Questões de Concurso
Para ganzaroli
Foram encontradas 2.911 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Sobre os livros didáticos de história é CORRETO afirmar:
I. Nenhum livro didático pode ser apreendido como produto abstrato ou neutro, por ser uma mercadoria ligada ao mundo editorial e à lógica da indústria cultural do sistema capitalista. Como mercadoria sofre interferências variadas em seu processo de fabricação e comercialização II. O PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), criado em 1/8/1985 através do Decreto 9.154, estabeleceu um fluxo regular de recursos para a aquisição e distribuição de livros didáticos em todo o país. O PNLD é responsável pela seleção e análise dos livros didáticos, para atuar nas escolas públicas brasileiras. III. Um dos objetivos do livro didático é guiar o professor(a) e o orientá-lo(a) tanto nos seus planos de aulas, como nas aplicações da disciplina para a turma, por isso, pode-se afirmar que o livro didático é o responsável pela manutenção do ensino tradicional na disciplina de História e pela sedimentação de uma memória histórica. IV. O livro didático é um importante veículo portador de um sistema de valores, de uma ideologia e de uma cultura: textos e ilustrações das obras didáticas transmitem estereótipos e valores dos grupos dominantes, generalizando temas, como família, criança, etnia, entre outros.
Está CORRETO o que se afirma em:
(...) Decoreba: Esse é o método de ensino Eles me tratam como ameba e assim eu não raciocino Não aprendo as causas e consequências só decoro os fatos Desse jeito até história fica chato (...) (Estudo Errado. Gabriel O Pensador. Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/gabriel-pensador/estudo-errado.html>. data de acesso: 21/08/2020).
A música Estudo Errado, de Gabriel O Pensador, descreve uma abordagem pedagógica tradicional, aplicada ao ensino de história, que tem por características:
I. A aprendizagem equivale à memorização de informações isoladas sobre o passado. Preocupação com o estudo dos fatos, neutralidade do historiador e da explicação histórica. II. Valorização do papel criativo desempenhado pelos alunos. O aluno é sujeito de seu próprio conhecimento histórico. III. O professor é responsável pela intermediação entre o aluno e o percurso para a produção do conhecimento histórico. Aquisição da capacidade de análise da relação presente-passado. IV. História narrativa e descritiva. Conteúdo selecionado com base em visões “oficiais” da História. Ênfase na história como produto da ação dos heróis. Valorização das datas comemorativas.
Está CORRETO o que se afirma em:
"Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena". (Art. 26-A da Lei nº. 9394 - LDB -, alterado pela Lei nº. 11.645, de 10/3/2008.
Em 2008, o estudo da culturas indígena e da África e dos afro-brasileiros, tornou-se obrigatório no currículo brasileiro. Sobre esta legislação analise as afirmativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) Essa legislação veio legitimar a luta histórica dos movimentos indígenas e afro-brasileiros, que durante muito tempo defenderam que o estudo do papel e da importância desses dois grupos étnicos na escola era uma atitude política importante no processo de valoriazação do história do país e do povo brasileiro. ( ) Em relação ao conteúdo programático a que refere esse artigo, pode-se afirmar que incluirá, obrigatoriamente, diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir dos grupos étnicos negros e indígenas. ( ) No Brasil, por meio da legislação, o ensino de história e cultura da África e dos afrodescendentes e indígenas se tornaram obrigatórios e tem se mostrado suficientes para a superação da desigualdade de raça. ( ) Nos estabelecimentos públicos de educação infantil e ensino fundamental, torna-se obrigatório o estudo da história e da cultura afro-brasileira e indígena, e opcional nos estabelecimentos privados.
A sequência CORRETA é:
I. Uma de suas características foi a introdução nas pesquisas de “ novas personagens”, “ novas fontes “ e “ novos problemas”. II. Propõe-se a ser o estudo das estruturas sociais, e não uma história linear, cronológica e narrativa. III. Uma história “ vista de baixo” , em oposição a uma história vista de cima”, ou seja, os membros da classe trabalhadora, escravos, mulheres, crianças, “ perdedores” e pessoas consideradas “ comuns” podem ser objeto de investigação dos historiadores. IV. Os saberes não são neutros ou a-históricos, mas produzidos por sujeitos históricos, que vivem em determinado tempo e local, que têm formações, ideias, credos, objetivos, um tipo de saber construído por vários pontos de vista.
