Questões de Concurso
Comentadas para colégio pedro ii
Foram encontradas 1.323 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências no setor público. Brasília: ENAP, 2019.
Essa afirmação é impactante, visto que estudiosos consideram que a avaliação de desempenho no serviço público é encarada como mera formalidade, pois foi provocada por via legislativa (SANCHES et al., 2015), e não por iniciativa administrativa. Além disso, ela é instrumento de evolução na carreira e ganhos monetários, e não como instrumento estratégico (SILVEIRA et al., 2012).
SANCHES, L. I. M. et al. Avaliação de desempenho no serviço público: um estudo em uma universidade federal. Gestão & Conhecimento, Curitiba, v .9, n. 1, p.1-12, jul. 2015. SILVEIRA, J. I., PINHEIRO, I.A., ANTUNES, E.D.D. Critérios de avaliação no setor público: um comparativo entre união x seis estados. Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v.6, n.3, p. 53-86, jul./set. 2012.
Com base no Título II da Lei nº 8.112/1990, e no Título III, Capítulo VII, Seção II da Constituição Federal de 1988 e suas alterações, e com base nos propósitos da avaliação de desempenho, é correto afirmar que a avaliação de desempenho no serviço público federal
Relacione as colunas a seguir, que apresentam as demonstrações financeiras e suas respectivas definições:
Demonstrações financeiras
1. Balanço patrimonial
2. Demonstração do resultado do exercício 3. Demonstração de origens e aplicações de recursos 4. Demonstração de fluxo de caixa
Definição
( ) Explica a variação do capital de giro líquido da organização ocorrida em um exercício. ( ) Expõe a síntese financeira dos resultados das operações e atividades da organização. ( ) Evidencia a variação de caixa e as disponibilidades financeiras da organização. ( ) Apresenta a situação patrimonial da organização em determinado momento.
A sequência correta é
● Cláudia é novata em uma empresa de engenharia e está tendo dificuldades em compreender algumas palavras que são específicas desse meio. ● Luiz está entrevistando Ana em um processo seletivo e, como acredita que as mulheres sempre colocam a família como prioridade, percebe essa tendência em Ana. ● Luiza passou à sua chefe somente os melhores resultados obtidos durante o mês, preferindo não falar sobre os pontos negativos. ● Marcos está muito ansioso com alguns assuntos pessoais e não consegue compreender adequadamente as instruções que estão sendo passadas por sua chefia.
A barreira conhecida como FILTRAGEM está presente na situação vivenciada por
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 9.ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2002
Por sua vez, Bergue (2019) comenta que há necessidade de se observar um perfil mínimo de competências quando se nomeia uma pessoa para um cargo em comissão.
BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências no setor público. Brasília: ENAP, 2019.
Com base no raciocínio dos dois autores em conjunto, é correto afirmar que, no serviço público,
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1999.
Dentre os níveis adotados pelo autor, aquele que apresenta variáveis biográficas, de personalidade, valores, atitudes e habilidades é o de análise
O segundo propósito básico da avaliação de desempenho na gestão de pessoas é o de
Dentre os instrumentos a seguir, o indicado para analisar essa situação é
Observe o organograma institucional:
Assinale a alternativa INCORRETA quanto ao organograma apresentado.
Distingue-se, num chefe, a autoridade estatutária ou regimental inerente à função, e a autoridade pessoal, derivada da inteligência, do saber, da experiência, do valor moral, da aptidão de comando, dos serviços prestados etc. Num chefe, a autoridade pessoal é o complemento indispensável da autoridade estatutária.
FAYOL, H. Administração industrial e geral. 9.ed. São Paulo: Atlas, 1978 (destaques no original).
A palavra autoridade traz consigo uma ideia que se limita a um tipo de autoridade: a formal, ou seja, faz referência apenas àquele poder fundamentado na posição ocupada pela pessoa na cadeia hierárquica.
ARAÚJO, L. C. G. Gestão de pessoas: estratégias e integração organizacional. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2014 (destaques no original).
Analisando os trechos apresentados, é correto afirmar que Araújo
Assinale a alternativa que explica corretamente a relação existente entre empreendedorismo e intraempreendedorismo.
Coluna I
1. Brainstorming 2. Padronização 3. 5W1H 4. 5S
Coluna II
( ) ferramenta usada para auxiliar no planejamento do desdobramento de ações ( ) discussão do melhor procedimento para realizar a tarefa, treinamento das pessoas e certificação de que a execução está de acordo com o que foi estabelecido ( ) técnica de geração de ideias sem críticas usada em reunião para auxiliar no processo criativo de uma equipe de trabalho ( ) preparação do ambiente para a implantação do trabalho em equipe para solução de problemas e implantação de programa de qualidade
A sequência correta é
NUNES, Rogério da Silva. Administração de materiais. 2.ed. Florianópolis: Dep. Ciências da Administração/UFSC, 2013.
Nesse sentido, um aspecto relacionado à ineficiência de um almoxarifado é a
É exemplo de uma boa manifestação do clima organizacional o(a)
Para o trabalhador informal, o valor do benefício foi R$ 600,00. Para a mãe chefe de família, o valor do benefício foi R$ 1.200,00.
Na planilha a seguir, elaborada no Excel 2013, são informados quatro tipos de beneficiários (coluna A) e o respectivo valor a receber (coluna B):

A fórmula correta para informar na célula B2 o valor a receber é:
Ao efetuar a adição 6C8 + 134, a soma será
Ao efetuar a subtração 110001 – 101100, a diferença será

A sentença SQL para realizar essa consulta é
As expressões que completam correta e respectivamente a afirmação acima são