Leia o texto para responder à próxima questão.
Como ensinar. (Rubem Alves).
Se eu fosse ensinar a uma criança a arte da jardinagem, não começaria com as lições das pás,
enxadas e tesouras de podar. Eu a levaria a passear por parques e jardins, mostraria flores e
árvores, falaria sobre suas maravilhosas simetrias e perfumes; a levaria a uma livraria para que
ela visse, nos livros de arte, jardins de outras partes do mundo. Aí, seduzida pela beleza dos
jardins, ela me pediria para ensinar-lhe as lições das pás, enxadas e tesouras de podar.
Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e
pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe falaria sobre os instrumentos que
fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse
o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as
cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da
beleza tem de vir antes.
Se fosse ensinar a uma criança a arte da leitura, não começaria com as letras e as sílabas.
Simplesmente leria as estórias mais fascinantes que a fariam entrar no mundo encantado da
fantasia. Aí então, com inveja dos meus poderes mágicos, ela desejaria que eu lhe ensinasse o
segredo que transforma letras e sílabas em estórias.
É muito simples. O mundo de cada pessoa é muito pequeno. Os livros são a porta para um
mundo grande. Pela leitura vivemos experiências que não foram nossas e então elas passam a
ser nossas. Lemos a estória de um grande amor e experimentamos as alegrias e dores de um
grande amor. Lemos estórias de batalhas e nos tornamos guerreiros de espada na mão, sem os
perigos das batalhas de verdade. Viajamos para o passado e nos tornamos contemporâneos dos
dinossauros. Viajamos para o futuro e nos transportamos para mundos que não existem ainda.
Lemos as biografias de pessoas extraordinárias que lutaram por causas bonitas e nos tornamos
seus companheiros de lutas. Lendo, fazemos turismo sem sair do lugar. E isso é muito bom.