Questões de Concurso Sobre migração, refugiados e demografia na atualidade em atualidades

Foram encontradas 360 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2456870 Atualidades
O site da Organização das Nações Unidas (ONU) explica que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Entre as muitas ações desenvolvidas no país para alcançar esses objetivos está a revalidação de diplomas, conforme história publicada no site da instituição em início de 2024.
A esse respeito, leia o trecho a seguir.
Revalidação de diplomas ajuda pessoas refugiadas a seguirem seus sonhos no Brasil
A UFF é uma das 41 universidades em todo o Brasil envolvidas nesse programa inclusivo como parte da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM), uma parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) nomeada em homenagem ao diplomata brasileiro da ONU morto junto com 21 de seus colegas em um ataque a bomba no Iraque em 2003.
A CSVM se comprometeu no Fórum Global sobre Refugiados (GRF, na sigla em inglês) de 2019 a “promover a inclusão de refugiados e outras pessoas deslocadas”, o que faz por meio de pesquisa, ensino, extensão, advocacy e formulação de políticas voltadas para questões de refugiados, incluindo a revalidação de diplomas para permitir que eles sigam carreiras em suas áreas de especialização. Quase 500 diplomas foram revalidados pela rede no Brasil nos últimos cinco anos.

A ação descrita atende a alguns dos ODS listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
Alternativas
Q2452070 Atualidades

A região brasileira que possui a maior costa litorânea do país, é:


Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2431551 Atualidades

De acordo com o IBGE, a cidade, em 2010, registrou 330.564 fiéis da religião Católica Apostólica Romana, o que representa a porcentagem de 54,7% da população uberlandense. A religião Evangélica somou, na época, 154.411 fiéis, ou seja, 25,2% dos cidadãos de Uberlândia. Foram registradas 50.640 pessoas sem religião (8,4%), 44.817 espíritas (7,4%), 7.136 testemunhas de Jeová (1,2%). As demais religiões praticadas na cidade, juntas, somaram 18.443 pessoas, o que representa 3,1% da população de Uberlândia.

Disponível em: https:/Awww.camarauberlandia.mg.gov.br/ institucional/conheca-uberlandia. Acesso em: 25 out. 2022.

Um dos fatores históricos que justificam esse percentual da religião com maior número de adeptos declarados na cidade de Uberlândia, proporção similar ao da maioria dos munícipios do país, está apresentado corretamente na

Alternativas
Q2429503 Atualidades

A crise dos refugiados tem como uma das causas o aumento dos fluxos migratórios, fenômeno que acompanha a humanidade desde os seus primórdios e cujos motivos podem ser os mais diversos, embora o mais comum seja a busca por melhores condições de vida, ou seja, migração econômica. Sobre os refugiados é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2429323 Atualidades

Considere os dados hipotéticos a seguir sobre o município de Santa Helena de Goiás-GO para o ano de 2022.


População total: 40.000 Total de mulheres em idade fértil: 11.700 Óbitos em mulheres em idade fértil: 75 Óbitos de mulheres por causas ligadas à gravidez, parto e puerpério (até 42 dias após o término da gestação): 10 Total de nascidos vivos: 500


Analisando esses dados, o resultado do cálculo do indicador de mortalidade materna é de

Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: E
5: C