Questões de Concurso Comentadas sobre mercantilismo, colonialismo e a ocupação portuguesa no brasil em história

Foram encontradas 146 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2350019 História

Observe a imagem a seguir. 



Imagem associada para resolução da questão



A imagem faz uma referência à conquista da América e traz um elemento religioso, que mostra a relação entre os conquistadores europeus e os elementos da fé cristã. Esse elemento é representado pela

Alternativas
Q2345022 História

Observe a charge a seguir: 



Imagem associada para resolução da questão




Assinale a alternativa que melhor comtemple o contexto histórico abordado pela charge: 

Alternativas
Q2335298 História

Observe a imagem de um importante missionário jesuíta na América portuguesa: 



Imagem associada para resolução da questão


O Jesuíta Antonio Vieira na América portuguesa.

(Extraído em 25/09/2023: https://saci.org.br/padre-antonio-vieira-literatura/ )



Sobre a participação da Igreja Católica no processo colonizador português, com destaque para a poderosa Companhia de Jesus, é possível aferir que, para algumas das inúmeras nações indígenas que originalmente habitavam o território brasileiro, a ação dos missionários jesuítas resultou, via de regra:

Alternativas
Q2334116 História

Julgue o item a seguir. 


Os jesuítas fizeram sua primeira chegada ao continente sul-americano em 1549, estabelecendo-se nas cidades de Rio de Janeiro e Arraial do Cabo, no Brasil. Entretanto, os membros da Companhia de Jesus foram expulsos das colônias portuguesas em 1759, o que significa que eles tiveram uma participação ativa de aproximadamente dois séculos na Iberoamérica.

Alternativas
Q2316786 História

Julgue o item a seguir.


Com o intuito de perpetuar a presença da empresa agrícola nas terras brasileiras, a Coroa portuguesa concebeu um plano arquitetônico para a gestão, fundamentado no ruralismo, na agricultura e no uso da mão de obra escrava, o qual perdurou por quase quatro séculos. Esse plano arquitetônico para a administração de uma fazenda canavieira era composto por três elementos fundamentais: a casa-grande, que servia como a residência oficial do senhor de engenho e representava seu poder e autoridade, sendo o local onde ele morava com sua família e agregados; a senzala, uma extensão da casa-grande, destinada à habitação coletiva dos escravos; e a capela, utilizada para os serviços religiosos e a propagação da religião católica.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: E
5: C