança coletiva. 3. Deve ter respeito à hierarquia, porém sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o poder estatal. 4. Deve resistir a todas as pressões de superiores hierárquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrência de ações imorais, ilegais ou aéticas e denunciá-las. Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q745172 Noções de Informática
“O recurso pode ser usado para criar documentos que são iguais na essência, mas contêm elementos exclusivos. Por exemplo, em uma carta de convocação para uma reunião, o logotipo do IFPR e o texto referente à reunião aparecerão em cada carta, mas o endereço e a linha de saudação serão diferentes”. O texto refere-se ao recurso do OpenOffice Writer que está no menu:
Alternativas
Q745170 Noções de Informática
No Windows 7 Home Premium, por meio do Windows Explorer, é possível associar uma pasta compartilhada em uma rede a uma letra de unidade no computador local. Para efetuar esse procedimento, o usuário pode recorrer, a partir do menu ferramentas do Windows Explorer, à opção:
Alternativas
Q745168 Noções de Informática
Ao enviar um e-mail, é prática comum usar o campo "Bcc" ou "Cco". Esse campo é utilizado para:
Alternativas
Q745167 Noções de Informática
No Windows 7, é possível definir que um arquivo poderá ser lido, mas as modificações feitas nele não poderão ser gravadas. Para executar essa tarefa, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o nome do arquivo e escolher as opções:
Alternativas
Q745166 Noções de Informática
Com relação ao acesso a uma rede de computadores, considere os seguintes procedimentos: 1. compartilhar completamente todas as unidades de armazenamento. 2. manter o sistema operacional e todos os programas instalados sempre atualizados. 3. desabilitar o firewall. 4. ser acessado mediante um login (usuário e senha). São procedimentos para aumentar a segurança do computador:
Alternativas
Q745165 Noções de Informática
Ao enviar dados criptografados de um formulário na web por uma conexão segura, o navegador utiliza o protocolo:
Alternativas
Q745164 Noções de Informática
Para que uma pasta ou arquivo seja excluído permanentemente sem movê-lo para a lixeira no Windows Explorer, as teclas a serem pressionadas são:
Alternativas
Q745159 Português
O texto que segue é referência para a questão.
Livro une poesia e música
Rafael Rodrigues Costa
Ao todo, três mil exemplares de “A poesia dos instrumentos na música popular brasileira” serão doados para escolas e bibliotecas.
    O projeto “A poesia dos instrumentos na música popular brasileira”, que une poemas sobre instrumentos e gêneros da música do país e canções voltadas para a educação musical no Ensino Fundamental, chega a São Paulo em agosto, depois de distribuir exemplares em escolas e bibliotecas públicas de Curitiba, Rio de Janeiro, Vitória e Distrito Federal.
    Concebido pela designer curitibana Elis Ribeirete (Design Próprio Comunicação) como um livro de poemas com CD encartado, acompanhado por um suplemento histórico, o projeto – que foi viabilizado pela Lei Rouanet – edita uma nova parceria entre a professora curitibana Simone Cit e o compositor e arranjador carioca Roberto Gnattali. Eles já haviam produzido os livrosCD “Histórias da música popular brasileira para crianças” (2005) e “Pedro e o choro” (2009), que inspirou o novo projeto, também acompanhado por workshops. Ao todo, serão doados três mil exemplares.
    “Pensamos em tratar da música brasileira de uma maneira geral, porque achamos que é muito pouco abordada na escola”, diz Elis, que destaca o uso da poesia no projeto. “A temática ‘instrumentos e literatura’ estava na nossa cabeça há algum tempo. Juntamos as peças e criamos esse outro produto”, diz.
    Os poemas ilustrados abordam alguns dos principais instrumentos e gêneros da música brasileira e cita instrumentistas conhecidos, como Naná Vasconcelos, Toninho Horta e até o bandolinista curitibano Daniel Migliavacca.
    Para a coordenadora do projeto, o desafio de uma aproximação como essa é não infantilizar o material. “As músicas que o Roberto compôs foram pensadas só para crianças”, diz, sobre as faixas do CD, que traz vinhetas e canções inéditas em gêneros como valsa, marcha, modinha, toada, rock e lundu em arranjos que remetem à sofisticação tradicional da MPB. “É um desafio agradar o universo infantil sem diminuir, tentando manter nosso nível junto ao deles”, explica. “O que fazemos é dar dicas para que as crianças possam buscar mais. Um dos desafios foi deixar o trabalho aberto nesse sentido”.
    O suplemento histórico-pedagógico para os professores foi preparado pela pesquisadora Ana Paula Peters, especialista em História da Arte/Música (Embap) e mestre em Sociologia (UFPR).

