Questões de Concurso
Foram encontradas 133 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
Acerca de projeto e execução de estradas, julgue o item a seguir.
Por questões de qualidade técnica, as compensações de corte
e aterro na execução de projetos de terraplenagem só deverão
ser adotadas quando houver dificuldades de obtenção de
materiais oriundos de jazidas.
Acerca de conceitos relacionados a controle de materiais, julgue o item que se segue.
O agregado britado usado em concretos e misturas asfálticas é chamado de rachão.
1. BRT
2. BRS
3. VLT
( ) Caracteriza-se pelo deslocamento de ônibus (articulado ou biarticulado) no centro de vias segregadas, servidas por estações próprias com embarque e desembarque em nível, bilhetagem eletrônica e informação online de sua operação aos usuários.
( ) Sistema de média capacidade de transporte de passageiros sobre trilhos, entre 10 e 40 mil por hora, operado em carros tracionados por energia elétrica, forma mais adequada do ponto de vista ambiental, ou diesel, opção de menor custo.
( ) Caracteriza-se pelo uso de faixas exclusivas para o trânsito de ônibus, promovendo a redução do tempo de viagem, do consumo de combustíveis e da emissão de poluentes.
Assinale a opção que indica a sequência correta, na ordem apresentada.
Nos anos 1990, após longo período sem uma atuação federal que fosse mais sistemática no tratamento do transporte urbano, o cenário que se construía da mobilidade nas cidades brasileiras se tornava cada vez mais preocupante. Durante esses anos, observaram-se forte crescimento do transporte individual e do transporte coletivo informal, queda da demanda pelos serviços de ônibus urbanos, sobrecarga do sistema viário das cidades e suas diversas consequências em termos de aumento dos congestionamentos e deterioração dos serviços de transporte coletivo. Nos anos 2000, estabelece-se um marco legal que avançaria na criação de novos instrumentos de gestão urbana e que institui a obrigatoriedade de um plano de transporte urbano integrado para as cidades com mais de 500 mil habitantes.
VASCONCELLOS, E; CARVALHO, C.; PEREIRA, R. Transporte e mobilidade urbana. Brasília, DF: Ipea/Cepal, 2011, p. 50. (Textos para Discussão, n. 34). Adaptado.
O marco legal que instituiu o mencionado plano de transporte urbano integrado é o: