Questões de Concurso Sobre questões internacionais: história do tempo presente em história

Foram encontradas 181 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2606902 História
Com início no próximo domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana se encaixa na tradição, na tentativa de equilibrar a oferta de espetáculos e oficinas. Segundo o coordenador do evento realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Armando Wood, a atual edição apresenta uma versão “bem equilibrada” dessas duas propostas, com atrações de diversas áreas, da música às artes plásticas. Com o tema Latinoamérica – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?, a programação pretende se aproximar das manifestações culturais dos países da América Latina, o que poderá ser conferido com a presença de artistas estrangeiros. A integração da América Latina enfrenta dificuldades e obstáculos e isso pode ser atribuído em grande parte 
Alternativas
Q2606901 História

Desde que a Grã-Bretanha tomou posse das Ilhas Malvinas ou Falklands, em 1833, ao expulsar a base naval argentina ali instalada, a Argentina passou a reivindicar a devolução desse território insular. Os próprios britânicos questionavam, a princípio, os títulos jurídicos que lhes embasavam a possessão do arquipélago: as investidas inglesas na América do Sul se repetiram depois do fim das guerras napoleônicas (em 1815), chegando até as Malvinas em 1833. O duque de Wellington, vencedor de Napoleão em Waterloo, porém, havia escrito:

“Revi os papéis concernentes às ilhas Falkland. De nenhum modo me fica claro que tenhamos algum dia possuído soberania sobre essas ilhas”. A soberania sobre as ilhas foi causa de um enfrentamento armado entre os dois países em 1982, a Guerra das Malvinas.”

(Disponível em: https://funag.gov.br/loja. Acesso em: fevereiro de 2024.)


Nos dias atuais, as Ilhas Malvinas: 

Alternativas
Q2606892 História

Os constantes desafios que se interiorizam no âmbito da ordem internacional vêm modulando a forma como governos, empresas, sociedade civil e centros de pensamento estão se relacionando. Em um mundo cada vez mais multifacetado, o monopólio da política externa já não cabe mais como instrumento de competência exclusiva de entidades governamentais, seja em seu aspecto de formulação ou em aspecto decisório.

(Lafer. 2001.)


Alguns temas estruturais fazem parte da agenda de debates e das preocupações especificamente do Brasil, tais como:

Alternativas
Q2557288 História

Julgue o item a seguir.


O anarquismo é uma ideologia que advoga pelas formas de autoridade coercitiva e hierárquica, incluindo, mas não se limitando ao Estado. Essa corrente de pensamento político e social sustenta a premissa de que qualquer estrutura de poder que exerça controle compulsório sobre indivíduos ou coletividades deve ser conjuntada. A crítica anarquista às instituições autoritárias se estende a diversas esferas, englobando não apenas as estruturas estatais, mas também as dinâmicas de poder intrínsecas ao capitalismo, ao patriarcado e a outras formas de dominação sistêmica, com o objetivo de instaurar uma sociedade onde a liberdade individual e coletiva seja plenamente realizada. 

Alternativas
Q2557273 História

Julgue o item a seguir.


O Humanismo caracterizou-se pelo afastamento das doutrinas religiosas, ampliação do conhecimento de mundo, antropocentrismo, busca da perfeição, valorização da cultura greco-romana, difusão de novas ideias, pragmatismo, racionalidade, valorização da ciência e a valorização do ter em detrimento do ser.

Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: E
5: C