(Disponível em <http://www.gazetadopovo;com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1383623&tit=Livro-une-poesia-e-musica> 
O tema central do texto é:
Alternativas
Q745157 Português
O texto a seguir é referência para a questão.
Pais não acompanham a rotina escolar dos filhos
Vanessa Fogaça Prateano
Quase 70% dos brasileiros não supervisionam os deveres de casa das crianças e mais de 40% não sabem o que elas fazem no tempo livre.
    A cada dez pais brasileiros que possuem filhos entre 13 e 15 anos, sete não estão informados sobre os deveres de casa do adolescente e não sabem se eles entregam ou não a tarefa exigida pelos professores. Além disso, 40% deles não sabem o que as crianças fazem durante o tempo livre, e 25% desconhecem que o filho havia faltado às aulas. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense), coletados ao longo do ano de 2012 e divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ouviu 109 mil estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de 2,8 mil escolas do país.
    A pesquisa também apontou que os jovens estão cada vez mais expostos a fatores de risco, como o uso de drogas ilícitas (maconha e crack foram as citadas), cigarro e álcool (66% já experimentaram bebida alcoólica e 21% já ficaram embriagados). Quanto ao uso de drogas, 7,3% já experimentaram alguma substância. Destes, 19% usaram maconha e 3% usaram crack. O cigarro foi experimentado por 19,6% dos alunos. Os dados revelaram também que 28,7% dos entrevistados já tiveram relações sexuais e, destes, 25% afirmaram que não usaram preservativo na última vez em que fizeram sexo.
    Para o gerente de Estatísticas Vitais e Estimativas Populacionais do IBGE, Marco Ratzsch de Andreazzi, a pouca participação dos pais na vida dos filhos está intimamente relacionada ao comportamento arriscado que eles assumem fora da escola. “São fatores de risco na adolescência já bem conhecidos, com os quais a própria ONU trabalha, e leva-se em conta se eles moram com pais, se estes sabem o que seus filhos fazem no tempo livre, se há tranquilidade para que o filho conte sobre seus problemas. Tudo isso mostra que há, sim, uma relação. Agora, com os números do IBGE, cabe à sociedade explorá-los e discuti-los de forma aprofundada”.
    [...]
(Disponível em <gttp://www.gazetadopovo;com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1383623&tit=Pais-nao-acompanham-a-rotina-escolar-dos-filhos> 
Com base nas informações do texto, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q745153 Português
O texto a seguir é referência para a questão.
A queridinha da reciclagem
Katia Brembatti
    Enquanto o volume de plástico usado na produção de garrafas PET aumentou 91% em uma década, a quantidade reciclada cresceu 230% no mesmo período.
    A expressão “feita com garrafas PET” resulta em mais de 500 mil citações no Google. Não é para menos: proliferam os mais variados tipos de reciclagens e reaproveitamentos a partir dessa embalagem plástica. De trabalhos escolares à matéria-prima na indústria de tecelagem, passando por uma série de projetos inusitados e criativos, a garrafa PET está no topo da lista dos materiais recicláveis mais usados.
    Na semana passada, um dos principais prêmios voltados ao estímulo de iniciativas universitárias sagrou vencedor um projeto baseado em garrafas PET. O Instituto 3M deu a vitória a um espaço-piloto que avalia o conforto térmico de construções feitas com materiais recicláveis. Comprovada a viabilidade da empreitada, os estudantes pretendem que o modelo de obra seja aplicado em assentamentos e conjuntos habitacionais.

