Questões de Concurso Comentadas sobre história para adm&tec

Foram encontradas 179 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2425796 História

Analise as informações a seguir:


I. As cruzadas representaram uma mudança no imaginário ocidental sobre o mundo islâmico. Assim como acontecia no século XIV, no Romance de Melusina eram muitas as regiões em conflito, sendo sempre os muçulmanos responsáveis pela pacificação.

II. Quando se referiu ao estabelecimento dos Lusignan e Chipre, Jean d’Arras usou como referência as relações entre os cristãos e os muçulmanos, especificamente os turcos otomanos, no final do século XIV, tratando-os como povos civilizados e próximos dos ocidentais.

III. Jerusalém já não era o principal foco, e no Romance de Melusina Famagusta, importante cidade portuária de Chipre, que toma seu lugar. De acordo com Jean d’Arras, é a presença dos infiéis naquela cidade e não em Jerusalém, que leva os Lusignan ao Oriente. Os infiéis, no caso, eram os cristãos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425794 História

Analise as informações a seguir:


I. Nos idos de 23 de 1993, o conflito do Oriente Médio parecia se encaminhar para um final pacífico, quando os delegados palestinos e israelenses anunciaram em Oslo a formalização de um entendimento histórico entre Yasser Arafat e Yitzhak Rabin, provavelmente os dois líderes mais importantes de autoridade palestina e o Estado de Israel. As simbólicas três cartas trocadas entre os dois líderes reconheciam a legitimidade dos pleitos dos dois povos, comprometendo-se a negociar todas as questões espinhosas em um intervalo de cinco anos. Um mês após o anúncio do entendimento em Oslo, Arafat e Rabin celebraram nos jardins da Casa Branca o documento formal, os Acordos de Oslo, com a presença de Bill Clinton e vários chefes de estados árabes e europeus.

II. De uma forma geral, os Acordos previam o fim do conflito armado; retiradas israelenses de extensas partes dos territórios ocupados de Gaza e Cisjordânia; formação de um protestado palestino (Autoridade Nacional Palestina) com poderes administrativos e diplomáticos; cooperação nas áreas de segurança, infraestrutura e economia; e o início de negociações sobre um tratado de paz no transcorrer máximo de cinco anos. Apesar de seus limitados objetivos, os Acordos de Oslo de 1993 representavam revisões profundas nas doutrinas políticas e estratégicas dos dois atores, a saber, a ideia de extinção de Israel, propagada no início da fundação do Estado Judaico pelas forças palestinas, e o fim das ocupações em territórios palestinos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425793 História

Analise as informações a seguir:


I. A principal característica da constituição do ano III, um de seus elementos mais casuísticos, foi o “decreto dos dois terços”, cujo objetivo era garantir que os monarquistas (instigados pelo autoproclamado Luís XVIII) tivessem a maioria na assembleia: nas primeiras eleições, dois terços dos futuros deputados deveriam ser escolhidos entre os convencionais, cujos mandatos estavam para expirar.

II. Mesmo com a queda dos jacobinos, permanecia, assim, “a lógica da salvação pública, segundo a qual a Revolução deveria ser defendida, inclusive ao custo da transgressão de seus princípios”. Dessa forma, dois importantes líderes, os antigos apoiadores do governo jacobino Tallien e Billayd-Varenne, falavam abertamente em manter o terror contra os traidores.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425791 História

Analise as informações a seguir:

.

I. A existência da cooperação criou as condições para a manufatura e para o desenvolvimento de mercados com níveis incipientes de integração, especialmente a partir da metade do século XVI até o último terço do século XVIII. A mercadoria deixava assim de ser um produto individual de um trabalhador independente e passava a ser um produto social.

II. A manufatura é a expressão mesma da divisão da atividade do artesão em diversas parcelas, na qual cada trabalhador tem uma função, embora ela permanecesse manual, ou seja, ela dependesse das habilidades físicas das pessoas e a maneira como o trabalho se torna um aspecto a ser vendido, como mercadoria.

.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2425790 História

Analise as informações a seguir:


I. Analisando a formação dos Estados Nacionais, a partir da segunda metade do século XV, a ideia do Sacro Império, da República cristã hierarquizada, dirigida duplamente pelo Papa e pelo Imperador, ganhou força e solapou a concepção de um conjunto de Estados soberanos, diferentes em direito, com costumes e ideais dissonantes.

II. Os Estados, tendo como foco a sua formação inicial, guerreavam entre si para terem a proeminência da bênção papal e a autoridade legitimada pela soberania da Igreja. A formação de ligas e coligações tornava-se um entrave para que uma concepção de Estado se desenvolvesse.

III. As alianças entre reinos e ligas representava um avanço para a hierarquização do poder da Igreja e uma ameaça à autonomia e à existência de seus vizinhos. Essas lutas indicavam a necessidade de um poder forte e centralizado


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: C
4: A
5: A