Questões da Prova CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV
Foram encontradas 120 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579800
Comunicação Social
O conjunto das funções do produtor, redator, editor, operador de câmera, repórter e apresentador deve ser bem articulado para cumprir o planejamento das etapas de produção de uma reportagem e é essencial para a obtenção de bons resultados no trabalho telejornalístico. No que se refere a esse assunto, julgue o item subsequente.
A reunião de pauta é restrita ao chefe da redação e sua equipe de repórteres, para otimizar o tempo dos demais profissionais, indiretamente envolvidos com o tema.
A reunião de pauta é restrita ao chefe da redação e sua equipe de repórteres, para otimizar o tempo dos demais profissionais, indiretamente envolvidos com o tema.
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579799
Comunicação Social
O conjunto das funções do produtor, redator, editor, operador de câmera, repórter e apresentador deve ser bem articulado para cumprir
o planejamento das etapas de produção de uma reportagem e é essencial para a obtenção de bons resultados no trabalho telejornalístico.
No que se refere a esse assunto, julgue o item subsequente.
A utilização do contraplano em reportagens feitas com apenas um operador de câmera, caso comum em gravações externas, apresenta a vantagem de mostrar frontalmente o repórter e o entrevistado, sacrificando, no entanto, a realidade da entrevista, visto que o diálogo é montado na ilha de edição.
A utilização do contraplano em reportagens feitas com apenas um operador de câmera, caso comum em gravações externas, apresenta a vantagem de mostrar frontalmente o repórter e o entrevistado, sacrificando, no entanto, a realidade da entrevista, visto que o diálogo é montado na ilha de edição.
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579798
Áudio e Vídeo
O papel do operador de câmera é essencial na produção de uma narrativa audiovisual na TV, particularmente no telejornalismo. Como a notícia na TV é duplamente codificada, é preciso observar sempre a relação que existe entre dois códigos, o visual e o verbal.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
A busca de diferentes planos, sequências, ângulos e enquadramentos de câmera no registro de um acontecimento amplia as possibilidades de articulação narrativa verbo-visual no momento da edição.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
A busca de diferentes planos, sequências, ângulos e enquadramentos de câmera no registro de um acontecimento amplia as possibilidades de articulação narrativa verbo-visual no momento da edição.
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579797
Áudio e Vídeo
O papel do operador de câmera é essencial na produção de uma narrativa audiovisual na TV, particularmente no telejornalismo. Como a notícia na TV é duplamente codificada, é preciso observar sempre a relação que existe entre dois códigos, o visual e o verbal.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
No telejornalismo, a imagem assume grande importância em decorrência de sua objetividade na representação do fato, pois, independentemente da edição ou do texto verbal que a acompanha, ela mostrará o fato real tal como ele tenha ocorrido.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
No telejornalismo, a imagem assume grande importância em decorrência de sua objetividade na representação do fato, pois, independentemente da edição ou do texto verbal que a acompanha, ela mostrará o fato real tal como ele tenha ocorrido.
Ano: 2015
Banca:
CESPE / CEBRASPE
Órgão:
FUB
Prova:
CESPE - 2015 - FUB - Operador de Câmera de Cinema e TV |
Q579796
Áudio e Vídeo
O papel do operador de câmera é essencial na produção de
uma narrativa audiovisual na TV, particularmente no
telejornalismo. Como a notícia na TV é duplamente codificada, é
preciso observar sempre a relação que existe entre dois códigos, o
visual e o verbal.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
O uso do som ambiente de uma filmagem como fundo (background) de uma narrativa verbal em primeiro plano em uma reportagem televisiva é um recurso denominado ancoragem por Roland Barthes. A articulação do som com a narrativa verbal aumenta o senso de realidade da notícia, enquanto o texto sugere uma determinada forma de interpretação da imagem.
Célia Ladeira Mota. O texto semiótico na TV. In: Encontro de Professores de Jornalismo do Centro-Oeste, p. 2-3 (com adaptações).
Acerca dessa articulação entre o visual e o verbal, julgue o próximo item.
O uso do som ambiente de uma filmagem como fundo (background) de uma narrativa verbal em primeiro plano em uma reportagem televisiva é um recurso denominado ancoragem por Roland Barthes. A articulação do som com a narrativa verbal aumenta o senso de realidade da notícia, enquanto o texto sugere uma determinada forma de interpretação da imagem.