    Vantagens
    Firme e ao mesmo tempo moldável, o plástico da garrafa PET se adapta com facilidade a um enorme número de projetos. Em comparação com outros materiais, tem a vantagem de ser limpo. Mesmo o baixo valor de mercado, que é um empecilho para que a reciclagem do plástico seja ainda maior – ao contrário do que ocorre com as latinhas de alumínio, por exemplo – acaba sendo uma vantagem para os empreendedores que decidem dar outras utilidades para as garrafas PET.
    Há ambientalistas que torcem o nariz para os projetos com as embalagens plásticas, por acreditarem que o processo apenas adia a destinação final do produto e que o necessário mesmo é reduzir o uso. Mas a reciclagem de garrafas PET tem aumentado muito mais do que a produção das embalagens. Enquanto a quantidade do plástico especial – politereftalato de etileno, origem da sigla PET – cresceu 91% em uma década na indústria, o montante reciclado subiu 230% no mesmo período.
    O executivo de relações com o mercado da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), Hermes Contesini, comenta que, além de mais iniciativas de reciclagem, o desenvolvimento de técnicas eficientes na produção reduziram a quantidade aplicada de plástico no processo fabril primário.
    A estimativa da Abipet é de que a embalagem seja o segundo ou terceiro material mais reciclado no Brasil. O dado mais recente, de 2011, indica que a reciclagem chega a 57,1% (294 mil toneladas) do total produzido ao ano (515 mil toneladas). Atualmente, com faturamento de R$ 1,2 bilhão, a reciclagem responde por mais de um terço de todo o faturamento da indústria do PET no Brasil. Como não pode ser usada na indústria alimentícia depois de reaproveitada, a garrafa PET migra para outros setores fabris. O mercado têxtil é o principal destino, com 40% de tudo o que é reciclado. Mas ainda sobram garrafas para os trabalhinhos escolares.

(Disponível em: < http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?tl=1&id=1357365&tit=A-queridinha-dareciclagem>) 
Em relação ao modo como o texto foi construído, considere as seguintes afirmativas: 1. O texto utiliza-se de argumentos baseados em informações da Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet) e de pesquisas do Google. 2. O uso de aspas em “feita com garrafas PET”, no segundo parágrafo, indica que foi essa a expressão utilizada para fazer a busca no Google. 3. O texto é narrativo-argumentativo, pois conta como é o processo de reciclagem das garrafas PET. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q745151 Português
O texto a seguir é referência para a questão.

Seis meses após ter sido posta à venda no exterior, ‘Avenida Brasil’ já é a obra mais licenciada lá fora
Isabel de Luca
    MIAMI - “Avenida Brasil” foi sucesso no mundo em tempo real, digamos assim: enquanto o país (e eventualmente até a presidente Dilma) parava para assistir à novela de João Emanuel Carneiro no ano passado, jornais e revistas noticiavam o fenômeno pelo planeta. Seis meses após ter sido posta à venda no mercado internacional, “Avenida Brasil” já é a obra mais licenciada da Globo no exterior. Seus direitos de exibição foram adquiridos por 106 países, batendo um recorde que até então era de “Da cor do pecado”, do mesmo autor, comercializada em 100 países nos últimos três anos.
    “Se uma história é muito concentrada em poucos personagens (eram 23), acho que isso facilita a entrada fora do Brasil”, diz João Emanuel, por telefone. “‘Avenida Brasil’ se passava em torno daquela casa, de Nina e Carminha, é uma trama mais fácil de acompanhar, mais próxima da noção de seriado através do mundo. Com cem personagens, e uma narrativa multifacetada, fica mais difícil para um estrangeiro assimilar. Também tem o fato de serem personagens fingidos, bons e maus, mocinhos e bandidos, que são um atrativo para o público de hoje. As séries são todas de heróis falhos. A heroína de “Avenida Brasil” também é uma heroína falha”.
    “A trama de ‘Da cor do pecado’”, ele ressalta, “também era concentrada em poucos personagens. E mesmo assim nas versões vendidas para o exterior tiraram dois núcleos”, lembra.
    A venda de novelas dubladas é o mais antigo braço da área de negócios internacionais da TV Globo, que gerencia ainda os canais internacionais (com sete grades de programação diferentes em 116 países) e, mais recentemente, as coproduções (“Marido en alquiler” é a quinta).
    “Avenida Brasil” foi dublada em 14 línguas – entre elas, espanhol, inglês, russo, grego, polonês e francês – e já está no ar em Rússia, Croácia, Grécia, Uruguai, Panamá, Equador, Venezuela e Portugal.
“Dois fatores contribuem para o êxito em curto espaço de tempo”, acredita Raphael Corrêa Netto, diretor-executivo de negócios internacionais da Globo. “Primeiro: o texto ter sido tão emblemático que, do Brasil, reverberou fora do país. Foi um assunto global na indústria do entretenimento. Segundo: a estética cinematográfica foi muito bem recebida. É um conflito universal contado de maneira inovadora, vendeu muito rápido. E onde entra assume a liderança, e em duas, três semanas está liderando com folga”.

