O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
OFERTAS COM ATÉ  45% OFF

Os maiores descontos do ano chegaram! Aproveite a Black Friday e assine pagando menos! 🧡

Questões de Concurso

Foram encontradas 392 questões

Q1817639 Estatística
    Uma amostra aleatória simples de tamanho igual a 4 foi retirada de uma população exponencial cuja função de densidade de probabilidade é dada por

f(x) = A e-Ax,

para ≥ 0, em que A > 0 é o parâmetro desconhecido. 

0,5  1,0  0,8  9,7
Com base nos valores mostrados no quadro anterior, que constituem uma realização dessa amostra aleatória simples, julgue o item a seguir.
Pelo critério da máxima verossimilhança, a estimativa do parâmetro A é igual a 3.
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Estatístico |
Q1803466 Estatística
A UFPA resolveu fazer uma pesquisa de satisfação para avaliar a proporção de alunos com tendência a abandonar ou mudar de curso, e para isso selecionou-se uma amostra aleatória de 900 indivíduos. O resultado dessa amostra revelou que o número de alunos com tendência a abandonar ou mudar de curso era de 25%. O intervalo otimista de 95% de confiança para a proporção é, aproximadamente,
Alternativas
Ano: 2019 Banca: CEPS-UFPA Órgão: UFPA Prova: CEPS-UFPA - 2019 - UFPA - Estatístico |
Q1803464 Estatística
Em problemas estatísticos de testes de hipóteses, é correto afirmar que o(a)
Alternativas
Q1751703 Estatística
    Um estudo objetivou avaliar a evolução do número mensal Y de milhares de ocorrências de certo tipo de crime em determinado ano. Com base no método dos mínimos quadrados ordinários, esse estudo apresentou um modelo de regressão linear simples da forma  

 = 5 - 0,1 x T

em que  representa a reta ajustada em função da variável regressora T, tal que 1 ≤ T ≤ 12. 

Os erros padrão das estimativas dos coeficientes desse modelo, as razões t e seus respectivos p-valores encontram-se na tabela a seguir. 



Os desvios padrão amostrais das variáveis Y e T foram, respectivamente, 1 e 3,6.  

Com base nessas informações, julgue o item a seguir. 


Considere que a denote o coeficiente angular do modelo de regressão linear simples e considere, ainda, que o teste de hipóteses H0 : a = 0 versus H1 : a ≠ 0. Nessa situação, com referência a esse teste, caso o nível de significância escolhido seja igual a 5%, os resultados do estudo em questão indicarão que não há evidências estatísticas contra a hipótese nula H0 : a = 0 . 

Alternativas
Q1739997 Estatística
Como parte de um estudo para verificar se mulheres e homens seguem as orientações dadas pelos nutricionistas, um grupo com 60 mulheres e outro grupo com 60 homens foram instruídos a seguir uma dieta para perda de peso. Após um mês, foi constatado que 12 mulheres e 18 homens não seguiram as orientações dos nutricionistas.
Para avaliar a hipótese nula de que não houve diferença na proporção de pessoas que seguem as orientações entre os dois grupos, foi realizado um teste Z de hipótese bilateral para diferença de proporções ao nível de significância de 5%. Os resultados estão apresentados a seguir.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nos resultados apresentados, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: B
4: C
5: D