As características elencadas acima, se relacionam com:
Sobre o positivismo é CORRETO afirmar:
I. A história se baseava na busca de uma única “verdade” relacionada ao passado. E essa “verdade histórica” deveria ser pesquisada em documentos históricos escritos e “oficiais”. II. Os documentos históricos seriam fidedignos e menos suscetíveis a erros, impressões pessoais ou parciais relacionados aos fatos históricos. III. O historiador priorizava as análises sobre as camadas populares, fazendo com que outros setores da sociedade não fossem devidamente estudados. IV. Trata-se de uma história política e factual que será extremamente marcante no ensino e nos materiais didáticos.
Está CORRETO o que se afirma em:
Diz-se algumas vezes: “A história é a ciência do passado”. É [no meu modo de ver] falar errado. (...) Há muito tempo, com efeito, nossos grandes precursores, Michelet, Fustel de Coulanges, nos ensinaram a reconhecer: o objeto da história é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. (...) Por trás dos grandes vestígios da paisagem, [os artefatos ou as máquinas] por trás dos escritos aparentemente mais insípidos e as instituições mais desligadas daqueles que as criaram, são os homens que a história quer capturar. (...) Do caráter da história como conhecimento dos homens decorre sua posição específica (...). “Ciência dos homens”, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: “dos homens, no tempo”. (BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. p. 52- 54).
Analise as alternativas abaixo e marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
( ) A História é uma ciência do passado. ( ) A história é o estudo do ser humano, em suas relações sociais ao longo do tempo. ( ) A história busca identificar as mudanças e permanências nas instituições políticas, religião, economia, campo das ideias, nos costumes, etc. ( ) A história é inerente aos seres humanos. Onde há seres humanos, tem história.
A sequência correta está em:
I - O campo e a cidade são formas concretas, ou seja, a materialização de um modo de vida. II - O rural e o urbano são representações sociais. III - O campo e a cidade são representações sociais. IV - O rural e o urbano são formas concretas, ou seja, a materialização de um modo de vida.
Está CORRETO o que se afirma em:
A forma de representação é a seguinte: escala = medida no mapa / medida no objeto real. Por exemplo, se um mapa apresenta a escala 1:50, significa que 1 cm no mapa é equivalente a 50 cm na área real.
Em um mapa, destaca-se a presença de uma rodovia, cuja extensão é de 15 quilômetros. No mapa em questão, sua medida está em 10 centímetros, o que nos permite concluir que a sua escala cartográfica é de:
Em relação à hierarquia urbana marque a alternativa correta em que se enquadra o Município de Chapadão do Céu no estado de Goiás.
Marque a alternativa CORRETA:
Após a Segunda Guerra Mundial, esse fenômeno foi concluído nos países desenvolvidos e iniciado de maneira avassaladora em muitos países subdesenvolvidos, na maioria dos países latino-americanos e em muitos países asiáticos. O continente africano ainda é muito pouco urbanizado.
Todos os países desenvolvidos, bem como alguns países de industrialização recente, apresentam taxas altas de urbanização. Com exceção da China e Índia, com as maiores populações do planeta, todos os países industrializados são urbanizados. A Urbanização em países subdesenvolvidos tem como características:
Ela se baseia no processo histórico de formação do território brasileiro, levando em conta, especialmente, os efeitos da industrialização. Dessa forma, ela busca refletir a realidade do país e compreender seus mais profundos contrastes. Essa organização regional favorece a compreensão das relações sociais e políticas do país, pois associa os espaços de acordo com suas semelhanças econômicas, históricas e culturais. De acordo com Geiger, são três as regiões geoeconômicas: Amazônia, Centro-Sul e Nordeste.
Marque a alternativa CORRETA:
São elementos estruturantes do ensino e de seu planejamento:
“Brincadeira de criança Como é bom, como é bom Guardo ainda na lembrança Como é bom, como é bom”
É inquestionável a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, nesse sentido o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, em relação ao brincar e à aprendizagem, pode-se afirmar que...