(Disponível em O Globo:<http://oglobe.com/revista-da-tv/seis-meses-apos-ter-sido-posta-venda-no-exterior-avenida-brasil-ja-a-obra-mais-licenciada-la-fora-9099841> 
Em relação às informações contidas no texto, considere as seguintes afirmativas: 1. Novelas com menos personagens facilitam a assimilação, devido à semelhança com às séries internacionais. 2. A venda das novelas dubladas é uma das linhas de negócios mais antigos da televisão brasileira. 3. Ao se vender uma novela a canais internacionais, os núcleos secundários são excluídos por conta do elevado volume de dublagens. Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q745150 Português
O texto a seguir é referência para a questão.

Seis meses após ter sido posta à venda no exterior, ‘Avenida Brasil’ já é a obra mais licenciada lá fora
Isabel de Luca
    MIAMI - “Avenida Brasil” foi sucesso no mundo em tempo real, digamos assim: enquanto o país (e eventualmente até a presidente Dilma) parava para assistir à novela de João Emanuel Carneiro no ano passado, jornais e revistas noticiavam o fenômeno pelo planeta. Seis meses após ter sido posta à venda no mercado internacional, “Avenida Brasil” já é a obra mais licenciada da Globo no exterior. Seus direitos de exibição foram adquiridos por 106 países, batendo um recorde que até então era de “Da cor do pecado”, do mesmo autor, comercializada em 100 países nos últimos três anos.
    “Se uma história é muito concentrada em poucos personagens (eram 23), acho que isso facilita a entrada fora do Brasil”, diz João Emanuel, por telefone. “‘Avenida Brasil’ se passava em torno daquela casa, de Nina e Carminha, é uma trama mais fácil de acompanhar, mais próxima da noção de seriado através do mundo. Com cem personagens, e uma narrativa multifacetada, fica mais difícil para um estrangeiro assimilar. Também tem o fato de serem personagens fingidos, bons e maus, mocinhos e bandidos, que são um atrativo para o público de hoje. As séries são todas de heróis falhos. A heroína de “Avenida Brasil” também é uma heroína falha”.
    “A trama de ‘Da cor do pecado’”, ele ressalta, “também era concentrada em poucos personagens. E mesmo assim nas versões vendidas para o exterior tiraram dois núcleos”, lembra.
    A venda de novelas dubladas é o mais antigo braço da área de negócios internacionais da TV Globo, que gerencia ainda os canais internacionais (com sete grades de programação diferentes em 116 países) e, mais recentemente, as coproduções (“Marido en alquiler” é a quinta).
    “Avenida Brasil” foi dublada em 14 línguas – entre elas, espanhol, inglês, russo, grego, polonês e francês – e já está no ar em Rússia, Croácia, Grécia, Uruguai, Panamá, Equador, Venezuela e Portugal.
“Dois fatores contribuem para o êxito em curto espaço de tempo”, acredita Raphael Corrêa Netto, diretor-executivo de negócios internacionais da Globo. “Primeiro: o texto ter sido tão emblemático que, do Brasil, reverberou fora do país. Foi um assunto global na indústria do entretenimento. Segundo: a estética cinematográfica foi muito bem recebida. É um conflito universal contado de maneira inovadora, vendeu muito rápido. E onde entra assume a liderança, e em duas, três semanas está liderando com folga”.

