Questões de Concurso

Foram encontradas 549 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2395366 Técnicas em Laboratório
Em meados de 1665, Robert Hooke desenvolveu um microscópio óptico que tornou possível observar uma amostra de cortiça e publicou seu livro intitulado Micrographia. Utilizando seu microscópio, Hooke o aperfeiçoou e construiu um aparelho com duas lentes ajustadas nas extremidades de um tubo de metal. Por possuir duas lentes, a ocular e a objetiva, ficou conhecido como microscópio composto. A técnica de microscopia óptica baseia-se na possibilidade de ampliação de imagens através da luz, que, após incidir sobre a amostra, passa por um conjunto de lentes objetivas e oculares. Portanto, com relação a microscopia óptica, a utilização de uma objetiva de imersão e da ocular de 10x leva a um aumento de
Alternativas
Q2391649 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Em geral, os hospitais disponibilizam etiquetas pré-impressas com os dados de identificação necessários do paciente. Mesmo assim, o flebotomista deve verificar a identificação no bracelete ou a identificação postada na entrada do quarto, quando disponível. O número do leito também pode ser utilizado como critério de identificação.

Alternativas
Q2391603 Técnicas em Laboratório

Julgue o item a seguir.


Atualmente, as maiores causas de erros laboratoriais são referentes à etapa pré-analítica, sendo a hemólise a mais prevalente. As amostras devem ficar em contato direto com gelo para evitar hemólise. A intensidade dessa cor é proporcional ao grau de hemólise ocorrido. Entretanto, existem níveis baixos de hemólise, invisíveis a olho nu, mas suficientes para causar interferências em exames laboratoriais.

Alternativas
Q2378789 Técnicas em Laboratório
A análise da urina é um dos métodos mais comuns de diagnóstico médico. Já no tempo de Galeno (século II d.C) se praticava a uroscopia, que consistia na prática de se examinar a urina de um paciente em busca de sinais diagnósticos. A urina é um material de coleta simples, não invasiva e indolor, e seu exame fornece importantes informações tanto do sistema urinário como do metabolismo e de outras partes do corpo.

Em relação ao exame de urina rotina (EAS), assinale a alternativa incorreta
Alternativas
Q2357009 Técnicas em Laboratório
A coleta a vácuo é uma recomendação internacional do Clinical & Laboratory Standards Institute (CLSI), adotada em todo o mundo. Esse sistema de coleta é composto por um dispositivo que permite a aspiração do sangue diretamente da veia através do vácuo, que se conecta diretamente ao tubo de análise. Essa modalidade de coleta foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, a pedido da Cruz Vermelha Americana, e passou por diversos aprimoramentos até chegar aos dias de hoje.

Com relação à técnica de coleta à vácuo, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O sistema de extração a vácuo é um sistema aberto porque permite a obtenção de múltiplas amostras com uma única punção venal, dessa forma, reduzindo o risco de exposição direta ao sangue.

(   ) São utilizados tubos contendo diferentes aditivos, codificados pela cor da tampa, que são recomendados para diferentes tipos de análise. A ordem de coleta dos tubos de sangue é determinada pelo próprio laboratório, que utiliza seus próprios critérios para realizar a coleta de sangue.

(   ) Os tubos devem ser usados na ordem correta para a coleta de sangue, para evitar contaminação cruzada dos aditivos entre eles. Após a coleta de um frasco para hemocultura, a sequência de coleta correta usando tubos de plástico é: tubo azul (citrato), tubo vermelho (sem anticoagulante), tubo verde (heparina), tubo roxo (EDTA), tubo cinza (fluoreto).

(   ) A quantidade de aditivo nos tubos é proporcional ao volume de sangue a ser coletado, devido ao vácuo calibrado nesse sistema. Dessa forma, é obtido um volume de amostra necessário ao exame, garantindo sua qualidade.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: E
4: C
5: C