Questões de Concurso Comentadas por alunos sobre práticas e mediações educacionais em artes em educação artística

Foram encontradas 72 questões

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q2338058 Educação Artística
Os PCNs elencam alguns “Critérios de avaliação em Teatro”. Julgue as assertivas abaixo, atribuindo PV para uma assertiva que corresponda a um critério pertencente e verdadeiro, NP para uma assertiva não pertencente, e PF para uma assertiva que pertence ao critério, porém apresenta o sentido falso em relação ao previsto no documento. Preencha os parênteses com as siglas atribuídas para cada assertiva:

Assertiva 1 – Saber improvisar e atuar nas situações de jogos, explorando as capacidades do corpo e da voz. ( )

Assertiva 2 – Estar capacitado para criar cenas escritas ou encenadas, reconhecendo e organizando os recursos para a sua estruturação. ( )

Assertiva 3 – Estar capacitado a emitir opiniões sobre a atividade teatral, com clareza e critérios fundamentados, sem discriminação estética, artística, étnica ou de gênero. ( )

Assertiva 4 – Identificar momentos importantes da história do teatro, da dramaturgia local, nacional ou internacional, refletindo e relacionando os aspectos estéticos e cênicos. ( )

Preenchem CORRETAMENTE os parênteses, respectivamente, para as assertivas 1, 2, 3 e 4:
Alternativas
Q2337460 Educação Artística

Respondendo às críticas sobre o suposto status subalterno dos games em relação às demais artes visuais, o roteirista e escritor Nic Kelman, em “Yes, But is it a Game?” (2006), apresenta um manifesto que reivindica uma nova categoria estética que abarque o desenvolvimento e a apreciação de jogos eletrônicos, para além da mecânica consumista do entretenimento. Para os defensores da Game Art, seus projetos fundamentam-se em três grandes questões: a subversão crítica dos usos, sentidos e objetivos de games conhecidos; o ato de jogar (play) e a interatividade composta por várias etapas (fases).


Adaptado de https://enciclopedia.itaucultural.org.br/



Com base no texto, a respeito das características da Game Art, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 



(   ) As imagens criadas a partir das novas tecnologias substituem linguagens como a pintura, a escultura e a gravura, por apresentarem maior expressividade e interatividade.


(   ) As tecnologias utilizadas nessa linguagem artística não foram projetadas para fins artísticos e criativos, por isso sua finalidade não é a expressão estética, mas o entretenimento individual. 


(   ) A linguagem dos jogos eletrônicos permite ao artista desenvolver uma poética interativa e de compartilhamento de espaços virtuais, marcada pela reflexão onde o lúdico simula situações ou testa a ruptura e a desconstrução de modelos.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,  

Alternativas
Q2337459 Educação Artística
Para refletir sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, um docente de arte propõe uma investigação sobre o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão, e abre a aula com a narrativa dos enredos mais comuns encenados nessas festividades, a história do casal de escravos Mãe Catarina e Pai Francisco. A pedido da companheira, o escravo mata o boi preferido de um fazendeiro. Depois de uma série de episódios, um pajé consegue ressuscitar o boi.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente reflexões pertinentes dos alunos sobre a relação entre arte, cultura e patrimônio, à exceção de uma. Assinale-a. 
Alternativas
Q2334306 Educação Artística

Julgue o item que se segue.


O artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases estabelece que os currículos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos. Sobre o ensino da arte, determina especialmente em suas expressões regionais, que a disciplina constituirá componente curricular obrigatório da Educação Básica para o Ensino Médio e facultativo para o Ensino Fundamental e Educação Infantil.

Alternativas
Q2330061 Educação Artística
Ao desenvolver oficinas de jogos teatrais, o professor de Arte objetiva:
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: E
5: B