(Disponível em O Globo:<http://oglobe.com/revista-da-tv/seis-meses-apos-ter-sido-posta-venda-no-exterior-avenida-brasil-ja-a-obra-mais-licenciada-la-fora-9099841> 
Com base nas informações do texto, é correto afirmar:
Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005613 Noções de Informática

Existem várias opções para tornar a navegação mais eficiente. Todos os navegadores permitem que essas opções sejam configuradas (normalmente no menu “preferências”). Sobre o assunto, considere as ações a seguir:

1) Bloquear janelas “pop up”.

2) Indicar a página a ser carregada quando o navegador é iniciado.

3) Carregar imagens automaticamente.

Qual/Quais das ações acima pode(m) ser configurada(s) em navegadores?

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005611 Noções de Informática

Sobre processadores de texto, considere as seguintes afirmativas:

1) É possível alterar o espaçamento entre linhas.

2) É possível alterar o recuo (espaço diferenciado usado normalmente para o início de um parágrafo).

3) É possível alinhar um parágrafo para a margem esquerda, para a margem direita ou centralizá-lo.

4) É possível “forçar” a quebra de página.

Está/Estão presente(s) em processadores de texto:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005610 Noções de Informática

Em processadores de texto, é possível trabalhar com vários documentos de texto abertos ao mesmo tempo. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1) Há uma opção de menu que mostra quais os documentos abertos no momento.

2) Quando se altera de um documento de trabalho “A” para outro documento “B”,o processador de texto sempre salva o documento “A” antes de alternar para “B”.

3) Não há como fazer com que o processador de texto salve os documentos de trabalho periodicamente.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005609 Noções de Informática

Considere as seguintes ações:

1) Digitar o número de colunas (3) no item correspondente.

2) Ativar o menu “Tabela” .

3) Digitar o número de linhas (20) no campo correspondente.

4) Ativar o item “Inserir Tabela” .

5) Digitar o nome escolhido da tabela no campo correspondente.

6) “Clicar” em “OK”.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem em que essas ações devem ser executadas para criar uma tabela de 20 linhas por 3 colunas.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005608 Noções de Informática

Sobre processadores de texto, considere as seguintes afirmativas:

1) É possível alterar a cor de fundo do documento.

2) É possível alterar a cor dos caracteres em um documento.

3) É possível inserir numeração de página no cabeçalho.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005607 Noções de Informática

Considere a planilha abaixo:


Imagem associada para resolução da questão



Considere as ações abaixo:


1) Selecionar as colunas “A” e “B”.


2) Selecionar todos os campos de “A” e “B” que fazem parte dos dados a serem selecionados.


3) Via menu, encontrar o item “classificar”.


4) Indicar primeiro critério de classificação por “Nome”.


5) Indicar primeiro critério de classificação por “Número”.


6) Indicar segundo critério de classificação por “Nome”.


7) Indicar segundo critério de classificação por “Número”.



São ações necessárias para que seja possível classificar essa planilha por Número, e no caso de números iguais, classificar por Nome:

Alternativas
Ano: 2010 Banca: IF-PR Órgão: IF-PR Prova: IF-PR - 2010 - IF-PR - Assistente Administrativo |
Q3005606 Noções de Informática

Por vezes, uma célula de uma planilha deve ser preenchida com o resultado de uma expressão booleana (verdadeiro ou falso). Por exemplo, se o conteúdo de uma célula é maior do que o conteúdo de outra. Existem várias dessas expressões. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma expressão booleana presente em planilhas.

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: D
5: B
6: C
7: B
8: B
9: E
10: A
11: B
12: A
13: D
14: E
15: E
16: A
17: C
18: E
19: B
20: C