Questões de Concurso Sobre atualidades para administrador

Foram encontradas 358 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2448324 Atualidades

Desde sua posse para o terceiro mandato, o atual presidente já anunciou a indicação de dois juristas para o Supremo Tribunal Federal (STF). O primeiro teve destacada trajetória em litígios empresariais e criminais, e se notabilizou por sua atuação durante os processos relacionados à Operação Lava Jato. O segundo foi ministro da Justiça e Segurança Pública, além de destacado juiz federal e político maranhense. Qual dos nomes abaixo se referem a essas duas pessoas indicadas para o STF? Analise as assertivas e assinale a alternativa correta:


I - Cristiano Zanin.

II - Sérgio Moro.

III - Deltan Dallagnol.

IV - Flávio Dino.

Alternativas
Q2448323 Atualidades

Preencha as lacunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta: A _________________ é uma planta industrial da Petrobras que apesar de nunca ter seu projeto completamente terminado, funciona em Ipojuca, ____________. Desde o início da sua construção, a refinaria já foi alvo de acusações como lavagem de dinheiro até protestos de moradores devido aos gases tóxicos emitidos na região, causando sintomas respiratórios e irritação da pele. O anúncio da retomada das obras em 2024 gerou críticas e debates sobre o papel da ______________ na apuração de indícios de corrupção no processo de construção da refinaria.

Alternativas
Q2448321 Atualidades

Em São João do Triunfo, no Paraná, o tabaco é uma atividade econômica que desempenha um papel vital no município. Na safra 2019/2020, São João do Triunfo registrou milhares de toneladas que envolveram centenas de famílias gerando riqueza e renda, embora o setor também apresente desafios relacionados às condições de trabalho e à saúde dos produtores. Qual das alternativas abaixo se refere ao cultivo de tabaco?

Alternativas
Q2435156 Atualidades

As "Conferências das Partes" (COP) são encontros anuais dos países que fazem parte do acordo da Organização das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, que acontecem desde 1995. O evento reune autoridades políticas, governamentais, especialistas em meio ambiente e a sociedade civil de vários países para debater e procurar soluções para o problema do clima no planeta. Em 2022, durante a COP 27, realizada em Sharm el-Sheikh, no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva propôs que a COP 30 acontecesse na Amazônia brasileira, em 2025. A notícia foi bastante divulgada nos meios de comunicação. A respeito da participação do Brasil na história das COPs, considere V verdadeiro e F falso para as seguintes afirmativas:


( ) Com o interesse da realização da COP 30 no Brasil, em janeiro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que a cidade de Belém do Pará foi escolhida como candidata oficial para ser a sede do evento, que acontecerá em 2025.

( ) O Brasil sempre participou das conferências das Nações Unidas sobre o clima e já sediou o evento durante vários anos, sendo o último em 2019, na cidade de São Paulo, que contou com a participação de países dos diferentes continentes, que abordaram alternativas para reduzir os gases de efeito estufa.

( ) Nunca houve uma conferência das Nações Unidas sobre o clima no Continente Americano, por isso o interesse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que a COP 30 aconteça no Brasil, que agrega a maior parte da Amazônia, região que apresenta um grande número de desmatamento entre os países sul-americanos.


Agora, assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

Alternativas
Q2306917 Atualidades
Leia o texto a seguir.

      Um estudo brasileiro sobre a prevalência e o impacto das coinfecções de malária, e parasitoses intestinais em aldeias Yanomami acaba de ser publicado. O poliparasitismo, ou seja, a infecção por mais de um parasita, foi identificada em 83,7% dos indígenas.
      Coordenado pela cientista da Fiocruz Joseli de Oliveira Ferreira, o estudo foi realizado no Polo Base Marari, uma comunidade indígena Yanomami, localizada ao norte da Amazônia brasileira, na fronteira com a Venezuela. Foram incluídos no estudo 450 indígenas, distribuídos em quatro aldeias: Alapusi, Castanha/Ahima, Gasolina e Taibrapa. A coleta das amostras foi realizada em viagens às aldeias e duraram cerca de 30 dias. “Ressalto que todos os indivíduos com diagnóstico positivo foram tratados logo após o trabalho de campo. Além de levarmos medicamentos para os agravos diagnosticados, treinamos os técnicos do Distrito Sanitário para auxiliar no estudo”, disse a pesquisadora.

CNPQ. Pesquisadora da Fiocruz, bolsista do CNPq, realiza estudos sobre malária e parasitoses nos Yanomamis. Publicado em 08/03/2023. Disponível em: <https://www.gov.br/cnpq/pt-br>. Acesso em: 05 out. 2023. [Adaptado].

A efetividade de tal política pública é confirmada pela
Alternativas
Respostas
1: D
2: A
3: E
4: B
5: A