Questões de Concurso

Foram encontradas 326 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2439416 História
A respeito da ocupação humana e dos primeiros habitantes do continente americano, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2432370 História

A ideia de uma América hispânica emancipada da Metrópole e, em alguns casos, unida em forma de uma só República ou de uma Confederação de Nações foi algo presente no imaginário da época. Nesse sentido, associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona personagens dos movimentos de independência da América hispânica com seus ideais:


Primeira coluna: personagem

1.Francisco de Miranda

2.José de San Martín,

3.Simón Bolívar


Segunda coluna: ideais

(__)Posicionamento democrático e liberal e grande defensor da unidade continental latino-americana, que deveria se chamar "Colômbia".

(__)Idealizador de um projeto de unidade latino-americana, mas consciente das dificuldades, propôs uma confederação de nações livres.

(__)Apesar da sua participação na luta pela independência, suas posições políticas eram moderadas, pois defendia uma monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Alternativas
Q2432356 História

A Assembleia Geral da ONU, em 1960, adotou a Declaração sobre a Descolonização, em que diz:

Convencida de que todos os povos têm o direito inalienável à liberdade absoluta, ao exercício de sua soberania e à integridade de seu território nacional, proclama solenemente a necessidade de pôr fim rápido e incondicional ao colonialismo em todas as suas formas e manifestações;

Declara que:

1. A sujeição dos povos a uma subjugação, dominação e exploração constitui uma negação dos direitos humanos fundamentais, é contrária à Carta das Nações Unidas e compromete a causa da paz e da cooperação mundial;

2. Todos os povos têm o direito de livre determinação; em virtude desse direito, determinam livremente sua condição política e perseguem livremente seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Apesar dos esforços da ONU, o processo de independência de Angola foi complexo e tardio. A respeito dessa realidade, analise as afirmações a seguir:

I-A estrutura do governo salazarista de Portugal dificultou a adoção de um sistema gradualista por não estar disposto a ceder à negociação com os movimentos pró-independência.

II-Apesar da intensificação dos nacionalismos africanos, Angola esteve à parte desses movimentos até a queda do salazarismo.

III-A existência de movimentos independentistas distintos ideologicamente dificultou a formação de uma frente unida contra o colonialismo português.

É correto o que se afirma em:

Alternativas
Q2431182 História

Os movimentos das Cruzadas começaram a ocorrer em 1095, estendendo-se até 1270. Sobre esses movimentos, analise as assertivas abaixo:


I. Foram expedições militares organizadas pelas potências cristãs europeias.

II. Foram expedições dos cristãos católicos, sem envolvimento político, com o objetivo de chegar à terra santa.

III. O Papa Urbano II, no concílio de 1095, pediu que a ação não fosse realizada, pois ele era a favor do diálogo religioso.

IV. Na oitava cruzada, Luiz IX foi preso pelos mulçumanos e só foi liberado depois que pagaram o seu resgate.


Quais estão corretas?

Alternativas
Q2425209 História

O encontro entre o Velho e o Novo Mundo, que a descoberta de Colombo tornou possível, é de um tipo muito particular: é uma guerra, ou melhor, como se dizia então, a conquista. Um mistério continua ligado à conquista; trata-se do resultado do combate. Por que esta vitória fulgurante, se os habitantes da América são tão superiores em número a seus adversários, e lutam em seu próprio solo? Se nos limitarmos à conquista do México, a mais espetacular, já que a civilização mexicana é a mais brilhante do mundo pré-colombiano: como explicar que Cortez, liderando algumas centenas de homens, tenha conseguido tomar o reino de Montezuma, que dispunha de várias centenas de milhares de guerreiros? Ao ler a história do México não podemos evitar a pergunta: por que os índios não resistem mais? Será que não se dão conta das ambições colonizadoras de Cortez? Entre os motivos e estratégias que possibilitaram a dominação espanhola sobre os astecas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: A
4: B
5: A