Questões de Concurso Sobre revoluções liberais na europa : ondas de 1820, 1830 e 1848 em história

Foram encontradas 105 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2805522 História

As independências foram revolucionárias?

Para historiadores de inspiração marxista, o conceito de revolução só pode ser utilizado quando existem mudanças radicais na sociedade, em geral decorrentes das lutas de classes. Nesse caso a ideia, está estreitamente relacionada á transformação social.

Em outras palavras, o conceito de revolução não seria aplicável à maioria dos movimentos de independência ocorridos na América até o final do século XVIII e inicio do século XIX, com exceção de:

Alternativas
Q2799336 História

“O anarquismo, assim como o socialismo e o sindicalismo revolucionário em vários países do mundo, foi um elemento importante no processo de auto-organização da classe trabalhadora. Esse processo de organização política alterou também as formas de agregação social – recreativas e culturais – dos trabalhadores. A circulação das ideias anarquistas, socialistas e sindicalistas, por meio de campanhas, comícios, imprensa, publicações, organização do tempo livre e formas autônomas de organização popular e proletária – que vão adaptando tradições religiosas e culturais – demonstra como foram numerosos os percursos e instrumentos que fizeram parte dessa politização das relações sociais.” (TOLEDO, Edilene. A trajetória anarquista no Brasil na Primeira República. IN: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão. As Esquerdas no Brasil: a formação das tradições. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, p. 55.)

Sobre os movimentos citados pela historiadora, no texto acima, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Q2797006 História

“Os comunistas não devem recear «aprender» com os especialistas burgueses, incluindo os comerciantes, os pequenos capitalistas sócios de cooperativas, os capitalistas. Aprender com eles duma forma diferente, mas no fundo do mesmo modo que aprendemos e nos instruímos com os especialistas militares. Os resultados do «ensino» deverão ser verificados apenas pela experiência prática: fazei-o melhor do que o faziam ao vosso lado os especialistas burgueses, sabei alcançar duma ou doutra forma o ascenso da agricultura, o ascenso da indústria, o desenvolvimento da circulação de mercadorias entre a agricultura e a indústria. Não regateeis o preço da «lição»: não devemos olhar ao preço, desde que a lição seja proveitosa.”


Sobre o Imposto em Espécie- O Significado da Nova Política e as Suas Condições - V. I. Lénine -21 de Abril de 1921


A Nova Política Econômica implantada por Lênin após a Revolução Russa e suas características, foram, EXCETO:

Alternativas
Q2797003 História

“Ao mesmo tempo, o fascismo combate o “socialismo marxista”, porque este é fundado na luta de classes e conduz à divisão e enfraquecimento do corpo social; não crê no esquema marxista do caráter irreversível da história. Censura também a liberdade econômica, o laissez-faire, que permite aos fortes esmagar os fracos, em detrimento da coletividade e, muitas vezes, esconde o domínio de um povo pobre por outro mais rico. Às internacionais comunista e capitalista, o fascismo procura contrapor o seu “socialismo nacional”


MICHEL, Henri. Os fascismos. In: MARQUES, Adhemar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo.

História contemporânea através de textos. São Paulo: Contexto, 2003.


Sobre os regimes fascistas da Europa no período entre guerras é correto afirmar que:

Alternativas
Q2766773 História

Considere a frase abaixo.


Marx e Engels afirmam: a história é um processo dinâmico, dialético, no qual cada realidade social traz dentro de si o princípio de sua própria contradição, o que gera a transformação constante na história. (BORGES, Deize S., 1982, p. 36)


Considerando as ideias de Marx e Engels, expressas no texto, a disciplina História deve

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: A
5: C