Questões de Concurso

Foram encontradas 466 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2447642 Filosofia

Julgue o item a seguir.


A moralidade é uma entidade universal e invariável, até mesmo no serviço público, que transcende as diferenças culturais e contextos sociais, impondo um conjunto absoluto de regras morais que são aplicáveis de forma uniforme em todas as culturas e sociedades.

Alternativas
Q2447640 Filosofia

Julgue o item a seguir.


A ética, enquanto um construto filosófico, é uma entidade estática e definitiva, desprovida de complexidades ou nuances, que não requer qualquer forma de revisão ou análise contínua para se adequar aos desafios éticos emergentes na sociedade moderna. 

Alternativas
Q2403458 Filosofia

Eis por que considerarei de novo o que acreditava ser, antes de me empenhar nestes últimos pensamentos; e de minhas antigas opiniões suprimirei tudo o que pode ser combatido pelas razões que aleguei há pouco, de sorte que permaneça apenas precisamente o que é de todo indubitável. O que, pois, acreditava eu ser até aqui? Sem dificuldade, pensei que era um homem. Mas que é um homem?

-

DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

-

Esse excerto decorre de um processo investigativo que visa a encontrar o que promoveria a certeza acerca do ser do sujeito. Por isso, na Segunda Meditação, Descartes afirma que, apesar de se ter certeza de que se é, ainda é necessário investigar o que se é, uma vez que essa determinação impedirá que o sujeito se tome imprudentemente como sendo outra coisa. De acordo com o pensamento de Descartes, assinale a alternativa em que a indagação “Que é o homem?” é respondida corretamente.

Alternativas
Q2403448 Filosofia

[...] nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que nossa própria faculdade de conhecimento [...] fornece de si mesma. [...] Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experiência.

-

COMTE. Curso de filosofia positiva. 1a lição, II.

São Paulo: Abril Cultural, 1978, com adaptações.

-

Com base no excerto e no pensamento de Kant, assinale a alternativa que indica a perspectiva mediante a qual o filósofo investiga o problema do conhecimento.

Alternativas
Q2403443 Filosofia

[...] necessitamos de uma crítica dos valores morais, o próprio valor desses valores deverá ser colocado em questão — para isto, é necessário um conhecimento das condições e circunstâncias nas quais nasceram, sob as quais se desenvolveram e se modificaram [...]; até hoje não houve dúvida ou hesitação em atribuir ao “bom” valor mais elevado que ao “mau”, mais elevado no sentido da promoção, utilidade, influência fecunda para o homem (não esquecendo o futuro do homem).

-

NIETZSCHE, Friedrich. Genealogia da moral: uma polêmica.

Tradução e notas de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das

Letras, 1998, p. 12-13, com adaptações.

-

Esse excerto é uma referência ao projeto genealógico idealizado por Nietzsche no decorrer de seu pensamento. Considerando a referida obra, é correto afirmar que o projeto genealógico caracteriza-se por uma

Alternativas
Respostas
1: E
2: E
3: C
4: E
5: B