Questões de Concurso
Foram encontradas 1.292 questões
Resolva questões gratuitamente!
Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!
ALVARENGA, Felipe Queiroz. Parasitoses intestinais. Parasitologia Clínica. Montes Claros (MG). 2023.
Considerando as formas parasitárias encontradas em amostras fecais de pacientes hipotéticos, a forma de contágio e a prevenção das parasitoses identificadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – A presença de ovos de Enterobius vermicularis na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência da doença oxiurose no paciente. O contágio da enterobiose ocorre por contaminação fecal-oral, acometendo crianças, principalmente em condições de vulnerabilidade econômica, social e sanitária.
PORQUE
II – A presença de cistos de Entamoeba coli e ovos de Ascaris lumbricoides na amostra fecal é uma evidência inequívoca da ocorrência das doenças amebíase e ascaridíase no paciente. O contágio de ambas as doenças ocorre por contaminação fecal-oral, ocorrendo comumente em ambientes com pouco saneamento básico.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
São testes imunológicos positivos tidos como critérios para o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Sistêmico:
O nível sanguíneo de etanol depende basicamente da dose ingerida, da velocidade de absorção no trato digestivo e da capacidade do organismo de eliminá-lo por meio dos processos de biotransformação e excreção. Desta forma, sobre os aspectos toxicológicos do uso de etanol, julgue os itens abaixo:
I- O etanol é rapidamente absorvido através do estômago e do intestino delgado, principalmente, por transporte ativo.
II- Por suas propriedades hidrofóbicas, o etanol distribui-se eficientemente por todos os tecidos e líquidos corporais de forma proporcional.
III- Normalmente, cerca de 2% do álcool ingerido é excretado inalterado, principalmente através dos rins e pulmões, e, em circunstâncias especiais, tais como o consumo em altas doses, esse valor pode elevar-se até para 10%.
IV- Todo resultado superior a 0,6 g etanol/Litro de sangue estará infringindo o Código Nacional de Trânsito, uma vez que a concentração de etanol em sangue total apresenta uma boa correlação com os sinais e sintomas clínicos e, portanto, é utilizada na interpretação do caso em questão, uma vez que o álcool promove efeitos sobre a coordenação motora e os reflexos e pode comprometer a capacidade de dirigir veículos.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Na análise hematológica para o diagnóstico de anemia falciforme, é utilizado um reagente junto com uma gota de sangue para ajudar na desoxigenação da hemoglobina na hemácia, que forma um coloide e, com isso, a hemácia apresenta a forma de foice quando os pacientes estão com essa doença. Qual reagente é esse?