Questões de Concurso
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1. A fonte prioritária do pensamento são as impressões dos sentidos.
2. A razão possui em si o conhecimento de forma inata.
3. Utiliza o método dedutivo.
4. Nega a legitimidade absoluta do princípio de causalidade.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Julgue o item a seguir.
A moralidade é uma entidade universal e invariável, até
mesmo no serviço público, que transcende as diferenças
culturais e contextos sociais, impondo um conjunto
absoluto de regras morais que são aplicáveis de forma
uniforme em todas as culturas e sociedades.
Julgue o item a seguir.
A ética, enquanto um construto filosófico, é uma entidade
estática e definitiva, desprovida de complexidades ou
nuances, que não requer qualquer forma de revisão ou
análise contínua para se adequar aos desafios éticos
emergentes na sociedade moderna.
Eis por que considerarei de novo o que acreditava ser, antes de me empenhar nestes últimos pensamentos; e de minhas antigas opiniões suprimirei tudo o que pode ser combatido pelas razões que aleguei há pouco, de sorte que permaneça apenas precisamente o que é de todo indubitável. O que, pois, acreditava eu ser até aqui? Sem dificuldade, pensei que era um homem. Mas que é um homem?
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DESCARTES, R. Meditações. São Paulo: Abril Cultural, 1973.
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Esse excerto decorre de um processo investigativo que visa a encontrar o que promoveria a certeza acerca do ser do sujeito. Por isso, na Segunda Meditação, Descartes afirma que, apesar de se ter certeza de que se é, ainda é necessário investigar o que se é, uma vez que essa determinação impedirá que o sujeito se tome imprudentemente como sendo outra coisa. De acordo com o pensamento de Descartes, assinale a alternativa em que a indagação “Que é o homem?” é respondida corretamente.
[...] nenhum conhecimento em nós precede a experiência, e todo o conhecimento começa com ela. Mas, embora todo o nosso conhecimento comece com a experiência, nem por isso todo ele se origina justamente da experiência. Pois poderia bem acontecer que mesmo o nosso conhecimento de experiência seja um composto daquilo que recebemos por impressões e daquilo que nossa própria faculdade de conhecimento [...] fornece de si mesma. [...] Tais conhecimentos denominam-se a priori e distinguem-se dos empíricos, que possuem suas fontes a posteriori, ou seja, na experiência.
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COMTE. Curso de filosofia positiva. 1a lição, II.
São Paulo: Abril Cultural, 1978, com adaptações.
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Com base no excerto e no pensamento de Kant, assinale a alternativa que indica a perspectiva mediante a qual o filósofo investiga o problema do conhecimento.