Questões de Concurso Sobre medievalidade europeia em história

Foram encontradas 493 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q3008357 História
“Houve espíritos práticos – cruéis – que não viram as pobres gentes a não ser como instrumentos maléficos de um desígnio destruidor da ordem construída”
Fonte: ROMERO, José Luís. Crise e ordem no mundo feudoburguês. São Paulo: Editora Palíndromo, 2005, p. 123.
Entre os primórdios do século XIV e as primeiras décadas do século XV, as tensões da vida social na Europa ficaram explícitas. Os camponeses se revoltaram contra a miséria a que estavam submetidos, explodiram conflitos entre os príncipes e as cidades, a Igreja Católica passou a ser questionada pelo apoio à ordem. Esse contexto evidenciava:
Alternativas
Q3008356 História
Uma das formas de organização cultural anterior à modernidade europeia era a rede de proteção envolvendo o cavaleiro. Quando esse estava em perigo, apelava aos amigos carnais. Essa rede de proteção remete:
Alternativas
Q2932114 História

Segundo o bispo Adalberon de Laon, o “domínio da fé é uno, mas há um triplo estatuto na Ordem”.


(FRANCO Júnior, Hilário. A Idade Média. Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006. p. 89)
A imagem da sociedade medieval para esse membro da Igreja era de que, na casa de Deus,

Alternativas
Q2915957 História

O historiador francês especializado na Idade Média Jacques Le Goff, foi um dos idealizadores da corrente conhecida como "Nova História", Le Goff dedicou boa parte de sua carreira à antropologia medieval, disciplina que enriqueceu ao abordar todos os aspectos da vida em sociedade. A partir dos anos 70 foi um dos pais do movimento “Nova História”, com uma reflexão sobre a profissão do historiador, em ensaios como “Faire de l'histoire” (1986, Fazer História, com Pierre Nora) ou “Histoire et mémoire” (História e memória, 1988).


(Adap. http://www.estadao.com.br/noticias/arte‐e‐lazer,

historiador‐jacques‐le‐goff‐morre‐aos‐90‐anos,1147726,0.htm )


Sobre a contribuição de Jacques Le Goff para a historiografia, conhecida como Nova História, analise as afirmativas a seguir.


I. Seus estudos sobre o período medieval mostraram a importância do nível estrutural de análise, investigado por Le Goff a partir da relação do homem com o meio, que o historiador denominou geohistória.

II. A nova história se caracterizou pela retomada do valor da análise econômica de base marxista, representada, no trabalho de Le Goff, por seus estudos sobre ciclos econômicos de curta e longa duração, com forte metodologia estatística.

III. A história do imaginário medieval foi uma das frentes de trabalho de Le Goff, que estava atento às estruturas mentais, aos hábitos de pensamento e aos aparatos intelectuais, buscando detectar, por exemplo, mudanças nas representações da vida depois da morte.


Assinale:

Alternativas
Q2915792 História

O feudalismo foi um fenômeno histórico que teve sua origem relacionada à ruralização da sociedade. Na época moderna, no contexto da Europa Ocidental, verificou-se uma revolução social, na qual o feudalismo dá lugar ao capitalismo.


Foram causas da desagregação da ordem econômica feudal, EXCETO:

Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: C
5: C